Avaliação estrutural de pavimento experimental reforçado com geogrelha.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
Texto Completo: | http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=750 |
Resumo: | A crescente aplicação de geossintéticos no reforço de bases e sub-bases em obras viárias se deve ao fato destes produtos permitirem elaborar projetos otimizados, com redução da espessura das camadas do pavimento e do tempo de execução da obra, uma melhor compactação da camada reforçada, além de um melhor controle de qualidade de todo o processo, gerando um custo-benefício considerável. No entanto, pouco se tem discutido sobre a qualidade dos métodos de dimensionamento a serem utilizados em projetos de pavimentos com reforço de geossintético. Observa-se na literatura a existência de estudos avaliando o reforço de geossintéticos baseado no melhoramento de parâmetros, tais como o TBR (Trafic Benefit Ratio) e LCR (Layer Coefficient Ratio), mas são ainda pontuais, com poucos ensaios e praticamente nenhum acompanhamento do comportamento de longo prazo em campo. Com o intuito de contribuir com o entendimento do comportamento de um pavimento reforçado com geossintético em campo, este trabalho analisou dois trechos experimentais, verificando-se que: o uso do parâmetro TBR é bastante complexo, um método aplicável para a obtenção do LCR é o de medidas diretas da capacidade estrutural das camadas do pavimento, um método aplicável para avaliar a qualidade da camada compactada é por meio da equação de Nantes e a necessidade de um banco de dados para o desenvolvimento e calibração de equações e obtenção de parâmetros de dimensionamento de pavimentos flexíveis reforçados com geossintéticos. |
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