Estudo da influência da temperatura na cura de um geopolímero à base metacaulinita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernanda Gomes Mendes Aredes
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
Texto Completo: http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2156
Resumo: As propriedades finais e aplicações dos materiais geopoliméricos dependem, dentre diversos fatores, dos precursores e do tratamento térmico. O objetivo deste trabalho foi estudar a influência do tratamento térmico de amostras de um geopolímero comercial à base metacaulinita. As amostras foram preparadas nas seguintes condições experimentais: (a) cura a temperatura ambiente por 8 h e (b) cura a 55, 65 e 80 C por 1 h. Após um período de pós-cura de 28 dias a temperatura ambiente, as amostras foram analisadas por meio das seguintes técnicas: Difração de Raios-X (DRX), Espectroscopia de Absorção na Região do Infra-vermelho com Transformada de Fourier (FT-IR), Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV) e resistência à compressão. Além das técnicas citadas, determinou-se a densidade de Arquimedes, porosidade e distribuição de poros por Porosimetria de Mercúrio (MIP) e Picnometria de Hélio. Pode-se verificar que todas as amostras são amorfas, independentemente do tratamento térmico. A amostra preparada a 65 C apresentou a maior resistência à compressão e a maior extensão de cura que foi determinada por meio da razão entre as áreas integradas das bandas em 792 cm-1 e 469 cm-1, atribuídas aos modos normais de vibração de estiramento do alumínio tetracoordenado e de deformação do grupo Si-O, respectivamente. A presença de Al3+ tetracoordenado está relacionada à formação de geopolímeros. As análises de porosidade e distribuição dos poros mostraram que o geopolímero preparado a 65 C apresentou uma menor quantidade de poros fechados e aumento da quantidade de mesoporos. A água liberada no processo de geopolimerização é responsável pela formação de poros nas amostras. Inicialmente, a água é utilizada no processo de dissolução dos precursores.
id ITA_ac4ac17dea3ed94e2e54c53cb88baf67
oai_identifier_str oai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:2156
network_acronym_str ITA
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
spelling Estudo da influência da temperatura na cura de um geopolímero à base metacaulinitaPorosidadeMateriais compósitosTratamento térmicoEngenharia de materiaisAs propriedades finais e aplicações dos materiais geopoliméricos dependem, dentre diversos fatores, dos precursores e do tratamento térmico. O objetivo deste trabalho foi estudar a influência do tratamento térmico de amostras de um geopolímero comercial à base metacaulinita. As amostras foram preparadas nas seguintes condições experimentais: (a) cura a temperatura ambiente por 8 h e (b) cura a 55, 65 e 80 C por 1 h. Após um período de pós-cura de 28 dias a temperatura ambiente, as amostras foram analisadas por meio das seguintes técnicas: Difração de Raios-X (DRX), Espectroscopia de Absorção na Região do Infra-vermelho com Transformada de Fourier (FT-IR), Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV) e resistência à compressão. Além das técnicas citadas, determinou-se a densidade de Arquimedes, porosidade e distribuição de poros por Porosimetria de Mercúrio (MIP) e Picnometria de Hélio. Pode-se verificar que todas as amostras são amorfas, independentemente do tratamento térmico. A amostra preparada a 65 C apresentou a maior resistência à compressão e a maior extensão de cura que foi determinada por meio da razão entre as áreas integradas das bandas em 792 cm-1 e 469 cm-1, atribuídas aos modos normais de vibração de estiramento do alumínio tetracoordenado e de deformação do grupo Si-O, respectivamente. A presença de Al3+ tetracoordenado está relacionada à formação de geopolímeros. As análises de porosidade e distribuição dos poros mostraram que o geopolímero preparado a 65 C apresentou uma menor quantidade de poros fechados e aumento da quantidade de mesoporos. A água liberada no processo de geopolimerização é responsável pela formação de poros nas amostras. Inicialmente, a água é utilizada no processo de dissolução dos precursores.Instituto Tecnológico de AeronáuticaDeborah Dibbern BrunelliFernanda Gomes Mendes Aredes2012-11-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2156reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:04:16Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:2156http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:38:23.884Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue
dc.title.none.fl_str_mv Estudo da influência da temperatura na cura de um geopolímero à base metacaulinita
title Estudo da influência da temperatura na cura de um geopolímero à base metacaulinita
spellingShingle Estudo da influência da temperatura na cura de um geopolímero à base metacaulinita
Fernanda Gomes Mendes Aredes
Porosidade
Materiais compósitos
Tratamento térmico
Engenharia de materiais
