Síntese e caracterização de agentes de ligação para propelentes polibutadiênicos compósitos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jairo Sciamareli
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
Texto Completo: http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2457
Resumo: om o intuito de desenvolver novos compostos com potencialidade de uso como agente de ligação que possam servir de alternativa ou até mesmo substituir com vantagens o agente de ligação já utilizado no propelente PC 01, propelente utilizado no Veículo Lançador de Satélites - VLS e nos foguetes do tipo Sonda, foram sintetizados no Laboratório de Síntese (CLS) da Divisão de Química (AQI) do IAE/CTA cinco agentes de ligação: 12-hidroxiestearato de isopropilamina N-bis(2-metil-1-aziridinil)óxido de fosfina (RX); bis(2-metil-1-aziridinil)isoftalamida (BMAI); N,N-diisopropanolanilina (DIPAX); N,N'-bis-(metil etanol)sebacamida (BMES) e tetraetileno pentamina parcialmente cianoetilado (RXS). Cada um destes compostos foi sintetizado em três bateladas e cada uma delas foi submetida a análises por via úmida e/ou instrumental para obtenção de suas características, garantindo assim, o domínio e a reprodutibilidade do processo de síntese. Após as etapas de síntese e análises, as três amostras de cada composto foram misturadas entre si, obtendo um só lote homogenizado de cada composto sintetizado, que foram enviados ao setor de fabricação de propelentes. Na maceração, setor onde são produzidos os propelentes, foram feitos três propelentes com 0,4% de cada composto sintetizado nesta tese. Os propelentes obtidos, quando curados foram submetidos a ensaios mecânicos e de queima para uma avaliação preliminar dessas propriedades. Os produtos sintetizados mostraram bom potencial de aplicação como agentes de ligação em propelentes polibutadiênicos sólidos compósito. As propriedades mecânicas dos propelentes obtidos com estes materiais não puderam ser, inequivocamente, atribuídas somente a ação dos compostos sintetizados pois, foi observado que ocorreu uma variação da razão NCO/OH nestes propelentes. Entretanto, foi possível verificar que estes propelentes mostraram valores reprodutíveis de velocidade de queima.
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description om o intuito de desenvolver novos compostos com potencialidade de uso como agente de ligação que possam servir de alternativa ou até mesmo substituir com vantagens o agente de ligação já utilizado no propelente PC 01, propelente utilizado no Veículo Lançador de Satélites - VLS e nos foguetes do tipo Sonda, foram sintetizados no Laboratório de Síntese (CLS) da Divisão de Química (AQI) do IAE/CTA cinco agentes de ligação: 12-hidroxiestearato de isopropilamina N-bis(2-metil-1-aziridinil)óxido de fosfina (RX); bis(2-metil-1-aziridinil)isoftalamida (BMAI); N,N-diisopropanolanilina (DIPAX); N,N'-bis-(metil etanol)sebacamida (BMES) e tetraetileno pentamina parcialmente cianoetilado (RXS). Cada um destes compostos foi sintetizado em três bateladas e cada uma delas foi submetida a análises por via úmida e/ou instrumental para obtenção de suas características, garantindo assim, o domínio e a reprodutibilidade do processo de síntese. Após as etapas de síntese e análises, as três amostras de cada composto foram misturadas entre si, obtendo um só lote homogenizado de cada composto sintetizado, que foram enviados ao setor de fabricação de propelentes. Na maceração, setor onde são produzidos os propelentes, foram feitos três propelentes com 0,4% de cada composto sintetizado nesta tese. Os propelentes obtidos, quando curados foram submetidos a ensaios mecânicos e de queima para uma avaliação preliminar dessas propriedades. Os produtos sintetizados mostraram bom potencial de aplicação como agentes de ligação em propelentes polibutadiênicos sólidos compósito. As propriedades mecânicas dos propelentes obtidos com estes materiais não puderam ser, inequivocamente, atribuídas somente a ação dos compostos sintetizados pois, foi observado que ocorreu uma variação da razão NCO/OH nestes propelentes. Entretanto, foi possível verificar que estes propelentes mostraram valores reprodutíveis de velocidade de queima.
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