Adaptação do sistema moodle à orientação a aspectos: uma avaliação baseada na norma ISO 9126.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcelo Passos dos Santos
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
Texto Completo: http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=709
Resumo: A evolução científica e tecnológica, nos últimos anos, nas áreas relacionadas com a tecnologia da informação, vem ampliando, de forma cada vez mais rápida, o acesso ao conhecimento. O Setor Educacional, um dos que mais tem incentivado esta evolução, vem facilitando essa disseminação nas Universidades, em regime presencial e não presencial, através da Educação a Distância (EAD), pelos Sistemas de Gerenciamento de Aprendizado (SGA). Os SGAs vêm propiciando a evolução pedagógica dos cursos oferecidos no sistema de EAD, através de funcionalidades tais como: objetos de ensino e aprendizagem, planos de aula, avaliações, listas de discussão e até laboratórios virtuais. Entretanto, novas necessidades educacionais vêm apontando para o aumento da dinâmica e flexibilidade dos SGAs. A estrutura dos SGAs tradicionais não vem suportando uma maior flexibilidade, porque suas arquiteturas ainda são monolíticas e suas funcionalidades entrelaçadas. Com o objetivo de analisar as funcionalidades entrelaçadas que dificultam a evolução dos SGAs, esta dissertação apresenta uma análise investigativa da estrutura dos SGAs utilizando Orientação a Aspecto, através das características de qualidade de software descritas pela norma ISO 9126-1.
id ITA_97b806b07b63a36c137b2e36d9f62645
oai_identifier_str oai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:709
network_acronym_str ITA
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
spelling Adaptação do sistema moodle à orientação a aspectos: uma avaliação baseada na norma ISO 9126.Ensino à distânciaArquitetura de softwareAprendizagemQualidadeConfiabilidade de softwareTestes de programaEducaçãoEngenharia de softwareA evolução científica e tecnológica, nos últimos anos, nas áreas relacionadas com a tecnologia da informação, vem ampliando, de forma cada vez mais rápida, o acesso ao conhecimento. O Setor Educacional, um dos que mais tem incentivado esta evolução, vem facilitando essa disseminação nas Universidades, em regime presencial e não presencial, através da Educação a Distância (EAD), pelos Sistemas de Gerenciamento de Aprendizado (SGA). Os SGAs vêm propiciando a evolução pedagógica dos cursos oferecidos no sistema de EAD, através de funcionalidades tais como: objetos de ensino e aprendizagem, planos de aula, avaliações, listas de discussão e até laboratórios virtuais. Entretanto, novas necessidades educacionais vêm apontando para o aumento da dinâmica e flexibilidade dos SGAs. A estrutura dos SGAs tradicionais não vem suportando uma maior flexibilidade, porque suas arquiteturas ainda são monolíticas e suas funcionalidades entrelaçadas. Com o objetivo de analisar as funcionalidades entrelaçadas que dificultam a evolução dos SGAs, esta dissertação apresenta uma análise investigativa da estrutura dos SGAs utilizando Orientação a Aspecto, através das características de qualidade de software descritas pela norma ISO 9126-1.Instituto Tecnológico de AeronáuticaJosé Silvério Edmundo GermanoMarcelo Passos dos Santos2008-04-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=709reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:01:55Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:709http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:33:59.304Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue
dc.title.none.fl_str_mv Adaptação do sistema moodle à orientação a aspectos: uma avaliação baseada na norma ISO 9126.
title Adaptação do sistema moodle à orientação a aspectos: uma avaliação baseada na norma ISO 9126.
spellingShingle Adaptação do sistema moodle à orientação a aspectos: uma avaliação baseada na norma ISO 9126.
