Estimativa de resistência de compressão após impacto em termos de mapa de atenuação ultrassônica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
Texto Completo: | http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2016 |
Resumo: | A utilização de materiais compósitos tem aumentado em alguns setores, principalmente no setor aeroespacial, pois este tipo de material alia alta resistência e leveza. No processo de fabricação podem ocorrer falhas e com isso são geradas descontinuidades nos materiais produzidos. O surgimento desse tipo de problema leva à necessidade de inspeção dos produtos fabricados. O ultrassom entra como ferramenta de avaliação do dano, capaz de constatar por meio de seus mapas qual é a extensão do dano, possibilitando a obtenção do raio equivalente. O trabalho correlaciona resultados obtidos em ensaios de ultrassom com ensaios de compressão após impacto, com dois critérios de falha: Whitney-Nuismer e Mar-Lin. Foram utilizados dois tipos de laminados com duas diferentes espessuras, que foram fabricados com laminado tipo tecido. Os resultados foram baseados nos dois critérios de falha utilizados, Whitney-Nuismer e Mar-Lin, e comparados com os resultados dos ensaios experimentais de ultrassom e compressão realizados. A proposta de utilização dos métodos para estimar a resistência residual das placas apresenta bons resultados, podendo ser utilizado em campo para avaliação de peças danificadas. |
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Estimativa de resistência de compressão após impacto em termos de mapa de atenuação ultrassônicaMateriais compósitosEnsaios por ultrassomAtenuaçãoEnsaios não-destrutivosResistência à compressãoEngenharia de materiaisA utilização de materiais compósitos tem aumentado em alguns setores, principalmente no setor aeroespacial, pois este tipo de material alia alta resistência e leveza. No processo de fabricação podem ocorrer falhas e com isso são geradas descontinuidades nos materiais produzidos. O surgimento desse tipo de problema leva à necessidade de inspeção dos produtos fabricados. O ultrassom entra como ferramenta de avaliação do dano, capaz de constatar por meio de seus mapas qual é a extensão do dano, possibilitando a obtenção do raio equivalente. O trabalho correlaciona resultados obtidos em ensaios de ultrassom com ensaios de compressão após impacto, com dois critérios de falha: Whitney-Nuismer e Mar-Lin. Foram utilizados dois tipos de laminados com duas diferentes espessuras, que foram fabricados com laminado tipo tecido. Os resultados foram baseados nos dois critérios de falha utilizados, Whitney-Nuismer e Mar-Lin, e comparados com os resultados dos ensaios experimentais de ultrassom e compressão realizados. A proposta de utilização dos métodos para estimar a resistência residual das placas apresenta bons resultados, podendo ser utilizado em campo para avaliação de peças danificadas.Instituto Tecnológico de AeronáuticaSérgio Frascino Müller de AlmeidaRenata Caldeira de Amorim2011-12-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2016reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:03:48Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:2016http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:38:03.084Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue |
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A utilização de materiais compósitos tem aumentado em alguns setores, principalmente no setor aeroespacial, pois este tipo de material alia alta resistência e leveza. No processo de fabricação podem ocorrer falhas e com isso são geradas descontinuidades nos materiais produzidos. O surgimento desse tipo de problema leva à necessidade de inspeção dos produtos fabricados. O ultrassom entra como ferramenta de avaliação do dano, capaz de constatar por meio de seus mapas qual é a extensão do dano, possibilitando a obtenção do raio equivalente. O trabalho correlaciona resultados obtidos em ensaios de ultrassom com ensaios de compressão após impacto, com dois critérios de falha: Whitney-Nuismer e Mar-Lin. Foram utilizados dois tipos de laminados com duas diferentes espessuras, que foram fabricados com laminado tipo tecido. Os resultados foram baseados nos dois critérios de falha utilizados, Whitney-Nuismer e Mar-Lin, e comparados com os resultados dos ensaios experimentais de ultrassom e compressão realizados. A proposta de utilização dos métodos para estimar a resistência residual das placas apresenta bons resultados, podendo ser utilizado em campo para avaliação de peças danificadas. |
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