Estimação de derivadas de estabilidade de uma aeronave não-tripulada através do método de mínimos quadrados ortogonais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Joaquim Neto Dias
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
Texto Completo: http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2162
Resumo: Este trabalho tem como objetivo a aplicação de técnicas recentes de estimação de parâmetros aerodinâmicos de uma aeronave não-tripulada utilizando dados reais obtidos com ensaios em voo. O modelo aerodinâmico completo da aeronave foi identificado pelo método dos dois passos. Inicialmente, foram empregadas técnicas de reconstrução de trajetórias para calibração dos sensores da aeronave, utilizando-se o método de erro na saída e o estimador de máxima verossimilhança. Na segunda etapa do método, as derivadas de estabilidade e controle foram estimadas pelo método dos mínimos quadrados ortogonais parciais, em que os regressores candidatos são ordenados com base em sua capacidade de reduzir a variância do resíduo. Por ser do tipo "equation error", este método tem a vantagem de ser não-iterativo, quando aplicado a um modelo linear nos parâmetros. Entretanto, é sensível a erros nas variáveis independentes, o que torna essencial a etapa anterior de reconstrução dos estados da aeronave. Esta metodologia foi inicialmente aplicada a um modelo de simulação de uma aeronave, para então ser utilizada com dados reais obtidos em ensaios em voo. A capacidade preditiva do modelo aerodinâmico identificado foi confirmada pela validação com um segundo conjunto de dados.
id ITA_8ba88558911dffc63397f2cd59dc5da0
oai_identifier_str oai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:2162
network_acronym_str ITA
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
spelling Estimação de derivadas de estabilidade de uma aeronave não-tripulada através do método de mínimos quadrados ortogonaisIdentificação de parâmetrosEstimação de sistemasDerivadas de estabilidadeAeronave não-tripuladaMétodo dos mínimos quadradosEnsaios em vooControleEngenharia aeronáuticaEste trabalho tem como objetivo a aplicação de técnicas recentes de estimação de parâmetros aerodinâmicos de uma aeronave não-tripulada utilizando dados reais obtidos com ensaios em voo. O modelo aerodinâmico completo da aeronave foi identificado pelo método dos dois passos. Inicialmente, foram empregadas técnicas de reconstrução de trajetórias para calibração dos sensores da aeronave, utilizando-se o método de erro na saída e o estimador de máxima verossimilhança. Na segunda etapa do método, as derivadas de estabilidade e controle foram estimadas pelo método dos mínimos quadrados ortogonais parciais, em que os regressores candidatos são ordenados com base em sua capacidade de reduzir a variância do resíduo. Por ser do tipo "equation error", este método tem a vantagem de ser não-iterativo, quando aplicado a um modelo linear nos parâmetros. Entretanto, é sensível a erros nas variáveis independentes, o que torna essencial a etapa anterior de reconstrução dos estados da aeronave. Esta metodologia foi inicialmente aplicada a um modelo de simulação de uma aeronave, para então ser utilizada com dados reais obtidos em ensaios em voo. A capacidade preditiva do modelo aerodinâmico identificado foi confirmada pela validação com um segundo conjunto de dados.Instituto Tecnológico de AeronáuticaFabio Andrade de AlmeidaJoaquim Neto Dias2012-11-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2162reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:04:16Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:2162http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:38:25.208Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue
dc.title.none.fl_str_mv Estimação de derivadas de estabilidade de uma aeronave não-tripulada através do método de mínimos quadrados ortogonais
title Estimação de derivadas de estabilidade de uma aeronave não-tripulada através do método de mínimos quadrados ortogonais
spellingShingle Estimação de derivadas de estabilidade de uma aeronave não-tripulada através do método de mínimos quadrados ortogonais
Joaquim Neto Dias
Identificação de parâmetros
Estimação de sistemas
Derivadas de estabilidade
Aeronave não-tripulada
Método dos mínimos quadrados
Ensaios em voo
Controle
Engenharia aeronáutica
title_short Estimação de derivadas de estabilidade de uma aeronave não-tripulada através do método de mínimos quadrados ortogonais
