Regras práticas para apresentação de páginas Web em dispositivos fixos e móveis.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maria Luísa Lopes de Faria
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
Texto Completo: http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=373
Resumo: É notável o crescente número de usuários de dispositivos móveis que se beneficiam das tecnologias embarcadas nos atuais laptops, handhelds e smartphones, os quais possuem conexão wireless, Bluetooth, infravermelho entre outras tecnologias de comunicação. A crescente disponibilidade de dispositivos móveis com tecnologias de comunicação sem fio tem possibilitado que uma nova modalidade de ensino e aprendizagem - o Mobile Learning - seja implantada em vários níveis escolares. Mobile Learning ou m-Learning é definida como uma aprendizagem que acontece através de dispositivos móveis como Telefones Celulares, Personal Digital Assistants - PDAs, Laptops ou Tablet PCs. Por apresentarem constante inovação tecnológica e redução de preço, os alunos estão adquirindo estes novos dispositivos e utilizando-os como apoio às suas atividades acadêmicas. Muitas informações úteis aos alunos estão disponíveis na web. Tais informações encontram-se formatadas para visualização apenas em desktop e ocasionam falha nos browsers dos dispositivos móveis que tentam acessá-las. Para evitar essas falhas criam-se versões reduzidas de portais, em diferentes Uniform Resource Locator - URLs , e utilizam-se scripts que redirecionam os usuários para as versões de portais mais adequadas ao dispositivos utilizados. Este trabalho de pesquisa objetiva a apresentação de regras práticas para apresentação de páginas web a partir de uma única URL. Essas páginas se ajustam ao dispositivo que o usuário tem em mãos (desktop, notebook, handheld, ou telefone celular), sem a necessidade de um script de redirecionamento, de forma a otimizar a manutenção de dados e eliminar redundâncias ou inconsistências de informações.
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