Análise comparativa de impactos hidrológicos causados pelo adensamento urbano nas bacias hidrográficas do Rio Pararangaba e Ribeirão Vidoca em São José dos Campos - SP.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wallace Alan Blois Lopes
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
Texto Completo: http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=131
Resumo: O presente trabalho apresenta os resultados de uma análise comparativa relacionada aos processos de mudança na dinâmica de escoamento superficial e de susceptibilidade erosiva, entre as bacias hidrográficas do rio Pararangaba e do ribeirão Vidoca, situadas no município de São José dos Campos (SP). A metodologia proposta para tal é a obtenção dos parâmetros característicos das bacias e a subseqüente integração dos dados ao sistema de modelagem hidrológica chuva-vazão IPHS, de uma aplicação de análise multicriterial e do modelo EUPS (Equação Universal de Perda de Solos) através de técnicas de geoprocessamento. Os resultados obtidos indicaram que a bacia do rio Pararangaba apresenta atualmente maior tendência erosiva em relação à bacia do ribeirão Vidoca, no entanto por meio do modelo hidrológico foi possível constatar que a vazão máxima para a bacia do Vidoca é hoje superior à vazão do Pararangaba, o que pode ser atribuído ao fato da bacia do Vidoca apresentar maior taxa de impermeabilização, refletindo também em um menor tempo de concentração. Este trabalho representa uma significativa contribuição prática para o planejamento e uso adequado do solo de bacias hidrográficas.
id ITA_9c344e5254f19631996b40ab7a9caa44
oai_identifier_str oai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:131
network_acronym_str ITA
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
spelling Análise comparativa de impactos hidrológicos causados pelo adensamento urbano nas bacias hidrográficas do Rio Pararangaba e Ribeirão Vidoca em São José dos Campos - SP.Bacias hidrográficasPluviometriaHidrografiaErosãoÁgua de superfícieHidrologiaO presente trabalho apresenta os resultados de uma análise comparativa relacionada aos processos de mudança na dinâmica de escoamento superficial e de susceptibilidade erosiva, entre as bacias hidrográficas do rio Pararangaba e do ribeirão Vidoca, situadas no município de São José dos Campos (SP). A metodologia proposta para tal é a obtenção dos parâmetros característicos das bacias e a subseqüente integração dos dados ao sistema de modelagem hidrológica chuva-vazão IPHS, de uma aplicação de análise multicriterial e do modelo EUPS (Equação Universal de Perda de Solos) através de técnicas de geoprocessamento. Os resultados obtidos indicaram que a bacia do rio Pararangaba apresenta atualmente maior tendência erosiva em relação à bacia do ribeirão Vidoca, no entanto por meio do modelo hidrológico foi possível constatar que a vazão máxima para a bacia do Vidoca é hoje superior à vazão do Pararangaba, o que pode ser atribuído ao fato da bacia do Vidoca apresentar maior taxa de impermeabilização, refletindo também em um menor tempo de concentração. Este trabalho representa uma significativa contribuição prática para o planejamento e uso adequado do solo de bacias hidrográficas. Instituto Tecnológico de AeronáuticaÍria Fernandes VendrameWallace Alan Blois Lopes2005-02-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=131reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:01:40Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:131http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:32:22.137Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue
dc.title.none.fl_str_mv Análise comparativa de impactos hidrológicos causados pelo adensamento urbano nas bacias hidrográficas do Rio Pararangaba e Ribeirão Vidoca em São José dos Campos - SP.
title Análise comparativa de impactos hidrológicos causados pelo adensamento urbano nas bacias hidrográficas do Rio Pararangaba e Ribeirão Vidoca em São José dos Campos - SP.
spellingShingle Análise comparativa de impactos hidrológicos causados pelo adensamento urbano nas bacias hidrográficas do Rio Pararangaba e Ribeirão Vidoca em São José dos Campos - SP.