title_short Estudo da influência da temperatura na cura de um geopolímero à base metacaulinita
title_full Estudo da influência da temperatura na cura de um geopolímero à base metacaulinita
title_fullStr Estudo da influência da temperatura na cura de um geopolímero à base metacaulinita
title_full_unstemmed Estudo da influência da temperatura na cura de um geopolímero à base metacaulinita
title_sort Estudo da influência da temperatura na cura de um geopolímero à base metacaulinita
author Fernanda Gomes Mendes Aredes
author_facet Fernanda Gomes Mendes Aredes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Deborah Dibbern Brunelli
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernanda Gomes Mendes Aredes
dc.subject.por.fl_str_mv Porosidade
Materiais compósitos
Tratamento térmico
Engenharia de materiais
topic Porosidade
Materiais compósitos
Tratamento térmico
Engenharia de materiais
dc.description.none.fl_txt_mv As propriedades finais e aplicações dos materiais geopoliméricos dependem, dentre diversos fatores, dos precursores e do tratamento térmico. O objetivo deste trabalho foi estudar a influência do tratamento térmico de amostras de um geopolímero comercial à base metacaulinita. As amostras foram preparadas nas seguintes condições experimentais: (a) cura a temperatura ambiente por 8 h e (b) cura a 55, 65 e 80 C por 1 h. Após um período de pós-cura de 28 dias a temperatura ambiente, as amostras foram analisadas por meio das seguintes técnicas: Difração de Raios-X (DRX), Espectroscopia de Absorção na Região do Infra-vermelho com Transformada de Fourier (FT-IR), Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV) e resistência à compressão. Além das técnicas citadas, determinou-se a densidade de Arquimedes, porosidade e distribuição de poros por Porosimetria de Mercúrio (MIP) e Picnometria de Hélio. Pode-se verificar que todas as amostras são amorfas, independentemente do tratamento térmico. A amostra preparada a 65 C apresentou a maior resistência à compressão e a maior extensão de cura que foi determinada por meio da razão entre as áreas integradas das bandas em 792 cm-1 e 469 cm-1, atribuídas aos modos normais de vibração de estiramento do alumínio tetracoordenado e de deformação do grupo Si-O, respectivamente. A presença de Al3+ tetracoordenado está relacionada à formação de geopolímeros. As análises de porosidade e distribuição dos poros mostraram que o geopolímero preparado a 65 C apresentou uma menor quantidade de poros fechados e aumento da quantidade de mesoporos. A água liberada no processo de geopolimerização é responsável pela formação de poros nas amostras. Inicialmente, a água é utilizada no processo de dissolução dos precursores.
description As propriedades finais e aplicações dos materiais geopoliméricos dependem, dentre diversos fatores, dos precursores e do tratamento térmico. O objetivo deste trabalho foi estudar a influência do tratamento térmico de amostras de um geopolímero comercial à base metacaulinita. As amostras foram preparadas nas seguintes condições experimentais: (a) cura a temperatura ambiente por 8 h e (b) cura a 55, 65 e 80 C por 1 h. Após um período de pós-cura de 28 dias a temperatura ambiente, as amostras foram analisadas por meio das seguintes técnicas: Difração de Raios-X (DRX), Espectroscopia de Absorção na Região do Infra-vermelho com Transformada de Fourier (FT-IR), Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV) e resistência à compressão. Além das técnicas citadas, determinou-se a densidade de Arquimedes, porosidade e distribuição de poros por Porosimetria de Mercúrio (MIP) e Picnometria de Hélio. Pode-se verificar que todas as amostras são amorfas, independentemente do tratamento térmico. A amostra preparada a 65 C apresentou a maior resistência à compressão e a maior extensão de cura que foi determinada por meio da razão entre as áreas integradas das bandas em 792 cm-1 e 469 cm-1, atribuídas aos modos normais de vibração de estiramento do alumínio tetracoordenado e de deformação do grupo Si-O, respectivamente. A presença de Al3+ tetracoordenado está relacionada à formação de geopolímeros. As análises de porosidade e distribuição dos poros mostraram que o geopolímero preparado a 65 C apresentou uma menor quantidade de poros fechados e aumento da quantidade de mesoporos. A água liberada no processo de geopolimerização é responsável pela formação de poros nas amostras. Inicialmente, a água é utilizada no processo de dissolução dos precursores.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2156
url http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2156
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname:Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron:ITA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname_str Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron_str ITA
institution ITA
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica
repository.mail.fl_str_mv
subject_por_txtF_mv Porosidade
Materiais compósitos
Tratamento térmico
Engenharia de materiais
_version_ 1706809280356679680