Segurança de voo e modelo de previsão de nevoeiro para os aeroportos do Galeão e Guarulhos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
Texto Completo: | http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2919 |
Resumo: | Com foco na segurança de voo e operacional é realizado um diagnóstico dos eventos de nevoeiro e a construção de um modelo estatístico de regressão linear de vigilância e previsão, tipo tendência, para os aeródromos internacionais do Rio de Janeiro-Galeão-SBGL Maestro Antônio Carlos Jobim e de São Paulo-Guarulhos-SBGR Governador André Franco Montoro, de junho a setembro de 2003 a 2012. Nesses meses serão realizados a Copa do Mundo de Futebol-2014, cujo movimento anual previsto de passageiros e aeronaves poderá ser, respectivamente, de 27milhões/200mil a 45milhões/370mil; enquanto nas Olimpíadas e Paraolimpíadas-2016, respectivamente, de 31milhões/230mil a 55milhões/420mil. É provável que esse movimento ocasione uma carga adicional de trabalho aos operadores e provedores de serviços, a infraestrutura aeroportuária e de navegação aérea, para manter a segurança de voo e operacional dos aeródromos e a operação do sistema de aviação civil do Brasil. Num cenário de teto e visibilidade horizontal abaixo dos mínimos meteorológicos poderá haver restrição na operação desses aeródromos, com impactos no Centro de Gerenciamento de Navegação Aérea-CGNA, nas torres de controle-TWR e nos Centro de Operação Aeroportuária-COA. É relevante que os Centros Meteorológicos de Aeródromo Classe I do SBGL e SBGR, operados pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária-INFRAERO, disponham de um auxílio na vigilância e previsão. Foi realizada a análise Estatística das variáveis meteorológicas, temperatura do ar (T), pressão atmosférica (P), direção e velocidade do vento horizontal (Vh), extraídas de informações METAR-SPECI da Rede de Meteorologia do Comando da Aeronáutica-REDEMET, da base de dados histórica de dez anos dos eventos de nevoeiro que ocasionaram restrição operacional no SBGL e SBGR. Os dados das variáveis foram trabalhados mediante o uso de planilha EXCEL resultando: no SBGL (T) variou de 15C a 23C, (P) de 1014hPa a 1026hPa e predomina o nevoeiro do tipo radiação seguido por advecção, enquanto no SBGR (T) variou de 5C a 19C, (P) variou de 1011hPa a 1031hPa e predomina nevoeiro do tipo advecção. Os horários de formação, duração e predominância do nevoeiro é das 07:00 até 12:00UTC. A resposta do modelo de regressão linear (R2) foi: em junho-julho no SBGL o modelo é adequado para direção (85%) e velocidade do vento horizontal (98%), no SBGR o modelo é satisfatório para (T) (62%) e satisfatório para velocidade do vento horizontal (57%). Em agosto-setembro no SBGL o modelo é adequado para (P) (93%), satisfatório (T) (59%) e direção do vento horizontal (59%); enquanto no SBGR é satisfatório para (T) (61%), para se vigiar e prever, mediante tendência, a ocorrência do nevoeiro no SBGL e SBGR com 72h, 48h e 24h de antecedência. |
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Com foco na segurança de voo e operacional é realizado um diagnóstico dos eventos de nevoeiro e a construção de um modelo estatístico de regressão linear de vigilância e previsão, tipo tendência, para os aeródromos internacionais do Rio de Janeiro-Galeão-SBGL Maestro Antônio Carlos Jobim e de São Paulo-Guarulhos-SBGR Governador André Franco Montoro, de junho a setembro de 2003 a 2012. Nesses meses serão realizados a Copa do Mundo de Futebol-2014, cujo movimento anual previsto de passageiros e aeronaves poderá ser, respectivamente, de 27milhões/200mil a 45milhões/370mil; enquanto nas Olimpíadas e Paraolimpíadas-2016, respectivamente, de 31milhões/230mil a 55milhões/420mil. É provável que esse movimento ocasione uma carga adicional de trabalho aos operadores e provedores de serviços, a infraestrutura aeroportuária e de navegação aérea, para manter a segurança de voo e operacional dos aeródromos e a operação do sistema de aviação civil do Brasil. Num cenário de teto e visibilidade horizontal abaixo dos mínimos meteorológicos poderá haver restrição na operação desses aeródromos, com impactos no Centro de Gerenciamento de Navegação Aérea-CGNA, nas torres de controle-TWR e nos Centro de Operação Aeroportuária-COA. É relevante que os Centros Meteorológicos de Aeródromo Classe I do SBGL e SBGR, operados pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária-INFRAERO, disponham de um auxílio na vigilância e previsão. Foi realizada a análise Estatística das variáveis meteorológicas, temperatura do ar (T), pressão atmosférica (P), direção e velocidade do vento horizontal (Vh), extraídas de informações METAR-SPECI da Rede de Meteorologia do Comando da Aeronáutica-REDEMET, da base de dados histórica de dez anos dos eventos de nevoeiro que ocasionaram restrição operacional no SBGL e SBGR. Os dados das variáveis foram trabalhados mediante o uso de planilha EXCEL resultando: no SBGL (T) variou de 15C a 23C, (P) de 1014hPa a 1026hPa e predomina o nevoeiro do tipo radiação seguido por advecção, enquanto no SBGR (T) variou de 5C a 19C, (P) variou de 1011hPa a 1031hPa e predomina nevoeiro do tipo advecção. Os horários de formação, duração e predominância do nevoeiro é das 07:00 até 12:00UTC. A resposta do modelo de regressão linear (R2) foi: em junho-julho no SBGL o modelo é adequado para direção (85%) e velocidade do vento horizontal (98%), no SBGR o modelo é satisfatório para (T) (62%) e satisfatório para velocidade do vento horizontal (57%). Em agosto-setembro no SBGL o modelo é adequado para (P) (93%), satisfatório (T) (59%) e direção do vento horizontal (59%); enquanto no SBGR é satisfatório para (T) (61%), para se vigiar e prever, mediante tendência, a ocorrência do nevoeiro no SBGL e SBGR com 72h, 48h e 24h de antecedência. |
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