Análise de circuitos de descarga de ar pressurizado para ventilação de equipamentos em vôo.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
Texto Completo: | http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=863 |
Resumo: | Sistemas que operam com dissipação de calor e estão instalados na região pressurizada de uma aeronave podem requerer ventilação forçada, sendo necessário rejeitar este calor para fora da aeronave. A rejeição deste calor ée feita por sistema dedicado de ventilação, descarregando ar pressurizado através de alguma válvula controlada pelo sistema de pressurização, ou por uma tubulação com restrição de vazão, como venturi ou placa de orifício. Neste caso, a vazão deve ser limitada de tal forma que não prejudique a operação do sistema de pressurização, mas deve ser suficiente para ventilar os componentes que dissipam calor. Simulações de escoamento de ar pressurizado de aeronaves em estrangulamentos devem ser feitos considerando compressibilidade e a possibilidade de ocorrência de ondas de choque (escoamento sônico). Neste trabalho ée apresentado um modelo para cálculo de perda de carga em venturi e placa de orifícios, incluindo em condições de formação de onda de choque. O principal objetivo ée simular o sistema de ventilação de um Chiller, que ée composto por dutos, curvas, venturi e placa de orifícios, e estimar a vazão do sistema de ventilação em vôo, considerando compressibilidade e ondas de choque. Os resultados do modelo são próximos de resultados de ensaios em vôo, comparações feitas para diversas altitudes. |
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Análise de circuitos de descarga de ar pressurizado para ventilação de equipamentos em vôo.Perda de carga (pressão)Placas perfuradasTubos de VenturiEquipamentos de aeronavesEscoamento bloqueadoPressurizaçãoVentilaçãoEngenharia aeronáuticaSistemas que operam com dissipação de calor e estão instalados na região pressurizada de uma aeronave podem requerer ventilação forçada, sendo necessário rejeitar este calor para fora da aeronave. A rejeição deste calor ée feita por sistema dedicado de ventilação, descarregando ar pressurizado através de alguma válvula controlada pelo sistema de pressurização, ou por uma tubulação com restrição de vazão, como venturi ou placa de orifício. Neste caso, a vazão deve ser limitada de tal forma que não prejudique a operação do sistema de pressurização, mas deve ser suficiente para ventilar os componentes que dissipam calor. Simulações de escoamento de ar pressurizado de aeronaves em estrangulamentos devem ser feitos considerando compressibilidade e a possibilidade de ocorrência de ondas de choque (escoamento sônico). Neste trabalho ée apresentado um modelo para cálculo de perda de carga em venturi e placa de orifícios, incluindo em condições de formação de onda de choque. O principal objetivo ée simular o sistema de ventilação de um Chiller, que ée composto por dutos, curvas, venturi e placa de orifícios, e estimar a vazão do sistema de ventilação em vôo, considerando compressibilidade e ondas de choque. Os resultados do modelo são próximos de resultados de ensaios em vôo, comparações feitas para diversas altitudes.Instituto Tecnológico de AeronáuticaDonizeti de AndradeLuis Carlos de Castro SantosRonaldo Queiroz Macedo2006-10-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=863reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:01:58Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:863http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:34:34.355Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue |
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