Blast - efeitos da onda de choque no ser humano e nas estruturas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wilson Carlos Lopes Silva
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
Texto Completo: http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=467
Resumo: A detonação de um explosivo resulta na produção e violenta liberação de gases comprimidos. A energia produzida propaga-se rapidamente através do meio (ar ou água), provocando variações de pressão, formando uma onda explosiva, que se propaga com velocidade superior a do som. Esta frente de onda, com elevada pressão dinâmica e velocidade supersônica, é conhecida como onda de choque que confere a detonação um enorme poder de ruptura. O efeito terminal desta onda de choque é denominado Sopro ou "Blast Effect". Este trabalho estuda o efeito de sopro gerado por uma onda de choque sobre pessoas e estruturas, descreve os danos causados ao corpo humano pelo aumento brusco e repentino da pressão atmosférica, define distâncias de segurança para proteção de pessoal contra o efeito de sopro e a relação entre pressão de detonação e massa de explosivo, visando otimizar a quantidade de explosivos, bem como a sua distância ao alvo estrutural que se pretende neutralizar. Através de métodos e equações matemáticas, pode-se calcular a pressão gerada pela onda de choque resultante da detonação de certa quantidade de explosivo químico, a uma determinada distância do foco. Dados experimentais relativos aos limites suportados pelo homem e por determinadas estruturas são disponíveis na literatura. Assim, aliando-se as bases teórica e experimental, é possível, com o relacionamento desses parâmetros, elaborar tabelas dinâmicas em planilhas eletrônicas, gerando gráficos de rápida leitura que possam auxiliar a tomada de decisões de profissionais que lidam com o efeito de sopro causado pela detonação de artefatos explosivos militares ou improvisados, visando estabelecer procedimentos para a proteção de pessoas e bens materiais, ou a provocação de danos em um alvo específico.
id ITA_a80d2959b89ed485414169c79fa58967
oai_identifier_str oai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:467
network_acronym_str ITA
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
spelling Blast - efeitos da onda de choque no ser humano e nas estruturas.ExplosivosOndas de choqueEfeitos da pressãoCabeça-de-guerraAnálise numéricaOndas de detonaçãoEfeitos fisiológicosEfeitos ambientaisEngenharia químicaA detonação de um explosivo resulta na produção e violenta liberação de gases comprimidos. A energia produzida propaga-se rapidamente através do meio (ar ou água), provocando variações de pressão, formando uma onda explosiva, que se propaga com velocidade superior a do som. Esta frente de onda, com elevada pressão dinâmica e velocidade supersônica, é conhecida como onda de choque que confere a detonação um enorme poder de ruptura. O efeito terminal desta onda de choque é denominado Sopro ou "Blast Effect". Este trabalho estuda o efeito de sopro gerado por uma onda de choque sobre pessoas e estruturas, descreve os danos causados ao corpo humano pelo aumento brusco e repentino da pressão atmosférica, define distâncias de segurança para proteção de pessoal contra o efeito de sopro e a relação entre pressão de detonação e massa de explosivo, visando otimizar a quantidade de explosivos, bem como a sua distância ao alvo estrutural que se pretende neutralizar. Através de métodos e equações matemáticas, pode-se calcular a pressão gerada pela onda de choque resultante da detonação de certa quantidade de explosivo químico, a uma determinada distância do foco. Dados experimentais relativos aos limites suportados pelo homem e por determinadas estruturas são disponíveis na literatura. Assim, aliando-se as bases teórica e experimental, é possível, com o relacionamento desses parâmetros, elaborar tabelas dinâmicas em planilhas eletrônicas, gerando gráficos de rápida leitura que possam auxiliar a tomada de decisões de profissionais que lidam com o efeito de sopro causado pela detonação de artefatos explosivos militares ou improvisados, visando estabelecer procedimentos para a proteção de pessoas e bens materiais, ou a provocação de danos em um alvo específico.Instituto Tecnológico de AeronáuticaKoshun IhaWilson Carlos Lopes Silva2007-12-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=467reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:01:48Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:467http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:33:21.972Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue
dc.title.none.fl_str_mv Blast - efeitos da onda de choque no ser humano e nas estruturas.
title Blast - efeitos da onda de choque no ser humano e nas estruturas.
spellingShingle Blast - efeitos da onda de choque no ser humano e nas estruturas.
