Análise numérica do escoamento turbulento e incompressível em difusores radiais.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reinaldo Rossetti
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
Texto Completo: http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2402
Resumo: O uso de um difusor radial pode ser uma opção quando as limitações geométricas de certos sistemas tornam impossível o uso de um difusor cônico ou plano para a conversão de energia cinética em pressão estática. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito da geometria no desempenho do difusor radial quanto à recuperação de pressão estática. Neste trabalho simulou-se numericamente o escoamento turbulento e incompressível de ar através do tubo de alimentação axial e do canal radial formado por dois discos concêntricos. O sistema original de equações diferenciais parciais (continuidade, quantidade de movimento e modelo de turbulência) é discretizado através da técnica de elementos finitos (método de Petrov-Galerkin). O modelo K-e padrão é utilizado na modelagem turbulenta. O sistema de equações algébricas resultantes é resolvido por meio de algoritmos interativos, utilizando uma formulação segregada e seqüencial. A simulações numéricas foram feitas para difusores radiais de discos paralelos e também para difusores radiais com pequenos ângulos de abertura no disco frontal. Várias relações de diâmetros e espaçamentos entre os discos foram estudadas, gerando uma faixa de relação de área entre 1 e 10. Os resultados mostram que o difusor radial apresenta uma alta recuperação de pressão estática que é comparável a difusores cônicos e planos. Pequenos ângulos de abertura no disco frontal produzem um aumento na relação de área do difusor radial e conseqüentemente apresentam uma relação entre tamanho e recuperação de pressão.
id ITA_e265a7d97a3000cbbd3f119ba009787b
oai_identifier_str oai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:2402
network_acronym_str ITA
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
spelling Análise numérica do escoamento turbulento e incompressível em difusores radiais.Análise numéricaEscoamento turbulentoEscoamento incompressívelDifusoresMétodo de elementos finitosGeometriaDesempenhoEngenharia mecânicaO uso de um difusor radial pode ser uma opção quando as limitações geométricas de certos sistemas tornam impossível o uso de um difusor cônico ou plano para a conversão de energia cinética em pressão estática. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito da geometria no desempenho do difusor radial quanto à recuperação de pressão estática. Neste trabalho simulou-se numericamente o escoamento turbulento e incompressível de ar através do tubo de alimentação axial e do canal radial formado por dois discos concêntricos. O sistema original de equações diferenciais parciais (continuidade, quantidade de movimento e modelo de turbulência) é discretizado através da técnica de elementos finitos (método de Petrov-Galerkin). O modelo K-e padrão é utilizado na modelagem turbulenta. O sistema de equações algébricas resultantes é resolvido por meio de algoritmos interativos, utilizando uma formulação segregada e seqüencial. A simulações numéricas foram feitas para difusores radiais de discos paralelos e também para difusores radiais com pequenos ângulos de abertura no disco frontal. Várias relações de diâmetros e espaçamentos entre os discos foram estudadas, gerando uma faixa de relação de área entre 1 e 10. Os resultados mostram que o difusor radial apresenta uma alta recuperação de pressão estática que é comparável a difusores cônicos e planos. Pequenos ângulos de abertura no disco frontal produzem um aumento na relação de área do difusor radial e conseqüentemente apresentam uma relação entre tamanho e recuperação de pressão. Instituto Tecnológico de AeronáuticaEdson Luiz ZaparoliReinaldo Rossetti2000-00-00info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2402reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:04:48Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:2402http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:39:03.017Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue
dc.title.none.fl_str_mv Análise numérica do escoamento turbulento e incompressível em difusores radiais.
title Análise numérica do escoamento turbulento e incompressível em difusores radiais.
spellingShingle Análise numérica do escoamento turbulento e incompressível em difusores radiais.
