Modelos baseados em indivíduos para controle de epidemias em populações heterogêneas e metapopulações.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eduardo Bento Pereira
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
Texto Completo: http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=706
Resumo: Doenças infecciosas têm sido causa de mortes e prejuízos para a humanidade durante séculos. No século XXI, a iminência de novas epidemias têm motivado o aumento de esforços para a compreensão dos mecanismos de transmissão de doenças. A correta compreensão destes mecanismos de transmissão é fundamental no desenvolvimento de modelos matemáticos para epidemias. Estes modelos são utilizados para prever o comportamento dinâmico da epidemia e seus efeitos na população. Neste trabalho foram elaborados os conceitos teóricos e os algoritmos base de um ambiente virtual para simulação de epidemias em populações heterogêneas e metapopulações. Foi utilizada a modelagem baseada em indivíduos para implementação de heterogeneidades e de migração entre populações acopladas ou metapopulações. As heterogeneidades são incorporadas utilizando o tamanho das subpopulações, o número de indivíduos por região, a probabilidade de infecção, a probabilidade de migração e o número de contatos entre pares de indivíduos. Os modelos desenvolvidos permitem a visualização de fenômenos como a persistência da epidemia e o efeito do acoplamento entre populações com características heterogêneas. O ambiente virtual pode contribuir no desenvolvimento de estratégias de prevenção e de controle mais eficazes e com menores custos.
id ITA_8f8db7581dff42fee50f75919026ab70
oai_identifier_str oai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:706
network_acronym_str ITA
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
spelling Modelos baseados em indivíduos para controle de epidemias em populações heterogêneas e metapopulações.Modelos matemáticosSistemas dinâmicosEpidemiologiaSimulação computadorizadaTeoria de controleSaúde públicaDoenças infecciosasMatemáticaDoenças infecciosas têm sido causa de mortes e prejuízos para a humanidade durante séculos. No século XXI, a iminência de novas epidemias têm motivado o aumento de esforços para a compreensão dos mecanismos de transmissão de doenças. A correta compreensão destes mecanismos de transmissão é fundamental no desenvolvimento de modelos matemáticos para epidemias. Estes modelos são utilizados para prever o comportamento dinâmico da epidemia e seus efeitos na população. Neste trabalho foram elaborados os conceitos teóricos e os algoritmos base de um ambiente virtual para simulação de epidemias em populações heterogêneas e metapopulações. Foi utilizada a modelagem baseada em indivíduos para implementação de heterogeneidades e de migração entre populações acopladas ou metapopulações. As heterogeneidades são incorporadas utilizando o tamanho das subpopulações, o número de indivíduos por região, a probabilidade de infecção, a probabilidade de migração e o número de contatos entre pares de indivíduos. Os modelos desenvolvidos permitem a visualização de fenômenos como a persistência da epidemia e o efeito do acoplamento entre populações com características heterogêneas. O ambiente virtual pode contribuir no desenvolvimento de estratégias de prevenção e de controle mais eficazes e com menores custos.Instituto Tecnológico de AeronáuticaTakashi YoneyamaRoberto Kawakami Harrop GalvãoEduardo Bento Pereira2008-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=706reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:01:55Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:706http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:34:01.326Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue
dc.title.none.fl_str_mv Modelos baseados em indivíduos para controle de epidemias em populações heterogêneas e metapopulações.
title Modelos baseados em indivíduos para controle de epidemias em populações heterogêneas e metapopulações.
spellingShingle Modelos baseados em indivíduos para controle de epidemias em populações heterogêneas e metapopulações.
Eduardo Bento Pereira
Modelos matemáticos
Sistemas dinâmicos
Epidemiologia
Simulação computadorizada
Teoria de controle
Saúde pública
Doenças infecciosas
Matemática
title_short Modelos baseados em indivíduos para controle de epidemias em populações heterogêneas e metapopulações.
title_full Modelos baseados em indivíduos para controle de epidemias em populações heterogêneas e metapopulações.
title_fullStr Modelos baseados em indivíduos para controle de epidemias em populações heterogêneas e metapopulações.
title_full_unstemmed Modelos baseados em indivíduos para controle de epidemias em populações heterogêneas e metapopulações.
title_sort Modelos baseados em indivíduos para controle de epidemias em populações heterogêneas e metapopulações.
author Eduardo Bento Pereira
author_facet Eduardo Bento Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Takashi Yoneyama
Roberto Kawakami Harrop Galvão
dc.contributor.author.fl_str_mv Eduardo Bento Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Modelos matemáticos
Sistemas dinâmicos
Epidemiologia
Simulação computadorizada
Teoria de controle
Saúde pública
Doenças infecciosas
Matemática
topic Modelos matemáticos
Sistemas dinâmicos
Epidemiologia
Simulação computadorizada
Teoria de controle
Saúde pública
Doenças infecciosas
Matemática
dc.description.none.fl_txt_mv Doenças infecciosas têm sido causa de mortes e prejuízos para a humanidade durante séculos. No século XXI, a iminência de novas epidemias têm motivado o aumento de esforços para a compreensão dos mecanismos de transmissão de doenças. A correta compreensão destes mecanismos de transmissão é fundamental no desenvolvimento de modelos matemáticos para epidemias. Estes modelos são utilizados para prever o comportamento dinâmico da epidemia e seus efeitos na população. Neste trabalho foram elaborados os conceitos teóricos e os algoritmos base de um ambiente virtual para simulação de epidemias em populações heterogêneas e metapopulações. Foi utilizada a modelagem baseada em indivíduos para implementação de heterogeneidades e de migração entre populações acopladas ou metapopulações. As heterogeneidades são incorporadas utilizando o tamanho das subpopulações, o número de indivíduos por região, a probabilidade de infecção, a probabilidade de migração e o número de contatos entre pares de indivíduos. Os modelos desenvolvidos permitem a visualização de fenômenos como a persistência da epidemia e o efeito do acoplamento entre populações com características heterogêneas. O ambiente virtual pode contribuir no desenvolvimento de estratégias de prevenção e de controle mais eficazes e com menores custos.
description Doenças infecciosas têm sido causa de mortes e prejuízos para a humanidade durante séculos. No século XXI, a iminência de novas epidemias têm motivado o aumento de esforços para a compreensão dos mecanismos de transmissão de doenças. A correta compreensão destes mecanismos de transmissão é fundamental no desenvolvimento de modelos matemáticos para epidemias. Estes modelos são utilizados para prever o comportamento dinâmico da epidemia e seus efeitos na população. Neste trabalho foram elaborados os conceitos teóricos e os algoritmos base de um ambiente virtual para simulação de epidemias em populações heterogêneas e metapopulações. Foi utilizada a modelagem baseada em indivíduos para implementação de heterogeneidades e de migração entre populações acopladas ou metapopulações. As heterogeneidades são incorporadas utilizando o tamanho das subpopulações, o número de indivíduos por região, a probabilidade de infecção, a probabilidade de migração e o número de contatos entre pares de indivíduos. Os modelos desenvolvidos permitem a visualização de fenômenos como a persistência da epidemia e o efeito do acoplamento entre populações com características heterogêneas. O ambiente virtual pode contribuir no desenvolvimento de estratégias de prevenção e de controle mais eficazes e com menores custos.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-10-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=706
url http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=706
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname:Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron:ITA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname_str Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron_str ITA
institution ITA
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica
repository.mail.fl_str_mv
subject_por_txtF_mv Modelos matemáticos
Sistemas dinâmicos
Epidemiologia
Simulação computadorizada
Teoria de controle
Saúde pública
Doenças infecciosas
Matemática
_version_ 1706809262121943040