Contribuição ao estudo da erodibilidade dos solos tropicais, baseados em ensaios de sucção e na metodologia MCT

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Francisco Antonio Ramos de Araújo
Data de Publicação: 1994
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
Texto Completo: http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1689
Resumo: O resultado do presente trabalho é uma nova contribuição geotécnica baseada nas Metodologias MCT (Miniatura, Compactado, Tropical) e de Sucção. Ele se vale de ensaios de sucção realizados com o uso de extratores de pressão dotados de placas e membranas porosas, e objetiva prever e avaliar o fenômeno da erodibilidade de solos tropicais através da obtenção do Índice Geral de Erodibilidade de Solos Tropicais - E. A erosão é, a princípio, abordada dentro de um contexto técnico-científico, apontando-se seu histórico. O conceito e os tipos de erosão são enfocados posteriormente, como também é feita uma descrição dos principais fatores que afetam o fenômeno. As metodologias que qualificam e/ou quantificam a erosão e a Metodologia MCT (que considera, principalmente, as características pedológicas e genéticas dos solos tropicais) são analisadas. Após estudar-se o fenômeno da sucção do solo, são levantadas curvas de retenção de água para 36 tipos diferentes de solos, utilizando-se amostras deformadas e indeformadas provenientes da Amazônia (aeroportos de Santarém e Manaus), da região de Marília - SP e das seguintes rodovias do Estado de São Paulo: Trabalhadores, D. Pedro I e Tamoios. No estudo, aos solos coletados no campo provenientes das superfícies de taludes próximos a aeroportos e rodovias, são atribuídos graus de erosão associados, de acordo com o seu estado de deterioração devido à ação da água. Tais graus são baseados numa observação visual da superfície do talude, indo de zero (para solos pouco erodiveis) até três (para solos muito erodíveis). A obtenção dos parâmetros relativos às metodologias MCT e de sucção, para cada solo estudado permite que eles sejam plotados num mesmo ábaco, com seus respectivos graus de erosão associados. A distribuição dos pontos obtida permite o traçaado de faixas de erodibilidade, de acordo com o Grau de Erosão Associado. Após realizar uma análise sobre a percentagem de ocorrência dos tipos dos solos e dos graus de erosão por cada faixa, o Índice Geral de Erodibilidade de Solos Tropicais e, finalmente, obtido. Ele é, na verdade, uma parte importante desta nova contribuição geotécnica que poderá ser usada para melhor analisar os problemas de erosão que acontecem ao longo das redes aeroportuária e rodoviária nacionais.
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