Modelos matemáticos em análise financeira de empresas, de setores industriais e de crédito.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigo Arnaldo Scarpel
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
Texto Completo: http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2349
Resumo: A análise de índices, calculados a partir das demonstrações financeiras de empresas surgiu da necessidade prática de avaliar o grau de solvabilidade daquelas empresas que recorrem a crédito, dando suporte a decisões de investimento e empréstimo, predizendo situações favoráveis ou dificuldades financeiras. Sabe-se que nenhum índice deve ser focalizado isoladamente, uma vez que a informação contidasob o item como liquidez, endividamento, atividade e lucratividade são complementares. Assim, fez-se necessário um estudo abrangente que selecione os índices mais importantes e atribua pesos relativos a sua importância, contexto no qual se situa o presente trabalho. Dessa forma apresentou-se um modelo do tipo Logit, concebido para atuar em previsão de insolvência de empresas e validou-se o mesmo pela comparação dos resultados obtidos com os resultados aplicando-se o modelo desenvolvido por Gehrlein & Wagner (1997), que utilizaram um modelo de programação linear inteira objetivando minimizar a soma dos custos de oportunidade e inadimplência. Apresentou-se, posteriormente, um estudo de caso, utilizando-se o modelo Logit calibrado em análise da situação financeira de empresas e setores industriais. Uma alternativa que complementa a utilização do modelo de Gehrlein & Wagner (1997), também, foi proposta, de forma a auxiliar na decisão de concessão de crédito em função da estimativa da probabilidade de solvência da empresa requerente.
id ITA_d00e716594897117c567fa279bbaead2
oai_identifier_str oai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:2349
network_acronym_str ITA
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
spelling Modelos matemáticos em análise financeira de empresas, de setores industriais e de crédito.Administração financeiraModelos matemáticosCrédito (Finanças)EmpresasInvestimentosFinançasMercado financeiroMatemática aplicadaAdministraçãoEconomiaA análise de índices, calculados a partir das demonstrações financeiras de empresas surgiu da necessidade prática de avaliar o grau de solvabilidade daquelas empresas que recorrem a crédito, dando suporte a decisões de investimento e empréstimo, predizendo situações favoráveis ou dificuldades financeiras. Sabe-se que nenhum índice deve ser focalizado isoladamente, uma vez que a informação contidasob o item como liquidez, endividamento, atividade e lucratividade são complementares. Assim, fez-se necessário um estudo abrangente que selecione os índices mais importantes e atribua pesos relativos a sua importância, contexto no qual se situa o presente trabalho. Dessa forma apresentou-se um modelo do tipo Logit, concebido para atuar em previsão de insolvência de empresas e validou-se o mesmo pela comparação dos resultados obtidos com os resultados aplicando-se o modelo desenvolvido por Gehrlein & Wagner (1997), que utilizaram um modelo de programação linear inteira objetivando minimizar a soma dos custos de oportunidade e inadimplência. Apresentou-se, posteriormente, um estudo de caso, utilizando-se o modelo Logit calibrado em análise da situação financeira de empresas e setores industriais. Uma alternativa que complementa a utilização do modelo de Gehrlein & Wagner (1997), também, foi proposta, de forma a auxiliar na decisão de concessão de crédito em função da estimativa da probabilidade de solvência da empresa requerente.Instituto Tecnológico de AeronáuticaArmando Zeferino MilioniRodrigo Arnaldo Scarpel2000-00-00info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2349reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:04:46Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:2349http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:38:54.401Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue
dc.title.none.fl_str_mv Modelos matemáticos em análise financeira de empresas, de setores industriais e de crédito.
title Modelos matemáticos em análise financeira de empresas, de setores industriais e de crédito.
spellingShingle Modelos matemáticos em análise financeira de empresas, de setores industriais e de crédito.
