Corrosão em armaduras de espera enterradas com 60 anos - estudo de caso das fundações da ala zero do ITA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
Texto Completo: | http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1566 |
Resumo: | A corrosão das armaduras de espera na condição enterrada é um dos fatores de redução da vida útil do concreto armado devido à interação com diversos parâmetros dos materiais, solos e condições ambientais adversas. No presente trabalho buscou-se analisar o estado e evolução da corrosão em armaduras de espera em contato com o solo, presentes em blocos de fundações com idade média de 60 anos. A área de estudo está localizada dentro do complexo do CTA - Centro Tecnológico de Aeronáutica, em São José dos Campos - SP - Brasil, próximos aos edifícios da Reitoria, Aeronáutica e Mecânica, onde havia uma estrutura em concreto armado com a finalidade de servir de fundações para a construção do futuro Prédio da Ala Zero do ITA, concentrando as salas administrativas e salas de aula da Aeronáutica e Mecânica. Como material de análise dispôs-se de um conjunto de 42 blocos de fundações e 211 barras de espera com idade média de 60 anos, cuja eficiência do sistema concreto/aço encontrava-se bastante comprometida a fim de poder utilizá-la na continuidade das obras, no ano de 2008. Para tanto, como resultado das análises dos parâmetros de pH, acidez, sulfetos, óxidos de cálcio, magnésio e resistividade, observou-se que o solo não apresentava agressividade do meio aquoso ao sistema concreto/aço. Pela análise de reconstituição do traço de concreto retiradas das amostras de blocos de fundações e estacas, observou-se que a resistência característica do concreto apresentava-se em torno de 12 a 14 MPa, e por fim a análise das barras de espera apresentou uma velocidade de corrosão caracterizada como moderada a alta. As conclusões a respeito do assunto destacam-se sobre o processo de corrosão desencadeado nas barras de espera, uma vez que o solo não era caracterizado como agressivo. A aplicação do teste estatístico da ANOVA mostrou que as amostras estudadas eram equivalentes, independentes da situação de enclausuramento e em relação aos prédios existentes. Os resultados das velocidades de corrosão confirmaram a análise expedita do Comando da Aeronáutica, da impossibilidade da reutilização das fundações para o término da construção do Prédio da Ala Zero do ITA, uma vez que a estrutura encontrava-se com a vida útil comprometida. Por fim, algumas recomendações a respeito da atual normatização brasileira e do processo de dobras nas barras de espera adotado para enclausuramento das barras de espera são abordadas no presente trabalho, a fim de evitar a chamada corrosão por deformações excessivas das armaduras. |
id |
ITA_8ad8ac32ba6cfa5fccf32b173efcef33 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:1566 |
network_acronym_str |
ITA |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
spelling |
Corrosão em armaduras de espera enterradas com 60 anos - estudo de caso das fundações da ala zero do ITACorrosãoArmadurasFundaçõesEstruturas de concretoEstudo de casosEngenharia civilEngenharia de materiaisA corrosão das armaduras de espera na condição enterrada é um dos fatores de redução da vida útil do concreto armado devido à interação com diversos parâmetros dos materiais, solos e condições ambientais adversas. No presente trabalho buscou-se analisar o estado e evolução da corrosão em armaduras de espera em contato com o solo, presentes em blocos de fundações com idade média de 60 anos. A área de estudo está localizada dentro do complexo do CTA - Centro Tecnológico de Aeronáutica, em São José dos Campos - SP - Brasil, próximos aos edifícios da Reitoria, Aeronáutica e Mecânica, onde havia uma estrutura em concreto armado com a finalidade de servir de fundações para a construção do futuro Prédio da Ala Zero do ITA, concentrando as salas administrativas e salas de aula da Aeronáutica e Mecânica. Como material de análise dispôs-se de um conjunto de 42 blocos de fundações e 211 barras de espera com idade média de 60 anos, cuja eficiência do sistema concreto/aço encontrava-se bastante comprometida a fim de poder utilizá-la na continuidade das obras, no ano de 2008. Para tanto, como resultado das análises dos parâmetros de pH, acidez, sulfetos, óxidos de cálcio, magnésio e resistividade, observou-se que o solo não apresentava agressividade do meio aquoso ao sistema concreto/aço. Pela análise de reconstituição do traço de concreto retiradas das amostras de blocos de