Viabilidade da utilização de sistemas elétricos 270 VDC em modernizações de aeronaves militares : impactos na confiabilidade dos barramentos essenciais e no peso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
Texto Completo: | http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3010 |
Resumo: | A evolução da aviação militar tem mostrado a necessidade cada vez maior de aumento de energia elétrica disponível para garantir o funcionamento adequado de seus equipamentos de última geração. O aumento de potência de geração elétrica utilizando as tecnologias atuais acarreta o aumento direto de peso e a diminuição do desempenho da aeronave. A necessidade de aeronaves cada vez maiores implica na necessidade de utilização de grandes geradores. Uma solução para este problema é a geração e distribuição de energia elétrica em altas potências. O uso de tensão de 270 VDC tem sido encarado como uma das alternativas mais promissoras, por trazer valiosos benefícios a aeronaves de ataque, principalmente a redução do peso da cablagem, com melhoria no desempenho. Neste trabalho é realizado o estudo da viabilidade técnica da implementação desta tecnologia em aeronaves de combate já existentes e a possível utilização em aeronaves de concepção futura. É apresentada uma análise de confiabilidade comparando a tecnologia atual e o novo sistema, além de realizado o cálculo do impacto na redução do peso do sistema elétrico. São ressaltados os benefícios agregados à nova tecnologia. |
id |
ITA_d4bb72315a9475ab5dcf418e8a74bb9c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:3010 |
network_acronym_str |
ITA |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
spelling |
Viabilidade da utilização de sistemas elétricos 270 VDC em modernizações de aeronaves militares : impactos na confiabilidade dos barramentos essenciais e no pesoConfiabilidade de aeronavesSistemas elétricos de potênciaAeronaves de caçaInstalação elétricaFontes de alimentaçãoEngenharia eletrônicaEngenharia aeronáuticaA evolução da aviação militar tem mostrado a necessidade cada vez maior de aumento de energia elétrica disponível para garantir o funcionamento adequado de seus equipamentos de última geração. O aumento de potência de geração elétrica utilizando as tecnologias atuais acarreta o aumento direto de peso e a diminuição do desempenho da aeronave. A necessidade de aeronaves cada vez maiores implica na necessidade de utilização de grandes geradores. Uma solução para este problema é a geração e distribuição de energia elétrica em altas potências. O uso de tensão de 270 VDC tem sido encarado como uma das alternativas mais promissoras, por trazer valiosos benefícios a aeronaves de ataque, principalmente a redução do peso da cablagem, com melhoria no desempenho. Neste trabalho é realizado o estudo da viabilidade técnica da implementação desta tecnologia em aeronaves de combate já existentes e a possível utilização em aeronaves de concepção futura. É apresentada uma análise de confiabilidade comparando a tecnologia atual e o novo sistema, além de realizado o cálculo do impacto na redução do peso do sistema elétrico. São ressaltados os benefícios agregados à nova tecnologia.Instituto Tecnológico de AeronáuticaIrany de Andrade AzevedoGeraldo José AdaboRafael Estefano Reis Cleto2011-08-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3010reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:05:03Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:3010http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:40:52.136Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue |
dc.title.none.fl_str_mv |
Viabilidade da utilização de sistemas elétricos 270 VDC em modernizações de aeronaves militares : impactos na confiabilidade dos barramentos essenciais e no peso |
title |
Viabilidade da utilização de sistemas elétricos 270 VDC em modernizações de aeronaves militares : impactos na confiabilidade dos barramentos essenciais e no peso |
spellingShingle |
Viabilidade da utilização de sistemas elétricos 270 VDC em modernizações de aeronaves militares : impactos na confiabilidade dos barramentos essenciais e no peso Rafael Estefano Reis Cleto Confiabilidade de aeronaves Sistemas elétricos de potência Aeronaves de caça Instalação elétrica Fontes de alimentação Engenharia eletrônica Engenharia aeronáutica |
title_short |
Viabilidade da utilização de sistemas elétricos 270 VDC em modernizações de aeronaves militares : impactos na confiabilidade dos barramentos essenciais e no peso |
title_full |
Viabilidade da utilização de sistemas elétricos 270 VDC em modernizações de aeronaves militares : impactos na confiabilidade dos barramentos essenciais e no peso |
