Estudo de aplicações de células a combustível na indústria aeronáutica.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
Texto Completo: | http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1176 |
Resumo: | Na indústria aeronáutica, muitas companhias estão desenvolvendo sistemas baseados na tecnologia de células a combustível, devido ao seu potencial para elevadas eficiências, baixas emissões, uso flexível de combustíveis e baixos níveis de ruído. A indústria da aviação constantemente se depara com limitações no que se refere ao preço do combustível e custos operacionais totais, os quais incluem o preço devido ao combustível consumido, custos de manutenção e outras variáveis de menor impacto. Este trabalho tem como objetivo ser uma investigação teórica das melhores combinações de células a combustível e combustíveis para as mesmas visando a substituição da RAT, APU, geradores e baterias de uma aeronave típica pré-definida, que neste trabalho foi o EMB-170 da Embraer. É feita também uma análise de TRL para duas potenciais aplicações de células na indústria aeronáutica, a fim de investigar o grau de maturidade: uma PEMFC utilizando hidrogênio puro como combustível para substituição da RAT e uma SOFC utilizando querosene de aviação como combustível para substituição de uma APU. |
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Estudo de aplicações de células a combustível na indústria aeronáutica.Sistemas de combustível de aeronavesCélulas a combustívelGeradores de potência contínuaEletroquímicaEngenharia elétricaEngenharia aeronáuticaNa indústria aeronáutica, muitas companhias estão desenvolvendo sistemas baseados na tecnologia de células a combustível, devido ao seu potencial para elevadas eficiências, baixas emissões, uso flexível de combustíveis e baixos níveis de ruído. A indústria da aviação constantemente se depara com limitações no que se refere ao preço do combustível e custos operacionais totais, os quais incluem o preço devido ao combustível consumido, custos de manutenção e outras variáveis de menor impacto. Este trabalho tem como objetivo ser uma investigação teórica das melhores combinações de células a combustível e combustíveis para as mesmas visando a substituição da RAT, APU, geradores e baterias de uma aeronave típica pré-definida, que neste trabalho foi o EMB-170 da Embraer. É feita também uma análise de TRL para duas potenciais aplicações de células na indústria aeronáutica, a fim de investigar o grau de maturidade: uma PEMFC utilizando hidrogênio puro como combustível para substituição da RAT e uma SOFC utilizando querosene de aviação como combustível para substituição de uma APU.Instituto Tecnológico de AeronáuticaLuis Marcelo Coelho AcostaHomero Santiago MacielMárcio Cardozo Monteiro2008-04-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1176reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:02:34Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:1176http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:35:36.373Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue |
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