fundações e estacas, observou-se que a resistência característica do concreto apresentava-se em torno de 12 a 14 MPa, e por fim a análise das barras de espera apresentou uma velocidade de corrosão caracterizada como moderada a alta. As conclusões a respeito do assunto destacam-se sobre o processo de corrosão desencadeado nas barras de espera, uma vez que o solo não era caracterizado como agressivo. A aplicação do teste estatístico da ANOVA mostrou que as amostras estudadas eram equivalentes, independentes da situação de enclausuramento e em relação aos prédios existentes. Os resultados das velocidades de corrosão confirmaram a análise expedita do Comando da Aeronáutica, da impossibilidade da reutilização das fundações para o término da construção do Prédio da Ala Zero do ITA, uma vez que a estrutura encontrava-se com a vida útil comprometida. Por fim, algumas recomendações a respeito da atual normatização brasileira e do processo de dobras nas barras de espera adotado para enclausuramento das barras de espera são abordadas no presente trabalho, a fim de evitar a chamada corrosão por deformações excessivas das armaduras.Instituto Tecnológico de AeronáuticaMaryangela Geimba de LimaAnderson Rodrigo da Silva2011-03-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1566reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:02:43Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:1566http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:36:42.685Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue |
dc.title.none.fl_str_mv |
Corrosão em armaduras de espera enterradas com 60 anos - estudo de caso das fundações da ala zero do ITA |
title |
Corrosão em armaduras de espera enterradas com 60 anos - estudo de caso das fundações da ala zero do ITA |
spellingShingle |
Corrosão em armaduras de espera enterradas com 60 anos - estudo de caso das fundações da ala zero do ITA Anderson Rodrigo da Silva Corrosão Armaduras Fundações Estruturas de concreto Estudo de casos Engenharia civil Engenharia de materiais |
title_short |
Corrosão em armaduras de espera enterradas com 60 anos - estudo de caso das fundações da ala zero do ITA |
title_full |
Corrosão em armaduras de espera enterradas com 60 anos - estudo de caso das fundações da ala zero do ITA |
title_fullStr |
Corrosão em armaduras de espera enterradas com 60 anos - estudo de caso das fundações da ala zero do ITA |
title_full_unstemmed |
Corrosão em armaduras de espera enterradas com 60 anos - estudo de caso das fundações da ala zero do ITA |
title_sort |
Corrosão em armaduras de espera enterradas com 60 anos - estudo de caso das fundações da ala zero do ITA |
author |
Anderson Rodrigo da Silva |
author_facet |
Anderson Rodrigo da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Maryangela Geimba de Lima |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Anderson Rodrigo da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Corrosão Armaduras Fundações Estruturas de concreto Estudo de casos Engenharia civil Engenharia de materiais |
topic |
Corrosão Armaduras Fundações Estruturas de concreto Estudo de casos Engenharia civil Engenharia de materiais |
dc.description.none.fl_txt_mv |
A corrosão das armaduras de espera na condição enterrada é um dos fatores de redução da vida útil do concreto armado devido à interação com diversos parâmetros dos materiais, solos e condições ambientais adversas. No presente trabalho buscou-se analisar o estado e evolução da corrosão em armaduras de espera em contato com o solo, presentes em blocos de fundações com idade média de 60 anos. A área de estudo está localizada dentro do complexo do CTA - Centro Tecnológico de Aeronáutica, em São José dos Campos - SP - Brasil, próximos aos edifícios da Reitoria, Aeronáutica e Mecânica, onde havia uma estrutura em concreto armado com a finalidade de servir de fundações para a construção do futuro Prédio da Ala Zero do ITA, concentrando as salas administrativas e salas de aula da Aeronáutica e Mecânica. Como material de análise dispôs-se de um conjunto de 42 blocos de fundações e 211 barras de espera com idade média de 60 anos, cuja eficiência do sistema concreto/aço encontrava-se bastante comprometida a fim de poder utilizá-la na continuidade das obras, no ano de 2008. Para tanto, como resultado das análises dos parâmetros de pH, acidez, sulfetos, óxidos de cálcio, magnésio e resistividade, observou-se que o solo não apresentava agressividade do meio aquoso ao sistema concreto/aço. Pela análise de reconstituição do traço de concreto retiradas das amostras