Aplicação de técnica de inversão dinâmica não-linear robusta no controle de aproximação de aeronaves.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wagner de Oliveira Carvalho
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
Texto Completo: http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1168
Resumo: Neste trabalho é apresentado o resultado para o projeto de lei de controle para uma função de controle automático da manobra de aproximação para pouso, somente o controle longitudinal, de uma aeronave comercial. Para tanto o projeto foi baseado na aplicação de duas técnicas, Inversão Dinâmica e H8 "loop shapping". A Inversão Dinâmica, utilizada na realimentação interna, tem o papel de generalizar a resposta do avião de forma a eliminar o processo de escalonamento de ganhos, geralmente utilizado para garantir o desempenho da função para todo o envelope operacional da aeronave. A técnica de H8 "loop shapping", utilizada na realimentação externa, tem o papel de garantir a robustez do controlador, tendo como resultados diretos o ajuste da resposta em malha aberta com base em um sistema de referência e uma margem de estabilidade, dada por um fator de compressão mínimo baseado na resposta em freqüência dos valores singulares do sistema em malha aberta. Com base nesse resultado foi possível concluir sobre a robustez do projeto a presença de variações e distúrbios na planta. O resultado final do controlador foi analisado no domínio da freqüência, por meio de gráfico de valor singular, e no domínio do tempo, com simulações da manobra de aproximação na presença de perturbações.
id ITA_c320b5beb241d36bb958d3196213cb98
oai_identifier_str oai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:1168
network_acronym_str ITA
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
spelling Aplicação de técnica de inversão dinâmica não-linear robusta no controle de aproximação de aeronaves.Controle automático de aterrissagemControle robustoPilotos automáticosControle longitudinalAeronaves comerciaisSistemas de aterrissagem por instrumentosControleEngenharia aeronáuticaNeste trabalho é apresentado o resultado para o projeto de lei de controle para uma função de controle automático da manobra de aproximação para pouso, somente o controle longitudinal, de uma aeronave comercial. Para tanto o projeto foi baseado na aplicação de duas técnicas, Inversão Dinâmica e H8 "loop shapping". A Inversão Dinâmica, utilizada na realimentação interna, tem o papel de generalizar a resposta do avião de forma a eliminar o processo de escalonamento de ganhos, geralmente utilizado para garantir o desempenho da função para todo o envelope operacional da aeronave. A técnica de H8 "loop shapping", utilizada na realimentação externa, tem o papel de garantir a robustez do controlador, tendo como resultados diretos o ajuste da resposta em malha aberta com base em um sistema de referência e uma margem de estabilidade, dada por um fator de compressão mínimo baseado na resposta em freqüência dos valores singulares do sistema em malha aberta. Com base nesse resultado foi possível concluir sobre a robustez do projeto a presença de variações e distúrbios na planta. O resultado final do controlador foi analisado no domínio da freqüência, por meio de gráfico de valor singular, e no domínio do tempo, com simulações da manobra de aproximação na presença de perturbações.Instituto Tecnológico de AeronáuticaPedro PaglioneWagner de Oliveira Carvalho2008-03-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1168reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:02:34Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:1168http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:35:34.38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue
dc.title.none.fl_str_mv Aplicação de técnica de inversão dinâmica não-linear robusta no controle de aproximação de aeronaves.
title Aplicação de técnica de inversão dinâmica não-linear robusta no controle de aproximação de aeronaves.
spellingShingle Aplicação de técnica de inversão dinâmica não-linear robusta no controle de aproximação de aeronaves.
