Proposta de um sistema híbrido de administração da produção: estudo de caso de uma empresa da indústria de eletrodomésticos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Augusto César Rodrigues Lebrão
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
Texto Completo: http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=211
Resumo: Este trabalho enfatiza a importância da produção, como fonte de vantagem competitiva, para o planejamento estratégico de uma empresa manufatureira. Para que essa vantagem competitiva se consolide, é necessário que a produção atenda aos principais critérios de desempenho mais valorizados pelo mercado, como: qualidade, rapidez, confiabilidade, flexibilidade e custo. Este trabalho propõe um modelo híbrido de administração da produção, com a integração de conceitos e ferramentas da Manufatura Enxuta, MRP II e Teoria das Restrições. O modelo é avaliado em um estudo de caso, onde é feita a sua implementação em uma empresa da indústria de eletrodomésticos, de médio porte. A empresa do estudo de caso, está inserida em um mercado globalizado e muito competitivo, apresenta um modelo de administração com muitos desperdícios, afetando muito o seu tempo de resposta e a qualidade dos seus produtos. A revisão bibliográfica sobre a Manufatura Enxuta, MRPII e a Teoria das Restrições fornece o suporte teórico para a melhoria da competitividade da empresa em estudo. Através dos resultados desse modelo, verifica-se que a produção é uma fonte de vantagem competitiva que deve ser explorada, permitindo ganhos significativos nos principais critérios de desempenho.
id ITA_8c62d7d1b766701577cade174c8574ba
oai_identifier_str oai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:211
network_acronym_str ITA
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
spelling Proposta de um sistema híbrido de administração da produção: estudo de caso de uma empresa da indústria de eletrodomésticos.Administração de produçãoPlanejamento estratégicoCompetiçãoControle de processosTeoria das restriçõesManufaturasEstudo de casosProdução enxutaAdministraçãoEste trabalho enfatiza a importância da produção, como fonte de vantagem competitiva, para o planejamento estratégico de uma empresa manufatureira. Para que essa vantagem competitiva se consolide, é necessário que a produção atenda aos principais critérios de desempenho mais valorizados pelo mercado, como: qualidade, rapidez, confiabilidade, flexibilidade e custo. Este trabalho propõe um modelo híbrido de administração da produção, com a integração de conceitos e ferramentas da Manufatura Enxuta, MRP II e Teoria das Restrições. O modelo é avaliado em um estudo de caso, onde é feita a sua implementação em uma empresa da indústria de eletrodomésticos, de médio porte. A empresa do estudo de caso, está inserida em um mercado globalizado e muito competitivo, apresenta um modelo de administração com muitos desperdícios, afetando muito o seu tempo de resposta e a qualidade dos seus produtos. A revisão bibliográfica sobre a Manufatura Enxuta, MRPII e a Teoria das Restrições fornece o suporte teórico para a melhoria da competitividade da empresa em estudo. Através dos resultados desse modelo, verifica-se que a produção é uma fonte de vantagem competitiva que deve ser explorada, permitindo ganhos significativos nos principais critérios de desempenho.Instituto Tecnológico de AeronáuticaJoão Murta AlvesAugusto César Rodrigues Lebrão2005-11-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=211reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:01:42Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:211http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:32:42.196Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue
dc.title.none.fl_str_mv Proposta de um sistema híbrido de administração da produção: estudo de caso de uma empresa da indústria de eletrodomésticos.
title Proposta de um sistema híbrido de administração da produção: estudo de caso de uma empresa da indústria de eletrodomésticos.
spellingShingle Proposta de um sistema híbrido de administração da produção: estudo de caso de uma empresa da indústria de eletrodomésticos.