Wallace Alan Blois Lopes
Bacias hidrográficas
Pluviometria
Hidrografia
Erosão
Água de superfície
Hidrologia
title_short Análise comparativa de impactos hidrológicos causados pelo adensamento urbano nas bacias hidrográficas do Rio Pararangaba e Ribeirão Vidoca em São José dos Campos - SP.
title_full Análise comparativa de impactos hidrológicos causados pelo adensamento urbano nas bacias hidrográficas do Rio Pararangaba e Ribeirão Vidoca em São José dos Campos - SP.
title_fullStr Análise comparativa de impactos hidrológicos causados pelo adensamento urbano nas bacias hidrográficas do Rio Pararangaba e Ribeirão Vidoca em São José dos Campos - SP.
title_full_unstemmed Análise comparativa de impactos hidrológicos causados pelo adensamento urbano nas bacias hidrográficas do Rio Pararangaba e Ribeirão Vidoca em São José dos Campos - SP.
title_sort Análise comparativa de impactos hidrológicos causados pelo adensamento urbano nas bacias hidrográficas do Rio Pararangaba e Ribeirão Vidoca em São José dos Campos - SP.
author Wallace Alan Blois Lopes
author_facet Wallace Alan Blois Lopes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Íria Fernandes Vendrame
dc.contributor.author.fl_str_mv Wallace Alan Blois Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Bacias hidrográficas
Pluviometria
Hidrografia
Erosão
Água de superfície
Hidrologia
topic Bacias hidrográficas
Pluviometria
Hidrografia
Erosão
Água de superfície
Hidrologia
dc.description.none.fl_txt_mv O presente trabalho apresenta os resultados de uma análise comparativa relacionada aos processos de mudança na dinâmica de escoamento superficial e de susceptibilidade erosiva, entre as bacias hidrográficas do rio Pararangaba e do ribeirão Vidoca, situadas no município de São José dos Campos (SP). A metodologia proposta para tal é a obtenção dos parâmetros característicos das bacias e a subseqüente integração dos dados ao sistema de modelagem hidrológica chuva-vazão IPHS, de uma aplicação de análise multicriterial e do modelo EUPS (Equação Universal de Perda de Solos) através de técnicas de geoprocessamento. Os resultados obtidos indicaram que a bacia do rio Pararangaba apresenta atualmente maior tendência erosiva em relação à bacia do ribeirão Vidoca, no entanto por meio do modelo hidrológico foi possível constatar que a vazão máxima para a bacia do Vidoca é hoje superior à vazão do Pararangaba, o que pode ser atribuído ao fato da bacia do Vidoca apresentar maior taxa de impermeabilização, refletindo também em um menor tempo de concentração. Este trabalho representa uma significativa contribuição prática para o planejamento e uso adequado do solo de bacias hidrográficas.
description O presente trabalho apresenta os resultados de uma análise comparativa relacionada aos processos de mudança na dinâmica de escoamento superficial e de susceptibilidade erosiva, entre as bacias hidrográficas do rio Pararangaba e do ribeirão Vidoca, situadas no município de São José dos Campos (SP). A metodologia proposta para tal é a obtenção dos parâmetros característicos das bacias e a subseqüente integração dos dados ao sistema de modelagem hidrológica chuva-vazão IPHS, de uma aplicação de análise multicriterial e do modelo EUPS (Equação Universal de Perda de Solos) através de técnicas de geoprocessamento. Os resultados obtidos indicaram que a bacia do rio Pararangaba apresenta atualmente maior tendência erosiva em relação à bacia do ribeirão Vidoca, no entanto por meio do modelo hidrológico foi possível constatar que a vazão máxima para a bacia do Vidoca é hoje superior à vazão do Pararangaba, o que pode ser atribuído ao fato da bacia do Vidoca apresentar maior taxa de impermeabilização, refletindo também em um menor tempo de concentração. Este trabalho representa uma significativa contribuição prática para o planejamento e uso adequado do solo de bacias hidrográficas.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-02-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=131
url http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=131
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname:Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron:ITA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname_str Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron_str ITA
institution ITA
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica
repository.mail.fl_str_mv
subject_por_txtF_mv Bacias hidrográficas
Pluviometria
Hidrografia
Erosão
Água de superfície
Hidrologia
_version_ 1706809253932564480