Wagner de Oliveira Carvalho
Controle automático de aterrissagem
Controle robusto
Pilotos automáticos
Controle longitudinal
Aeronaves comerciais
Sistemas de aterrissagem por instrumentos
Controle
Engenharia aeronáutica
title_short Aplicação de técnica de inversão dinâmica não-linear robusta no controle de aproximação de aeronaves.
title_full Aplicação de técnica de inversão dinâmica não-linear robusta no controle de aproximação de aeronaves.
title_fullStr Aplicação de técnica de inversão dinâmica não-linear robusta no controle de aproximação de aeronaves.
title_full_unstemmed Aplicação de técnica de inversão dinâmica não-linear robusta no controle de aproximação de aeronaves.
title_sort Aplicação de técnica de inversão dinâmica não-linear robusta no controle de aproximação de aeronaves.
author Wagner de Oliveira Carvalho
author_facet Wagner de Oliveira Carvalho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pedro Paglione
dc.contributor.author.fl_str_mv Wagner de Oliveira Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Controle automático de aterrissagem
Controle robusto
Pilotos automáticos
Controle longitudinal
Aeronaves comerciais
Sistemas de aterrissagem por instrumentos
Controle
Engenharia aeronáutica
topic Controle automático de aterrissagem
Controle robusto
Pilotos automáticos
Controle longitudinal
Aeronaves comerciais
Sistemas de aterrissagem por instrumentos
Controle
Engenharia aeronáutica
dc.description.none.fl_txt_mv Neste trabalho é apresentado o resultado para o projeto de lei de controle para uma função de controle automático da manobra de aproximação para pouso, somente o controle longitudinal, de uma aeronave comercial. Para tanto o projeto foi baseado na aplicação de duas técnicas, Inversão Dinâmica e H8 "loop shapping". A Inversão Dinâmica, utilizada na realimentação interna, tem o papel de generalizar a resposta do avião de forma a eliminar o processo de escalonamento de ganhos, geralmente utilizado para garantir o desempenho da função para todo o envelope operacional da aeronave. A técnica de H8 "loop shapping", utilizada na realimentação externa, tem o papel de garantir a robustez do controlador, tendo como resultados diretos o ajuste da resposta em malha aberta com base em um sistema de referência e uma margem de estabilidade, dada por um fator de compressão mínimo baseado na resposta em freqüência dos valores singulares do sistema em malha aberta. Com base nesse resultado foi possível concluir sobre a robustez do projeto a presença de variações e distúrbios na planta. O resultado final do controlador foi analisado no domínio da freqüência, por meio de gráfico de valor singular, e no domínio do tempo, com simulações da manobra de aproximação na presença de perturbações.
description Neste trabalho é apresentado o resultado para o projeto de lei de controle para uma função de controle automático da manobra de aproximação para pouso, somente o controle longitudinal, de uma aeronave comercial. Para tanto o projeto foi baseado na aplicação de duas técnicas, Inversão Dinâmica e H8 "loop shapping". A Inversão Dinâmica, utilizada na realimentação interna, tem o papel de generalizar a resposta do avião de forma a eliminar o processo de escalonamento de ganhos, geralmente utilizado para garantir o desempenho da função para todo o envelope operacional da aeronave. A técnica de H8 "loop shapping", utilizada na realimentação externa, tem o papel de garantir a robustez do controlador, tendo como resultados diretos o ajuste da resposta em malha aberta com base em um sistema de referência e uma margem de estabilidade, dada por um fator de compressão mínimo baseado na resposta em freqüência dos valores singulares do sistema em malha aberta. Com base nesse resultado foi possível concluir sobre a robustez do projeto a presença de variações e distúrbios na planta. O resultado final do controlador foi analisado no domínio da freqüência, por meio de gráfico de valor singular, e no domínio do tempo, com simulações da manobra de aproximação na presença de perturbações.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-03-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1168
url http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1168
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname:Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron:ITA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname_str Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron_str ITA
institution ITA
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica
repository.mail.fl_str_mv
subject_por_txtF_mv Controle automático de aterrissagem
Controle robusto
Pilotos automáticos
Controle longitudinal
Aeronaves comerciais
Sistemas de aterrissagem por instrumentos
Controle
Engenharia aeronáutica
_version_ 1706809266703171584