SynFlight : um sistema de comunicação aeronáutico tolerante a interrupções
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
Texto Completo: | http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3130 |
Resumo: | Esta tese propõe e investiga um sistema de comunicação aeronáutico que reduz a degradação de desempenho do protocolo TCP em cenários onde a comunicação é frequentemente interrompida. O sistema proposto adota a suite de protocolos MIPv6 e sua extensão NEMO para gerenciar a mobilidade do roteador móvel responsável pela conexão entre a rede aviônica e a rede terrestre, o que também inclui a inserção de novas entidades de rede neste roteador e nos agentes locais (home agents) para que possa ser aumentado o desempenho do protocolo TCP quando é realizado o percurso de uma rota aérea. As seguintes entidades são desenvolvidas: (i) Uma entidade notificadora do estado de enlace, responsável pela identificação do estado de conectividade do enlace aéreo-terrestre; (ii) Uma entidade gerenciadora da rota aérea, dedicada ao processamento das informações sobre a rota e que também estima os períodos de tempo utilizados nas transmissões e ocorridas nas interrupções; (iii) Uma entidade que modifica o protocolo TCP e que implementa o ajuste de parâmetros e que também utiliza uma máquina de estados que determina as transmissões e as interrupções na execução do protocolo; e (iv) Uma camada de convergência que estabelece a comunicação entre as entidades definidas nos itens (ii) e (iii) acima. O desempenho do sistema de comunicação é obtido ajustando os parâmetros do temporizador de retransmissão e da janela de congestão do protocolo TCP. Os resultados indicam que o sistema proposto se mostra efetivo para lidar com as interrupções, além de apresentar um desempenho superior àqueles obtidos com o uso de protocolos convencionais. |
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SynFlight : um sistema de comunicação aeronáutico tolerante a interrupçõesTCP (protocolo de comunicação)Avaliação de desempenhoTransmissão de dadosProtocolos de comunicaçãoRedes de comunicaçãoTelecomunicaçõesEngenharia eletrônicaComputaçãoEsta tese propõe e investiga um sistema de comunicação aeronáutico que reduz a degradação de desempenho do protocolo TCP em cenários onde a comunicação é frequentemente interrompida. O sistema proposto adota a suite de protocolos MIPv6 e sua extensão NEMO para gerenciar a mobilidade do roteador móvel responsável pela conexão entre a rede aviônica e a rede terrestre, o que também inclui a inserção de novas entidades de rede neste roteador e nos agentes locais (home agents) para que possa ser aumentado o desempenho do protocolo TCP quando é realizado o percurso de uma rota aérea. As seguintes entidades são desenvolvidas: (i) Uma entidade notificadora do estado de enlace, responsável pela identificação do estado de conectividade do enlace aéreo-terrestre; (ii) Uma entidade gerenciadora da rota aérea, dedicada ao processamento das informações sobre a rota e que também estima os períodos de tempo utilizados nas transmissões e ocorridas nas interrupções; (iii) Uma entidade que modifica o protocolo TCP e que implementa o ajuste de parâmetros e que também utiliza uma máquina de estados que determina as transmissões e as interrupções na execução do protocolo; e (iv) Uma camada de convergência que estabelece a comunicação entre as entidades definidas nos itens (ii) e (iii) acima. O desempenho do sistema de comunicação é obtido ajustando os parâmetros do temporizador de retransmissão e da janela de congestão do protocolo TCP. Os resultados indicam que o sistema proposto se mostra efetivo para lidar com as interrupções, além de apresentar um desempenho superior àqueles obtidos com o uso de protocolos convencionais.Instituto Tecnológico de AeronáuticaAlessandro AnzaloniRafael de Amorim Silva2014-12-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3130reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:05:06Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:3130http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:41:08.65Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue |
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Esta tese propõe e investiga um sistema de comunicação aeronáutico que reduz a degradação de desempenho do protocolo TCP em cenários onde a comunicação é frequentemente interrompida. O sistema proposto adota a suite de protocolos MIPv6 e sua extensão NEMO para gerenciar a mobilidade do roteador móvel responsável pela conexão entre a rede aviônica e a rede terrestre, o que também inclui a inserção de novas entidades de rede neste roteador e nos agentes locais (home agents) para que possa ser aumentado o desempenho do protocolo TCP quando é realizado o percurso de uma rota aérea. As seguintes entidades são desenvolvidas: (i) Uma entidade notificadora do estado de enlace, responsável pela identificação do estado de conectividade do enlace aéreo-terrestre; (ii) Uma entidade gerenciadora da rota aérea, dedicada ao processamento das informações sobre a rota e que também estima os períodos de tempo utilizados nas transmissões e ocorridas nas interrupções; (iii) Uma entidade que modifica o protocolo TCP e que implementa o ajuste de parâmetros e que também utiliza uma máquina de estados que determina as transmissões e as interrupções na execução do protocolo; e (iv) Uma camada de convergência que estabelece a comunicação entre as entidades definidas nos itens (ii) e (iii) acima. O desempenho do sistema de comunicação é obtido ajustando os parâmetros do temporizador de retransmissão e da janela de congestão do protocolo TCP. Os resultados indicam que o sistema proposto se mostra efetivo para lidar com as interrupções, além de apresentar um desempenho superior àqueles obtidos com o uso de protocolos convencionais. |
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Esta tese propõe e investiga um sistema de comunicação aeronáutico que reduz a degradação de desempenho do protocolo TCP em cenários onde a comunicação é frequentemente interrompida. O sistema proposto adota a suite de protocolos MIPv6 e sua extensão NEMO para gerenciar a mobilidade do roteador móvel responsável pela conexão entre a rede aviônica e a rede terrestre, o que também inclui a inserção de novas entidades de rede neste roteador e nos agentes locais (home agents) para que possa ser aumentado o desempenho do protocolo TCP quando é realizado o percurso de uma rota aérea. As seguintes entidades são desenvolvidas: (i) Uma entidade notificadora do estado de enlace, responsável pela identificação do estado de conectividade do enlace aéreo-terrestre; (ii) Uma entidade gerenciadora da rota aérea, dedicada ao processamento das informações sobre a rota e que também estima os períodos de tempo utilizados nas transmissões e ocorridas nas interrupções; (iii) Uma entidade que modifica o protocolo TCP e que implementa o ajuste de parâmetros e que também utiliza uma máquina de estados que determina as transmissões e as interrupções na execução do protocolo; e (iv) Uma camada de convergência que estabelece a comunicação entre as entidades definidas nos itens (ii) e (iii) acima. O desempenho do sistema de comunicação é obtido ajustando os parâmetros do temporizador de retransmissão e da janela de congestão do protocolo TCP. Os resultados indicam que o sistema proposto se mostra efetivo para lidar com as interrupções, além de apresentar um desempenho superior àqueles obtidos com o uso de protocolos convencionais. |
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