Wilson Carlos Lopes Silva
Explosivos
Ondas de choque
Efeitos da pressão
Cabeça-de-guerra
Análise numérica
Ondas de detonação
Efeitos fisiológicos
Efeitos ambientais
Engenharia química
title_short Blast - efeitos da onda de choque no ser humano e nas estruturas.
title_full Blast - efeitos da onda de choque no ser humano e nas estruturas.
title_fullStr Blast - efeitos da onda de choque no ser humano e nas estruturas.
title_full_unstemmed Blast - efeitos da onda de choque no ser humano e nas estruturas.
title_sort Blast - efeitos da onda de choque no ser humano e nas estruturas.
author Wilson Carlos Lopes Silva
author_facet Wilson Carlos Lopes Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Koshun Iha
dc.contributor.author.fl_str_mv Wilson Carlos Lopes Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Explosivos
Ondas de choque
Efeitos da pressão
Cabeça-de-guerra
Análise numérica
Ondas de detonação
Efeitos fisiológicos
Efeitos ambientais
Engenharia química
topic Explosivos
Ondas de choque
Efeitos da pressão
Cabeça-de-guerra
Análise numérica
Ondas de detonação
Efeitos fisiológicos
Efeitos ambientais
Engenharia química
dc.description.none.fl_txt_mv A detonação de um explosivo resulta na produção e violenta liberação de gases comprimidos. A energia produzida propaga-se rapidamente através do meio (ar ou água), provocando variações de pressão, formando uma onda explosiva, que se propaga com velocidade superior a do som. Esta frente de onda, com elevada pressão dinâmica e velocidade supersônica, é conhecida como onda de choque que confere a detonação um enorme poder de ruptura. O efeito terminal desta onda de choque é denominado Sopro ou "Blast Effect". Este trabalho estuda o efeito de sopro gerado por uma onda de choque sobre pessoas e estruturas, descreve os danos causados ao corpo humano pelo aumento brusco e repentino da pressão atmosférica, define distâncias de segurança para proteção de pessoal contra o efeito de sopro e a relação entre pressão de detonação e massa de explosivo, visando otimizar a quantidade de explosivos, bem como a sua distância ao alvo estrutural que se pretende neutralizar. Através de métodos e equações matemáticas, pode-se calcular a pressão gerada pela onda de choque resultante da detonação de certa quantidade de explosivo químico, a uma determinada distância do foco. Dados experimentais relativos aos limites suportados pelo homem e por determinadas estruturas são disponíveis na literatura. Assim, aliando-se as bases teórica e experimental, é possível, com o relacionamento desses parâmetros, elaborar tabelas dinâmicas em planilhas eletrônicas, gerando gráficos de rápida leitura que possam auxiliar a tomada de decisões de profissionais que lidam com o efeito de sopro causado pela detonação de artefatos explosivos militares ou improvisados, visando estabelecer procedimentos para a proteção de pessoas e bens materiais, ou a provocação de danos em um alvo específico.
description A detonação de um explosivo resulta na produção e violenta liberação de gases comprimidos. A energia produzida propaga-se rapidamente através do meio (ar ou água), provocando variações de pressão, formando uma onda explosiva, que se propaga com velocidade superior a do som. Esta frente de onda, com elevada pressão dinâmica e velocidade supersônica, é conhecida como onda de choque que confere a detonação um enorme poder de ruptura. O efeito terminal desta onda de choque é denominado Sopro ou "Blast Effect". Este trabalho estuda o efeito de sopro gerado por uma onda de choque sobre pessoas e estruturas, descreve os danos causados ao corpo humano pelo aumento brusco e repentino da pressão atmosférica, define distâncias de segurança para proteção de pessoal contra o efeito de sopro e a relação entre pressão de detonação e massa de explosivo, visando otimizar a quantidade de explosivos, bem como a sua distância ao alvo estrutural que se pretende neutralizar. Através de métodos e equações matemáticas, pode-se calcular a pressão gerada pela onda de choque resultante da detonação de certa quantidade de explosivo químico, a uma determinada distância do foco. Dados experimentais relativos aos limites suportados pelo homem e por determinadas estruturas são disponíveis na literatura. Assim, aliando-se as bases teórica e experimental, é possível, com o relacionamento desses parâmetros, elaborar tabelas dinâmicas em planilhas eletrônicas, gerando gráficos de rápida leitura que possam auxiliar a tomada de decisões de profissionais que lidam com o efeito de sopro causado pela detonação de artefatos explosivos militares ou improvisados, visando estabelecer procedimentos para a proteção de pessoas e bens materiais, ou a provocação de danos em um alvo específico.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=467
url http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=467
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname:Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron:ITA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname_str Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron_str ITA
institution ITA
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica
repository.mail.fl_str_mv
subject_por_txtF_mv Explosivos
Ondas de choque
Efeitos da pressão
Cabeça-de-guerra
Análise numérica
Ondas de detonação
Efeitos fisiológicos
Efeitos ambientais
Engenharia química
_version_ 1706809258290446336