Efeitos da flexibilização do transporte aéreo brasileiro sobre a concentração da indústria.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
Texto Completo: | http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2536 |
Resumo: | Este trabalho busca reunir e analisar informações sobre os efeitos que a flexibilização do transporte aéreo brasileiro trouxe sobre o mercado, em especial sobre a dinâmica da concentração do setor. Igualmente, mostraremos algumas medidas que são comumente utilizadas para se estudar a concentração de uma indústria e sua argumentação teórica. Neste trabalho optou-se por utilizar o índice Herfindhal-Hirschman. O índice se aproxima de zero no caso de mercado competitivo com um grande número de firmas, e se iguala a um no caso de monopólio, ou seja, nesta situação geralmente as empresas apresentam um alto poder de mercado, o que pode acarretar prejuízos para o consumidor. Logo, essa análise busca descobrir se o mercado de transporte aéreo doméstico está menos ou mais concentrado, para identificar se a flexibilização colaborou para desconcentrar o mercado. Ao longo do texto veremos que o mercado brasileiro apresenta características de oligopólio e aspectos em sua atual estrutura que colaboram para que o mercado mantenha-se concentrado, apesar das medidas de flexibilização adotadas pela autoridade aeronáutica. |
id |
ITA_c31ad003aabdccaca2cf2993752c7b11 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:2536 |
network_acronym_str |
ITA |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
spelling |
Efeitos da flexibilização do transporte aéreo brasileiro sobre a concentração da indústria.Transporte aéreoConcentração econômicaAvaliação de mercadoÍndices estatísticosTransportesEconomiaEste trabalho busca reunir e analisar informações sobre os efeitos que a flexibilização do transporte aéreo brasileiro trouxe sobre o mercado, em especial sobre a dinâmica da concentração do setor. Igualmente, mostraremos algumas medidas que são comumente utilizadas para se estudar a concentração de uma indústria e sua argumentação teórica. Neste trabalho optou-se por utilizar o índice Herfindhal-Hirschman. O índice se aproxima de zero no caso de mercado competitivo com um grande número de firmas, e se iguala a um no caso de monopólio, ou seja, nesta situação geralmente as empresas apresentam um alto poder de mercado, o que pode acarretar prejuízos para o consumidor. Logo, essa análise busca descobrir se o mercado de transporte aéreo doméstico está menos ou mais concentrado, para identificar se a flexibilização colaborou para desconcentrar o mercado. Ao longo do texto veremos que o mercado brasileiro apresenta características de oligopólio e aspectos em sua atual estrutura que colaboram para que o mercado mantenha-se concentrado, apesar das medidas de flexibilização adotadas pela autoridade aeronáutica. Instituto Tecnológico de AeronáuticaCarlos MüllerMarcelo Xavier Guterres2002-00-00info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2536reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:04:51Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:2536http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:39:24.373Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue |
dc.title.none.fl_str_mv |
Efeitos da flexibilização do transporte aéreo brasileiro sobre a concentração da indústria. |
title |
Efeitos da flexibilização do transporte aéreo brasileiro sobre a concentração da indústria. |
spellingShingle |
Efeitos da flexibilização do transporte aéreo brasileiro sobre a concentração da indústria. Marcelo Xavier Guterres Transporte aéreo Concentração econômica Avaliação de mercado Índices estatísticos Transportes Economia |
title_short |
Efeitos da flexibilização do transporte aéreo brasileiro sobre a concentração da indústria. |
title_full |
Efeitos da flexibilização do transporte aéreo brasileiro sobre a concentração da indústria. |
title_fullStr |
Efeitos da flexibilização do transporte aéreo brasileiro sobre a concentração da indústria. |
title_full_unstemmed |
Efeitos da flexibilização do transporte aéreo brasileiro sobre a concentração da indústria. |
title_sort |
Efeitos da flexibilização do transporte aéreo brasileiro sobre a concentração da indústria. |
author |
Marcelo Xavier Guterres |
author_facet |
Marcelo Xavier Guterres |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Carlos Müller |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marcelo Xavier Guterres |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transporte aéreo Concentração econômica Avaliação de mercado Índices estatísticos Transportes Economia |
topic |
Transporte aéreo Concentração econômica Avaliação de mercado Índices estatísticos Transportes Economia |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Este trabalho busca reunir e analisar informações sobre os efeitos que a flexibilização do transporte aéreo brasileiro trouxe sobre o mercado, em especial sobre a dinâmica da concentração do setor. Igualmente, mostraremos algumas medidas que são comumente utilizadas para se estudar a concentração de uma indústria e sua argumentação teórica. Neste trabalho optou-se por utilizar o índice Herfindhal-Hirschman. O índice se aproxima de zero no caso de mercado competitivo com um grande número de firmas, e se iguala a um no caso de monopólio, ou seja, nesta situação geralmente as empresas apresentam um alto poder de mercado, o que pode acarretar prejuízos para o consumidor. Logo, essa análise busca descobrir se o mercado de transporte aéreo doméstico está menos ou mais concentrado, para identificar se a flexibilização colaborou para desconcentrar o mercado. Ao longo do texto veremos que o mercado brasileiro apresenta características de oligopólio e aspectos em sua atual estrutura que colaboram para que o mercado mantenha-se concentrado, apesar das medidas de flexibilização adotadas pela autoridade aeronáutica. |
description |
Este trabalho busca reunir e analisar informações sobre os efeitos que a flexibilização do transporte aéreo brasileiro trouxe sobre o mercado, em especial sobre a dinâmica da concentração do setor. Igualmente, mostraremos algumas medidas que são comumente utilizadas para se estudar a concentração de uma indústria e sua argumentação teórica. Neste trabalho optou-se por utilizar o índice Herfindhal-Hirschman. O índice se aproxima de zero no caso de mercado competitivo com um grande número de firmas, e se iguala a um no caso de monopólio, ou seja, nesta situação geralmente as empresas apresentam um alto poder de mercado, o que pode acarretar prejuízos para o consumidor. Logo, essa análise busca descobrir se o mercado de transporte aéreo doméstico está menos ou mais concentrado, para identificar se a flexibilização colaborou para desconcentrar o mercado. Ao longo do texto veremos que o mercado brasileiro apresenta características de oligopólio e aspectos em sua atual estrutura que colaboram para que o mercado mantenha-se concentrado, apesar das medidas de flexibilização adotadas pela autoridade aeronáutica. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002-00-00 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2536 |
url |
http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2536 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Tecnológico de Aeronáutica |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Tecnológico de Aeronáutica |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA instname:Instituto Tecnológico de Aeronáutica instacron:ITA |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
instname_str |
Instituto Tecnológico de Aeronáutica |
instacron_str |
ITA |
institution |
ITA |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica |
repository.mail.fl_str_mv |
|
subject_por_txtF_mv |
Transporte aéreo Concentração econômica Avaliação de mercado Índices estatísticos Transportes Economia |
_version_ |
1706809287265746944 |