title_fullStr |
Viabilidade da utilização de sistemas elétricos 270 VDC em modernizações de aeronaves militares : impactos na confiabilidade dos barramentos essenciais e no peso |
title_full_unstemmed |
Viabilidade da utilização de sistemas elétricos 270 VDC em modernizações de aeronaves militares : impactos na confiabilidade dos barramentos essenciais e no peso |
title_sort |
Viabilidade da utilização de sistemas elétricos 270 VDC em modernizações de aeronaves militares : impactos na confiabilidade dos barramentos essenciais e no peso |
author |
Rafael Estefano Reis Cleto |
author_facet |
Rafael Estefano Reis Cleto |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Irany de Andrade Azevedo Geraldo José Adabo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rafael Estefano Reis Cleto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Confiabilidade de aeronaves Sistemas elétricos de potência Aeronaves de caça Instalação elétrica Fontes de alimentação Engenharia eletrônica Engenharia aeronáutica |
topic |
Confiabilidade de aeronaves Sistemas elétricos de potência Aeronaves de caça Instalação elétrica Fontes de alimentação Engenharia eletrônica Engenharia aeronáutica |
dc.description.none.fl_txt_mv |
A evolução da aviação militar tem mostrado a necessidade cada vez maior de aumento de energia elétrica disponível para garantir o funcionamento adequado de seus equipamentos de última geração. O aumento de potência de geração elétrica utilizando as tecnologias atuais acarreta o aumento direto de peso e a diminuição do desempenho da aeronave. A necessidade de aeronaves cada vez maiores implica na necessidade de utilização de grandes geradores. Uma solução para este problema é a geração e distribuição de energia elétrica em altas potências. O uso de tensão de 270 VDC tem sido encarado como uma das alternativas mais promissoras, por trazer valiosos benefícios a aeronaves de ataque, principalmente a redução do peso da cablagem, com melhoria no desempenho. Neste trabalho é realizado o estudo da viabilidade técnica da implementação desta tecnologia em aeronaves de combate já existentes e a possível utilização em aeronaves de concepção futura. É apresentada uma análise de confiabilidade comparando a tecnologia atual e o novo sistema, além de realizado o cálculo do impacto na redução do peso do sistema elétrico. São ressaltados os benefícios agregados à nova tecnologia. |
description |
A evolução da aviação militar tem mostrado a necessidade cada vez maior de aumento de energia elétrica disponível para garantir o funcionamento adequado de seus equipamentos de última geração. O aumento de potência de geração elétrica utilizando as tecnologias atuais acarreta o aumento direto de peso e a diminuição do desempenho da aeronave. A necessidade de aeronaves cada vez maiores implica na necessidade de utilização de grandes geradores. Uma solução para este problema é a geração e distribuição de energia elétrica em altas potências. O uso de tensão de 270 VDC tem sido encarado como uma das alternativas mais promissoras, por trazer valiosos benefícios a aeronaves de ataque, principalmente a redução do peso da cablagem, com melhoria no desempenho. Neste trabalho é realizado o estudo da viabilidade técnica da implementação desta tecnologia em aeronaves de combate já existentes e a possível utilização em aeronaves de concepção futura. É apresentada uma análise de confiabilidade comparando a tecnologia atual e o novo sistema, além de realizado o cálculo do impacto na redução do peso do sistema elétrico. São ressaltados os benefícios agregados à nova tecnologia. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-08-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3010 |
url |
http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3010 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Tecnológico de Aeronáutica |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Tecnológico de Aeronáutica |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA instname:Instituto Tecnológico de Aeronáutica instacron:ITA |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
instname_str |
Instituto Tecnológico de Aeronáutica |
instacron_str |
ITA |
institution |
ITA |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica |
repository.mail.fl_str_mv |
|
subject_por_txtF_mv |
Confiabilidade de aeronaves Sistemas elétricos de potência Aeronaves de caça Instalação elétrica Fontes de alimentação Engenharia eletrônica Engenharia aeronáutica |
_version_ |
1706809294503018496 |