Rodrigo Arnaldo Scarpel
Administração financeira
Modelos matemáticos
Crédito (Finanças)
Empresas
Investimentos
Finanças
Mercado financeiro
Matemática aplicada
Administração
Economia
title_short Modelos matemáticos em análise financeira de empresas, de setores industriais e de crédito.
title_full Modelos matemáticos em análise financeira de empresas, de setores industriais e de crédito.
title_fullStr Modelos matemáticos em análise financeira de empresas, de setores industriais e de crédito.
title_full_unstemmed Modelos matemáticos em análise financeira de empresas, de setores industriais e de crédito.
title_sort Modelos matemáticos em análise financeira de empresas, de setores industriais e de crédito.
author Rodrigo Arnaldo Scarpel
author_facet Rodrigo Arnaldo Scarpel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Armando Zeferino Milioni
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigo Arnaldo Scarpel
dc.subject.por.fl_str_mv Administração financeira
Modelos matemáticos
Crédito (Finanças)
Empresas
Investimentos
Finanças
Mercado financeiro
Matemática aplicada
Administração
Economia
topic Administração financeira
Modelos matemáticos
Crédito (Finanças)
Empresas
Investimentos
Finanças
Mercado financeiro
Matemática aplicada
Administração
Economia
dc.description.none.fl_txt_mv A análise de índices, calculados a partir das demonstrações financeiras de empresas surgiu da necessidade prática de avaliar o grau de solvabilidade daquelas empresas que recorrem a crédito, dando suporte a decisões de investimento e empréstimo, predizendo situações favoráveis ou dificuldades financeiras. Sabe-se que nenhum índice deve ser focalizado isoladamente, uma vez que a informação contidasob o item como liquidez, endividamento, atividade e lucratividade são complementares. Assim, fez-se necessário um estudo abrangente que selecione os índices mais importantes e atribua pesos relativos a sua importância, contexto no qual se situa o presente trabalho. Dessa forma apresentou-se um modelo do tipo Logit, concebido para atuar em previsão de insolvência de empresas e validou-se o mesmo pela comparação dos resultados obtidos com os resultados aplicando-se o modelo desenvolvido por Gehrlein & Wagner (1997), que utilizaram um modelo de programação linear inteira objetivando minimizar a soma dos custos de oportunidade e inadimplência. Apresentou-se, posteriormente, um estudo de caso, utilizando-se o modelo Logit calibrado em análise da situação financeira de empresas e setores industriais. Uma alternativa que complementa a utilização do modelo de Gehrlein & Wagner (1997), também, foi proposta, de forma a auxiliar na decisão de concessão de crédito em função da estimativa da probabilidade de solvência da empresa requerente.
description A análise de índices, calculados a partir das demonstrações financeiras de empresas surgiu da necessidade prática de avaliar o grau de solvabilidade daquelas empresas que recorrem a crédito, dando suporte a decisões de investimento e empréstimo, predizendo situações favoráveis ou dificuldades financeiras. Sabe-se que nenhum índice deve ser focalizado isoladamente, uma vez que a informação contidasob o item como liquidez, endividamento, atividade e lucratividade são complementares. Assim, fez-se necessário um estudo abrangente que selecione os índices mais importantes e atribua pesos relativos a sua importância, contexto no qual se situa o presente trabalho. Dessa forma apresentou-se um modelo do tipo Logit, concebido para atuar em previsão de insolvência de empresas e validou-se o mesmo pela comparação dos resultados obtidos com os resultados aplicando-se o modelo desenvolvido por Gehrlein & Wagner (1997), que utilizaram um modelo de programação linear inteira objetivando minimizar a soma dos custos de oportunidade e inadimplência. Apresentou-se, posteriormente, um estudo de caso, utilizando-se o modelo Logit calibrado em análise da situação financeira de empresas e setores industriais. Uma alternativa que complementa a utilização do modelo de Gehrlein & Wagner (1997), também, foi proposta, de forma a auxiliar na decisão de concessão de crédito em função da estimativa da probabilidade de solvência da empresa requerente.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-00-00
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2349
url http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2349
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname:Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron:ITA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname_str Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron_str ITA
institution ITA
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica
repository.mail.fl_str_mv
subject_por_txtF_mv Administração financeira
Modelos matemáticos
Crédito (Finanças)
Empresas
Investimentos
Finanças
Mercado financeiro
Matemática aplicada
Administração
Economia
_version_ 1706809283896672256