O método dos filtros correlacionados aplicado na resposta aeroelástica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ygor Freire de Carvalho Dias Ferreira
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
Texto Completo: http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1334
Resumo: Há diversas metodologias empregadas para a determinação das cargas de rajadas usadas em dimensionamentos estruturais da aeronave, e que incluem métodos determinísticos e métodos estocásticos. As cargas de resposta à turbulência continua são, hoje, obtidas pelo método estocástico (Random Process Theory - RPT) em conformidade com o estabelecido nos requisitos aeronáuticos em vigor (FAR). Este trabalho visa implementar uma alternativa ao RPT na determinação das cargas de turbulência contínua, baseada na teoria dos filtros correlacionados (Matched Filter Theory - MFT). Historicamente, o MFT foi originalmente utilizado na obtenção mde sinais maximizados de radares. Pototzky (POTOTZKY, 1997) demostrou que o MFT é aplicável também para a solução de problemas dinâmicos e aeroelásticos genéricos, especificamente para cálculos de cargas correlacionadas de rajadas. Será demonstrado aqui que as cargas correlacionadas geradas pelo MFT são fortemente similares às geradas pelo RPT. É apresentado neste documento uma descrição detalhada da metodologia de cálculo de cargas baseada em RPT e em MFT, e os resultados numéricos obtidos.
id ITA_e2c2914e73b85334bc6d8dd73e45fe3b
oai_identifier_str oai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:1334
network_acronym_str ITA
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
spelling O método dos filtros correlacionados aplicado na resposta aeroelásticaAeroelasticidadeResposta dinâmicaCargas de rajadaFiltros correlacionadosTurbulência atmosféricaConfigurações aerodinâmicasEstruturas de aeronavesEngenharia aeronáuticaHá diversas metodologias empregadas para a determinação das cargas de rajadas usadas em dimensionamentos estruturais da aeronave, e que incluem métodos determinísticos e métodos estocásticos. As cargas de resposta à turbulência continua são, hoje, obtidas pelo método estocástico (Random Process Theory - RPT) em conformidade com o estabelecido nos requisitos aeronáuticos em vigor (FAR). Este trabalho visa implementar uma alternativa ao RPT na determinação das cargas de turbulência contínua, baseada na teoria dos filtros correlacionados (Matched Filter Theory - MFT). Historicamente, o MFT foi originalmente utilizado na obtenção mde sinais maximizados de radares. Pototzky (POTOTZKY, 1997) demostrou que o MFT é aplicável também para a solução de problemas dinâmicos e aeroelásticos genéricos, especificamente para cálculos de cargas correlacionadas de rajadas. Será demonstrado aqui que as cargas correlacionadas geradas pelo MFT são fortemente similares às geradas pelo RPT. É apresentado neste documento uma descrição detalhada da metodologia de cálculo de cargas baseada em RPT e em MFT, e os resultados numéricos obtidos.Instituto Tecnológico de AeronáuticaRoberto Gil Annes da SilvaLauro Seishi DóiYgor Freire de Carvalho Dias Ferreira2010-04-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1334reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:02:39Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:1334http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:36:04.2Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue
dc.title.none.fl_str_mv O método dos filtros correlacionados aplicado na resposta aeroelástica
title O método dos filtros correlacionados aplicado na resposta aeroelástica
spellingShingle O método dos filtros correlacionados aplicado na resposta aeroelástica
Ygor Freire de Carvalho Dias Ferreira
Aeroelasticidade
Resposta dinâmica
Cargas de rajada
Filtros correlacionados
Turbulência atmosférica
Configurações aerodinâmicas
Estruturas de aeronaves
Engenharia aeronáutica
title_short O método dos filtros correlacionados aplicado na resposta aeroelástica
title_full O método dos filtros correlacionados aplicado na resposta aeroelástica
title_fullStr O método dos filtros correlacionados aplicado na resposta aeroelástica
title_full_unstemmed O método dos filtros correlacionados aplicado na resposta aeroelástica
title_sort O método dos filtros correlacionados aplicado na resposta aeroelástica
author Ygor Freire de Carvalho Dias Ferreira
author_facet Ygor Freire de Carvalho Dias Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Roberto Gil Annes da Silva
Lauro Seishi Dói
dc.contributor.author.fl_str_mv Ygor Freire de Carvalho Dias Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Aeroelasticidade
Resposta dinâmica
Cargas de rajada
Filtros correlacionados
Turbulência atmosférica
Configurações aerodinâmicas
Estruturas de aeronaves
Engenharia aeronáutica
topic Aeroelasticidade
Resposta dinâmica
Cargas de rajada
Filtros correlacionados
Turbulência atmosférica
Configurações aerodinâmicas
Estruturas de aeronaves
Engenharia aeronáutica
dc.description.none.fl_txt_mv Há diversas metodologias empregadas para a determinação das cargas de rajadas usadas em dimensionamentos estruturais da aeronave, e que incluem métodos determinísticos e métodos estocásticos. As cargas de resposta à turbulência continua são, hoje, obtidas pelo método estocástico (Random Process Theory - RPT) em conformidade com o estabelecido nos requisitos aeronáuticos em vigor (FAR). Este trabalho visa implementar uma alternativa ao RPT na determinação das cargas de turbulência contínua, baseada na teoria dos filtros correlacionados (Matched Filter Theory - MFT). Historicamente, o MFT foi originalmente utilizado na obtenção mde sinais maximizados de radares. Pototzky (POTOTZKY, 1997) demostrou que o MFT é aplicável também para a solução de problemas dinâmicos e aeroelásticos genéricos, especificamente para cálculos de cargas correlacionadas de rajadas. Será demonstrado aqui que as cargas correlacionadas geradas pelo MFT são fortemente similares às geradas pelo RPT. É apresentado neste documento uma descrição detalhada da metodologia de cálculo de cargas baseada em RPT e em MFT, e os resultados numéricos obtidos.
description Há diversas metodologias empregadas para a determinação das cargas de rajadas usadas em dimensionamentos estruturais da aeronave, e que incluem métodos determinísticos e métodos estocásticos. As cargas de resposta à turbulência continua são, hoje, obtidas pelo método estocástico (Random Process Theory - RPT) em conformidade com o estabelecido nos requisitos aeronáuticos em vigor (FAR). Este trabalho visa implementar uma alternativa ao RPT na determinação das cargas de turbulência contínua, baseada na teoria dos filtros correlacionados (Matched Filter Theory - MFT). Historicamente, o MFT foi originalmente utilizado na obtenção mde sinais maximizados de radares. Pototzky (POTOTZKY, 1997) demostrou que o MFT é aplicável também para a solução de problemas dinâmicos e aeroelásticos genéricos, especificamente para cálculos de cargas correlacionadas de rajadas. Será demonstrado aqui que as cargas correlacionadas geradas pelo MFT são fortemente similares às geradas pelo RPT. É apresentado neste documento uma descrição detalhada da metodologia de cálculo de cargas baseada em RPT e em MFT, e os resultados numéricos obtidos.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1334
url http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1334
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname:Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron:ITA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname_str Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron_str ITA
institution ITA
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica
repository.mail.fl_str_mv
subject_por_txtF_mv Aeroelasticidade
Resposta dinâmica
Cargas de rajada
Filtros correlacionados
Turbulência atmosférica
Configurações aerodinâmicas
Estruturas de aeronaves
Engenharia aeronáutica
_version_ 1706809268137623552