Augusto César Rodrigues Lebrão
Administração de produção
Planejamento estratégico
Competição
Controle de processos
Teoria das restrições
Manufaturas
Estudo de casos
Produção enxuta
Administração
title_short Proposta de um sistema híbrido de administração da produção: estudo de caso de uma empresa da indústria de eletrodomésticos.
title_full Proposta de um sistema híbrido de administração da produção: estudo de caso de uma empresa da indústria de eletrodomésticos.
title_fullStr Proposta de um sistema híbrido de administração da produção: estudo de caso de uma empresa da indústria de eletrodomésticos.
title_full_unstemmed Proposta de um sistema híbrido de administração da produção: estudo de caso de uma empresa da indústria de eletrodomésticos.
title_sort Proposta de um sistema híbrido de administração da produção: estudo de caso de uma empresa da indústria de eletrodomésticos.
author Augusto César Rodrigues Lebrão
author_facet Augusto César Rodrigues Lebrão
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv João Murta Alves
dc.contributor.author.fl_str_mv Augusto César Rodrigues Lebrão
dc.subject.por.fl_str_mv Administração de produção
Planejamento estratégico
Competição
Controle de processos
Teoria das restrições
Manufaturas
Estudo de casos
Produção enxuta
Administração
topic Administração de produção
Planejamento estratégico
Competição
Controle de processos
Teoria das restrições
Manufaturas
Estudo de casos
Produção enxuta
Administração
dc.description.none.fl_txt_mv Este trabalho enfatiza a importância da produção, como fonte de vantagem competitiva, para o planejamento estratégico de uma empresa manufatureira. Para que essa vantagem competitiva se consolide, é necessário que a produção atenda aos principais critérios de desempenho mais valorizados pelo mercado, como: qualidade, rapidez, confiabilidade, flexibilidade e custo. Este trabalho propõe um modelo híbrido de administração da produção, com a integração de conceitos e ferramentas da Manufatura Enxuta, MRP II e Teoria das Restrições. O modelo é avaliado em um estudo de caso, onde é feita a sua implementação em uma empresa da indústria de eletrodomésticos, de médio porte. A empresa do estudo de caso, está inserida em um mercado globalizado e muito competitivo, apresenta um modelo de administração com muitos desperdícios, afetando muito o seu tempo de resposta e a qualidade dos seus produtos. A revisão bibliográfica sobre a Manufatura Enxuta, MRPII e a Teoria das Restrições fornece o suporte teórico para a melhoria da competitividade da empresa em estudo. Através dos resultados desse modelo, verifica-se que a produção é uma fonte de vantagem competitiva que deve ser explorada, permitindo ganhos significativos nos principais critérios de desempenho.
description Este trabalho enfatiza a importância da produção, como fonte de vantagem competitiva, para o planejamento estratégico de uma empresa manufatureira. Para que essa vantagem competitiva se consolide, é necessário que a produção atenda aos principais critérios de desempenho mais valorizados pelo mercado, como: qualidade, rapidez, confiabilidade, flexibilidade e custo. Este trabalho propõe um modelo híbrido de administração da produção, com a integração de conceitos e ferramentas da Manufatura Enxuta, MRP II e Teoria das Restrições. O modelo é avaliado em um estudo de caso, onde é feita a sua implementação em uma empresa da indústria de eletrodomésticos, de médio porte. A empresa do estudo de caso, está inserida em um mercado globalizado e muito competitivo, apresenta um modelo de administração com muitos desperdícios, afetando muito o seu tempo de resposta e a qualidade dos seus produtos. A revisão bibliográfica sobre a Manufatura Enxuta, MRPII e a Teoria das Restrições fornece o suporte teórico para a melhoria da competitividade da empresa em estudo. Através dos resultados desse modelo, verifica-se que a produção é uma fonte de vantagem competitiva que deve ser explorada, permitindo ganhos significativos nos principais critérios de desempenho.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-11-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=211
url http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=211
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname:Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron:ITA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname_str Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron_str ITA
institution ITA
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica
repository.mail.fl_str_mv
subject_por_txtF_mv Administração de produção
Planejamento estratégico
Competição
Controle de processos
Teoria das restrições
Manufaturas
Estudo de casos
Produção enxuta
Administração
_version_ 1706809255382745088