Seleção de aeronave operacional da Força Aérea Brasileira utilizando a metodologia multicritério de apoio a decisão - construtivista
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
Texto Completo: | http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2011 |
Resumo: | Essa tese apresenta uma metodologia para o objetivo principal deste mestrado é estudar o problema de seleção de aeronave operacional da Força Aérea Brasileira utilizando a metodologia Multicritério de Apoio a Decisão - Construtivista. A fase de estruturação da metodologia permite a geração do conhecimento trazido pelos decisores, bem como estruturar e avaliar as áreas consideradas relevantes no processo de avaliação de desempenho, fornecendo resultados mais confiáveis. Como objetivo secundário, é aplicada a metodologia MACBETH por atender alguns princípios matemáticos, que são adequados à criação de funções de valor dos descritores. O estudo enfoca levantar os objetivos fundamentais e elementares técnicos e operacionais da aeronave de transporte aéreo operacional da Força Aérea Brasileira (FAB), além da avaliação do desempenho utilizando critérios que refletem os interesses do decisores. Assim, está intrínseco o conceito de ID - Indicador de desempenho e AD - Avaliação de Desempenho, bem como análises de sensibilidade de parâmetros de desempenho que permitam validar a robustez do modelo, e assim, apoiar o processo de tomada de decisão. Pretende-se, com isso, na abordagem deste problema de seleção, com a metodologia MCDA-C, gerar estratégias e ações de aprimoramento que possam contribuir com este processo de aquisição de aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB). |
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Seleção de aeronave operacional da Força Aérea Brasileira utilizando a metodologia multicritério de apoio a decisão - construtivistaTeoria multicritério da decisãoSistemas de apoio à decisãoTomada de DecisãoAeronavesSeleçãoDefesaPesquisa operacionalAdministraçãoEssa tese apresenta uma metodologia para o objetivo principal deste mestrado é estudar o problema de seleção de aeronave operacional da Força Aérea Brasileira utilizando a metodologia Multicritério de Apoio a Decisão - Construtivista. A fase de estruturação da metodologia permite a geração do conhecimento trazido pelos decisores, bem como estruturar e avaliar as áreas consideradas relevantes no processo de avaliação de desempenho, fornecendo resultados mais confiáveis. Como objetivo secundário, é aplicada a metodologia MACBETH por atender alguns princípios matemáticos, que são adequados à criação de funções de valor dos descritores. O estudo enfoca levantar os objetivos fundamentais e elementares técnicos e operacionais da aeronave de transporte aéreo operacional da Força Aérea Brasileira (FAB), além da avaliação do desempenho utilizando critérios que refletem os interesses do decisores. Assim, está intrínseco o conceito de ID - Indicador de desempenho e AD - Avaliação de Desempenho, bem como análises de sensibilidade de parâmetros de desempenho que permitam validar a robustez do modelo, e assim, apoiar o processo de tomada de decisão. Pretende-se, com isso, na abordagem deste problema de seleção, com a metodologia MCDA-C, gerar estratégias e ações de aprimoramento que possam contribuir com este processo de aquisição de aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB).Instituto Tecnológico de AeronáuticaMischel Carmen Neyra BelderrainEliseu Zednik Ferreira2011-11-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2011reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:03:48Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:2011http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:38:05.184Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue |
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