title_full Estimação de derivadas de estabilidade de uma aeronave não-tripulada através do método de mínimos quadrados ortogonais
title_fullStr Estimação de derivadas de estabilidade de uma aeronave não-tripulada através do método de mínimos quadrados ortogonais
title_full_unstemmed Estimação de derivadas de estabilidade de uma aeronave não-tripulada através do método de mínimos quadrados ortogonais
title_sort Estimação de derivadas de estabilidade de uma aeronave não-tripulada através do método de mínimos quadrados ortogonais
author Joaquim Neto Dias
author_facet Joaquim Neto Dias
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fabio Andrade de Almeida
dc.contributor.author.fl_str_mv Joaquim Neto Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Identificação de parâmetros
Estimação de sistemas
Derivadas de estabilidade
Aeronave não-tripulada
Método dos mínimos quadrados
Ensaios em voo
Controle
Engenharia aeronáutica
topic Identificação de parâmetros
Estimação de sistemas
Derivadas de estabilidade
Aeronave não-tripulada
Método dos mínimos quadrados
Ensaios em voo
Controle
Engenharia aeronáutica
dc.description.none.fl_txt_mv Este trabalho tem como objetivo a aplicação de técnicas recentes de estimação de parâmetros aerodinâmicos de uma aeronave não-tripulada utilizando dados reais obtidos com ensaios em voo. O modelo aerodinâmico completo da aeronave foi identificado pelo método dos dois passos. Inicialmente, foram empregadas técnicas de reconstrução de trajetórias para calibração dos sensores da aeronave, utilizando-se o método de erro na saída e o estimador de máxima verossimilhança. Na segunda etapa do método, as derivadas de estabilidade e controle foram estimadas pelo método dos mínimos quadrados ortogonais parciais, em que os regressores candidatos são ordenados com base em sua capacidade de reduzir a variância do resíduo. Por ser do tipo "equation error", este método tem a vantagem de ser não-iterativo, quando aplicado a um modelo linear nos parâmetros. Entretanto, é sensível a erros nas variáveis independentes, o que torna essencial a etapa anterior de reconstrução dos estados da aeronave. Esta metodologia foi inicialmente aplicada a um modelo de simulação de uma aeronave, para então ser utilizada com dados reais obtidos em ensaios em voo. A capacidade preditiva do modelo aerodinâmico identificado foi confirmada pela validação com um segundo conjunto de dados.
description Este trabalho tem como objetivo a aplicação de técnicas recentes de estimação de parâmetros aerodinâmicos de uma aeronave não-tripulada utilizando dados reais obtidos com ensaios em voo. O modelo aerodinâmico completo da aeronave foi identificado pelo método dos dois passos. Inicialmente, foram empregadas técnicas de reconstrução de trajetórias para calibração dos sensores da aeronave, utilizando-se o método de erro na saída e o estimador de máxima verossimilhança. Na segunda etapa do método, as derivadas de estabilidade e controle foram estimadas pelo método dos mínimos quadrados ortogonais parciais, em que os regressores candidatos são ordenados com base em sua capacidade de reduzir a variância do resíduo. Por ser do tipo "equation error", este método tem a vantagem de ser não-iterativo, quando aplicado a um modelo linear nos parâmetros. Entretanto, é sensível a erros nas variáveis independentes, o que torna essencial a etapa anterior de reconstrução dos estados da aeronave. Esta metodologia foi inicialmente aplicada a um modelo de simulação de uma aeronave, para então ser utilizada com dados reais obtidos em ensaios em voo. A capacidade preditiva do modelo aerodinâmico identificado foi confirmada pela validação com um segundo conjunto de dados.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2162
url http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2162
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname:Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron:ITA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname_str Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron_str ITA
institution ITA
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica
repository.mail.fl_str_mv
subject_por_txtF_mv Identificação de parâmetros
Estimação de sistemas
Derivadas de estabilidade
Aeronave não-tripulada
Método dos mínimos quadrados
Ensaios em voo
Controle
Engenharia aeronáutica
_version_ 1706809280610435072