Estudo da configuração de rotas padrões de chegadas (STAR) RNAV através de simulação fast-time com a inclusão de rotas alternativas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
Texto Completo: | http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3355 |
Resumo: | Rotas alternativas de chegada em área de controle terminal (TMA) demonstram ser uma opção para o gerenciamento de tráfego aéreo lidar com o crescente volume de aeronaves e consequentes desafios impostos na otimização da navegação horizontal e vertical destas. Porém, para que elas avancem da pesquisa para a implementação, é preciso compreender alguns aspectos tanto do lado da operação da aeronave quanto do controle de tráfego aéreo e ainda integrá-las à complexidade do ambiente operacional de uma TMA. Nesse contexto, faz-se necessário explorar o layout das rotas padrão de chegada (STARs) e seus pontos de convergência, e conhecer recursos e métodos de gerenciamento de tráfego aéreo que viabilizem a criação de segmentos que gerem atrasos ou adiantamentos pré-programados. Tais segmentos não trariam prejuízos à navegação vertical mais eficiente planejada pelo FMS (Flight Management System) por diminuírem a necessidade do uso de procedimentos de espera e vetorações radar desde que sejam definidos antes do início da fase de descida do voo. Tal conclusão é baseada nos resultados obtidos em simulação fast time aplicada ao contexto da TMA de Brasília e Anápolis para as aeronaves com destino o Aeroporto Internacional de Brasília. |
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Estudo da configuração de rotas padrões de chegadas (STAR) RNAV através de simulação fast-time com a inclusão de rotas alternativasControle de tráfego aéreoRotas aéreasTráfego aéreoSimulaçãoTransportesRotas alternativas de chegada em área de controle terminal (TMA) demonstram ser uma opção para o gerenciamento de tráfego aéreo lidar com o crescente volume de aeronaves e consequentes desafios impostos na otimização da navegação horizontal e vertical destas. Porém, para que elas avancem da pesquisa para a implementação, é preciso compreender alguns aspectos tanto do lado da operação da aeronave quanto do controle de tráfego aéreo e ainda integrá-las à complexidade do ambiente operacional de uma TMA. Nesse contexto, faz-se necessário explorar o layout das rotas padrão de chegada (STARs) e seus pontos de convergência, e conhecer recursos e métodos de gerenciamento de tráfego aéreo que viabilizem a criação de segmentos que gerem atrasos ou adiantamentos pré-programados. Tais segmentos não trariam prejuízos à navegação vertical mais eficiente planejada pelo FMS (Flight Management System) por diminuírem a necessidade do uso de procedimentos de espera e vetorações radar desde que sejam definidos antes do início da fase de descida do voo. Tal conclusão é baseada nos resultados obtidos em simulação fast time aplicada ao contexto da TMA de Brasília e Anápolis para as aeronaves com destino o Aeroporto Internacional de Brasília.Instituto Tecnológico de AeronáuticaCarlos MüllerFernando Luiz Fantoni2015-10-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3355reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:05:10Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:3355http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:41:45.984Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue |
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