Marcelo Passos dos Santos
Ensino à distância
Arquitetura de software
Aprendizagem
Qualidade
Confiabilidade de software
Testes de programa
Educação
Engenharia de software
title_short Adaptação do sistema moodle à orientação a aspectos: uma avaliação baseada na norma ISO 9126.
title_full Adaptação do sistema moodle à orientação a aspectos: uma avaliação baseada na norma ISO 9126.
title_fullStr Adaptação do sistema moodle à orientação a aspectos: uma avaliação baseada na norma ISO 9126.
title_full_unstemmed Adaptação do sistema moodle à orientação a aspectos: uma avaliação baseada na norma ISO 9126.
title_sort Adaptação do sistema moodle à orientação a aspectos: uma avaliação baseada na norma ISO 9126.
author Marcelo Passos dos Santos
author_facet Marcelo Passos dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv José Silvério Edmundo Germano
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcelo Passos dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino à distância
Arquitetura de software
Aprendizagem
Qualidade
Confiabilidade de software
Testes de programa
Educação
Engenharia de software
topic Ensino à distância
Arquitetura de software
Aprendizagem
Qualidade
Confiabilidade de software
Testes de programa
Educação
Engenharia de software
dc.description.none.fl_txt_mv A evolução científica e tecnológica, nos últimos anos, nas áreas relacionadas com a tecnologia da informação, vem ampliando, de forma cada vez mais rápida, o acesso ao conhecimento. O Setor Educacional, um dos que mais tem incentivado esta evolução, vem facilitando essa disseminação nas Universidades, em regime presencial e não presencial, através da Educação a Distância (EAD), pelos Sistemas de Gerenciamento de Aprendizado (SGA). Os SGAs vêm propiciando a evolução pedagógica dos cursos oferecidos no sistema de EAD, através de funcionalidades tais como: objetos de ensino e aprendizagem, planos de aula, avaliações, listas de discussão e até laboratórios virtuais. Entretanto, novas necessidades educacionais vêm apontando para o aumento da dinâmica e flexibilidade dos SGAs. A estrutura dos SGAs tradicionais não vem suportando uma maior flexibilidade, porque suas arquiteturas ainda são monolíticas e suas funcionalidades entrelaçadas. Com o objetivo de analisar as funcionalidades entrelaçadas que dificultam a evolução dos SGAs, esta dissertação apresenta uma análise investigativa da estrutura dos SGAs utilizando Orientação a Aspecto, através das características de qualidade de software descritas pela norma ISO 9126-1.
description A evolução científica e tecnológica, nos últimos anos, nas áreas relacionadas com a tecnologia da informação, vem ampliando, de forma cada vez mais rápida, o acesso ao conhecimento. O Setor Educacional, um dos que mais tem incentivado esta evolução, vem facilitando essa disseminação nas Universidades, em regime presencial e não presencial, através da Educação a Distância (EAD), pelos Sistemas de Gerenciamento de Aprendizado (SGA). Os SGAs vêm propiciando a evolução pedagógica dos cursos oferecidos no sistema de EAD, através de funcionalidades tais como: objetos de ensino e aprendizagem, planos de aula, avaliações, listas de discussão e até laboratórios virtuais. Entretanto, novas necessidades educacionais vêm apontando para o aumento da dinâmica e flexibilidade dos SGAs. A estrutura dos SGAs tradicionais não vem suportando uma maior flexibilidade, porque suas arquiteturas ainda são monolíticas e suas funcionalidades entrelaçadas. Com o objetivo de analisar as funcionalidades entrelaçadas que dificultam a evolução dos SGAs, esta dissertação apresenta uma análise investigativa da estrutura dos SGAs utilizando Orientação a Aspecto, através das características de qualidade de software descritas pela norma ISO 9126-1.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-04-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=709
url http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=709
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname:Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron:ITA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname_str Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron_str ITA
institution ITA
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica
repository.mail.fl_str_mv
subject_por_txtF_mv Ensino à distância
Arquitetura de software
Aprendizagem
Qualidade
Confiabilidade de software
Testes de programa
Educação
Engenharia de software
_version_ 1706809262042251264