Calculo do parâmetro 'MINDEFF' pelo método multicanal de Schwinger para Positrons.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Euclimar Passos da Silva
Data de Publicação: 1993
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
Texto Completo: http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1722
Resumo: Nesta tese, construimos um codigo computacional para calcular o parametro Z(eff) (um parametro de aniquilacao de positrons em ambientes atomicos e/ou moleculares), que pode ser aplicado em geral a atomos e moleculas. Utilizamos o Metodo Multicanal de Schwinger para Positrons (MMSP) para calcular tanto o parametro Z(eff), quanto as secoes de choque elasticas integrais para o espalhamento positron-atomo e positron-molecula. E a primeiravez que a funcao de onda de (N+1) particulas deste metodo e utilizada para o calculo de uma propriedade diferente da usual amplitude de espalhamento. Esta maneira de calcular o Z(eff) e completamente ab initio no sentido dado pela Quimica Quantica. Como resultado destas primeiras aplicacoes obtivemos 4,19 e 13,63 para o Z(eff) do He e H2, respectivamente. Ambas para energias termicas (aproximadamente 0,025eV). Nossos resultados concordam bem com os dados experimentais disponiveis.
id ITA_aa94d80ea7c1930363e9a5f6e39cf665
oai_identifier_str oai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:1722
network_acronym_str ITA
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
spelling Calculo do parâmetro 'MINDEFF' pelo método multicanal de Schwinger para Positrons.PositronsFísicaFísica molecularFísica nuclearNesta tese, construimos um codigo computacional para calcular o parametro Z(eff) (um parametro de aniquilacao de positrons em ambientes atomicos e/ou moleculares), que pode ser aplicado em geral a atomos e moleculas. Utilizamos o Metodo Multicanal de Schwinger para Positrons (MMSP) para calcular tanto o parametro Z(eff), quanto as secoes de choque elasticas integrais para o espalhamento positron-atomo e positron-molecula. E a primeiravez que a funcao de onda de (N+1) particulas deste metodo e utilizada para o calculo de uma propriedade diferente da usual amplitude de espalhamento. Esta maneira de calcular o Z(eff) e completamente ab initio no sentido dado pela Quimica Quantica. Como resultado destas primeiras aplicacoes obtivemos 4,19 e 13,63 para o Z(eff) do He e H2, respectivamente. Ambas para energias termicas (aproximadamente 0,025eV). Nossos resultados concordam bem com os dados experimentais disponiveis.Instituto Tecnológico de AeronáuticaMarco Aurelio Pinheiro LimaEuclimar Passos da Silva1993-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1722reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:02:48Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:1722http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:37:04.515Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue
dc.title.none.fl_str_mv Calculo do parâmetro 'MINDEFF' pelo método multicanal de Schwinger para Positrons.
title Calculo do parâmetro 'MINDEFF' pelo método multicanal de Schwinger para Positrons.
spellingShingle Calculo do parâmetro 'MINDEFF' pelo método multicanal de Schwinger para Positrons.
Euclimar Passos da Silva
Positrons
Física
Física molecular
Física nuclear
title_short Calculo do parâmetro 'MINDEFF' pelo método multicanal de Schwinger para Positrons.
title_full Calculo do parâmetro 'MINDEFF' pelo método multicanal de Schwinger para Positrons.
title_fullStr Calculo do parâmetro 'MINDEFF' pelo método multicanal de Schwinger para Positrons.
title_full_unstemmed Calculo do parâmetro 'MINDEFF' pelo método multicanal de Schwinger para Positrons.
title_sort Calculo do parâmetro 'MINDEFF' pelo método multicanal de Schwinger para Positrons.
author Euclimar Passos da Silva
author_facet Euclimar Passos da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marco Aurelio Pinheiro Lima
dc.contributor.author.fl_str_mv Euclimar Passos da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Positrons
Física
Física molecular
Física nuclear
topic Positrons
Física
Física molecular
Física nuclear
dc.description.none.fl_txt_mv Nesta tese, construimos um codigo computacional para calcular o parametro Z(eff) (um parametro de aniquilacao de positrons em ambientes atomicos e/ou moleculares), que pode ser aplicado em geral a atomos e moleculas. Utilizamos o Metodo Multicanal de Schwinger para Positrons (MMSP) para calcular tanto o parametro Z(eff), quanto as secoes de choque elasticas integrais para o espalhamento positron-atomo e positron-molecula. E a primeiravez que a funcao de onda de (N+1) particulas deste metodo e utilizada para o calculo de uma propriedade diferente da usual amplitude de espalhamento. Esta maneira de calcular o Z(eff) e completamente ab initio no sentido dado pela Quimica Quantica. Como resultado destas primeiras aplicacoes obtivemos 4,19 e 13,63 para o Z(eff) do He e H2, respectivamente. Ambas para energias termicas (aproximadamente 0,025eV). Nossos resultados concordam bem com os dados experimentais disponiveis.
description Nesta tese, construimos um codigo computacional para calcular o parametro Z(eff) (um parametro de aniquilacao de positrons em ambientes atomicos e/ou moleculares), que pode ser aplicado em geral a atomos e moleculas. Utilizamos o Metodo Multicanal de Schwinger para Positrons (MMSP) para calcular tanto o parametro Z(eff), quanto as secoes de choque elasticas integrais para o espalhamento positron-atomo e positron-molecula. E a primeiravez que a funcao de onda de (N+1) particulas deste metodo e utilizada para o calculo de uma propriedade diferente da usual amplitude de espalhamento. Esta maneira de calcular o Z(eff) e completamente ab initio no sentido dado pela Quimica Quantica. Como resultado destas primeiras aplicacoes obtivemos 4,19 e 13,63 para o Z(eff) do He e H2, respectivamente. Ambas para energias termicas (aproximadamente 0,025eV). Nossos resultados concordam bem com os dados experimentais disponiveis.
publishDate 1993
dc.date.none.fl_str_mv 1993-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
status_str publishedVersion
format doctoralThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1722
url http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1722
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname:Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron:ITA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname_str Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron_str ITA
institution ITA
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica
repository.mail.fl_str_mv
subject_por_txtF_mv Positrons
Física
Física molecular
Física nuclear
_version_ 1706809273917374464