de blocos de fundações e estacas, observou-se que a resistência característica do concreto apresentava-se em torno de 12 a 14 MPa, e por fim a análise das barras de espera apresentou uma velocidade de corrosão caracterizada como moderada a alta. As conclusões a respeito do assunto destacam-se sobre o processo de corrosão desencadeado nas barras de espera, uma vez que o solo não era caracterizado como agressivo. A aplicação do teste estatístico da ANOVA mostrou que as amostras estudadas eram equivalentes, independentes da situação de enclausuramento e em relação aos prédios existentes. Os resultados das velocidades de corrosão confirmaram a análise expedita do Comando da Aeronáutica, da impossibilidade da reutilização das fundações para o término da construção do Prédio da Ala Zero do ITA, uma vez que a estrutura encontrava-se com a vida útil comprometida. Por fim, algumas recomendações a respeito da atual normatização brasileira e do processo de dobras nas barras de espera adotado para enclausuramento das barras de espera são abordadas no presente trabalho, a fim de evitar a chamada corrosão por deformações excessivas das armaduras. |
description |
A corrosão das armaduras de espera na condição enterrada é um dos fatores de redução da vida útil do concreto armado devido à interação com diversos parâmetros dos materiais, solos e condições ambientais adversas. No presente trabalho buscou-se analisar o estado e evolução da corrosão em armaduras de espera em contato com o solo, presentes em blocos de fundações com idade média de 60 anos. A área de estudo está localizada dentro do complexo do CTA - Centro Tecnológico de Aeronáutica, em São José dos Campos - SP - Brasil, próximos aos edifícios da Reitoria, Aeronáutica e Mecânica, onde havia uma estrutura em concreto armado com a finalidade de servir de fundações para a construção do futuro Prédio da Ala Zero do ITA, concentrando as salas administrativas e salas de aula da Aeronáutica e Mecânica. Como material de análise dispôs-se de um conjunto de 42 blocos de fundações e 211 barras de espera com idade média de 60 anos, cuja eficiência do sistema concreto/aço encontrava-se bastante comprometida a fim de poder utilizá-la na continuidade das obras, no ano de 2008. Para tanto, como resultado das análises dos parâmetros de pH, acidez, sulfetos, óxidos de cálcio, magnésio e resistividade, observou-se que o solo não apresentava agressividade do meio aquoso ao sistema concreto/aço. Pela análise de reconstituição do traço de concreto retiradas das amostras de blocos de fundações e estacas, observou-se que a resistência característica do concreto apresentava-se em torno de 12 a 14 MPa, e por fim a análise das barras de espera apresentou uma velocidade de corrosão caracterizada como moderada a alta. As conclusões a respeito do assunto destacam-se sobre o processo de corrosão desencadeado nas barras de espera, uma vez que o solo não era caracterizado como agressivo. A aplicação do teste estatístico da ANOVA mostrou que as amostras estudadas eram equivalentes, independentes da situação de enclausuramento e em relação aos prédios existentes. Os resultados das velocidades de corrosão confirmaram a análise expedita do Comando da Aeronáutica, da impossibilidade da reutilização das fundações para o término da construção do Prédio da Ala Zero do ITA, uma vez que a estrutura encontrava-se com a vida útil comprometida. Por fim, algumas recomendações a respeito da atual normatização brasileira e do processo de dobras nas barras de espera adotado para enclausuramento das barras de espera são abordadas no presente trabalho, a fim de evitar a chamada corrosão por deformações excessivas das armaduras. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-03-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1566 |
url |
http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1566 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Tecnológico de Aeronáutica |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Tecnológico de Aeronáutica |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA instname:Instituto Tecnológico de Aeronáutica instacron:ITA |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
instname_str |
Instituto Tecnológico de Aeronáutica |
instacron_str |
ITA |
institution |
ITA |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica |
repository.mail.fl_str_mv |
|
subject_por_txtF_mv |
Corrosão Armaduras Fundações Estruturas de concreto Estudo de casos Engenharia civil Engenharia de materiais |
_version_ |
1706809271631478784 |