Reinaldo Rossetti
Análise numérica
Escoamento turbulento
Escoamento incompressível
Difusores
Método de elementos finitos
Geometria
Desempenho
Engenharia mecânica
title_short Análise numérica do escoamento turbulento e incompressível em difusores radiais.
title_full Análise numérica do escoamento turbulento e incompressível em difusores radiais.
title_fullStr Análise numérica do escoamento turbulento e incompressível em difusores radiais.
title_full_unstemmed Análise numérica do escoamento turbulento e incompressível em difusores radiais.
title_sort Análise numérica do escoamento turbulento e incompressível em difusores radiais.
author Reinaldo Rossetti
author_facet Reinaldo Rossetti
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Edson Luiz Zaparoli
dc.contributor.author.fl_str_mv Reinaldo Rossetti
dc.subject.por.fl_str_mv Análise numérica
Escoamento turbulento
Escoamento incompressível
Difusores
Método de elementos finitos
Geometria
Desempenho
Engenharia mecânica
topic Análise numérica
Escoamento turbulento
Escoamento incompressível
Difusores
Método de elementos finitos
Geometria
Desempenho
Engenharia mecânica
dc.description.none.fl_txt_mv O uso de um difusor radial pode ser uma opção quando as limitações geométricas de certos sistemas tornam impossível o uso de um difusor cônico ou plano para a conversão de energia cinética em pressão estática. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito da geometria no desempenho do difusor radial quanto à recuperação de pressão estática. Neste trabalho simulou-se numericamente o escoamento turbulento e incompressível de ar através do tubo de alimentação axial e do canal radial formado por dois discos concêntricos. O sistema original de equações diferenciais parciais (continuidade, quantidade de movimento e modelo de turbulência) é discretizado através da técnica de elementos finitos (método de Petrov-Galerkin). O modelo K-e padrão é utilizado na modelagem turbulenta. O sistema de equações algébricas resultantes é resolvido por meio de algoritmos interativos, utilizando uma formulação segregada e seqüencial. A simulações numéricas foram feitas para difusores radiais de discos paralelos e também para difusores radiais com pequenos ângulos de abertura no disco frontal. Várias relações de diâmetros e espaçamentos entre os discos foram estudadas, gerando uma faixa de relação de área entre 1 e 10. Os resultados mostram que o difusor radial apresenta uma alta recuperação de pressão estática que é comparável a difusores cônicos e planos. Pequenos ângulos de abertura no disco frontal produzem um aumento na relação de área do difusor radial e conseqüentemente apresentam uma relação entre tamanho e recuperação de pressão.
description O uso de um difusor radial pode ser uma opção quando as limitações geométricas de certos sistemas tornam impossível o uso de um difusor cônico ou plano para a conversão de energia cinética em pressão estática. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito da geometria no desempenho do difusor radial quanto à recuperação de pressão estática. Neste trabalho simulou-se numericamente o escoamento turbulento e incompressível de ar através do tubo de alimentação axial e do canal radial formado por dois discos concêntricos. O sistema original de equações diferenciais parciais (continuidade, quantidade de movimento e modelo de turbulência) é discretizado através da técnica de elementos finitos (método de Petrov-Galerkin). O modelo K-e padrão é utilizado na modelagem turbulenta. O sistema de equações algébricas resultantes é resolvido por meio de algoritmos interativos, utilizando uma formulação segregada e seqüencial. A simulações numéricas foram feitas para difusores radiais de discos paralelos e também para difusores radiais com pequenos ângulos de abertura no disco frontal. Várias relações de diâmetros e espaçamentos entre os discos foram estudadas, gerando uma faixa de relação de área entre 1 e 10. Os resultados mostram que o difusor radial apresenta uma alta recuperação de pressão estática que é comparável a difusores cônicos e planos. Pequenos ângulos de abertura no disco frontal produzem um aumento na relação de área do difusor radial e conseqüentemente apresentam uma relação entre tamanho e recuperação de pressão.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-00-00
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2402
url http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2402
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname:Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron:ITA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname_str Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron_str ITA
institution ITA
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica
repository.mail.fl_str_mv
subject_por_txtF_mv Análise numérica
Escoamento turbulento
Escoamento incompressível
Difusores
Método de elementos finitos
Geometria
Desempenho
Engenharia mecânica
_version_ 1706809285049057280