Comparação entre os métodos de controle robusto LQG/LTR e Loop Shaping em um projeto de controlador de curvas coordenadas para aeronaves

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernando Alves Augusto Junior
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
Texto Completo: http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1225
Resumo: Este trabalho se dedica a estudar e comparar os métodos de controle robusto H? Loop Shaping e LQG/LTR a partir de um exemplo de aplicação aeronáutica. Por motivos que serão apresentados adiante o uso de controladores robustos é extremamente interessante no ramo aeronáutico por apresentar uma segurança a mais de projeto levando-se em consideração diversos fatores. O estudo aqui apresentado consiste em um projeto de sistema de Aumento de Controle (Control Augmentation System - CAS) latero-direcional para o caça F-16 objetivando evitar uma derrapagem durante um comando de rolagem da aeronave. Por se tratar de uma aeronave de alto desempenho e instável, as limitações que atrapalham o desempenho de um controlador se tornam mais visíveis facilitando assim a análise do caso.
id ITA_e5c7e4539f8d879ff08226c9c9c89259
oai_identifier_str oai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:1225
network_acronym_str ITA
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
spelling Comparação entre os métodos de controle robusto LQG/LTR e Loop Shaping em um projeto de controlador de curvas coordenadas para aeronavesAnálise comparativaControle linear quadrático gaussianoRecuperação da transferência de malhaControle H-infinitoControle robustoControladoresManobras de aeronavesControleEste trabalho se dedica a estudar e comparar os métodos de controle robusto H? Loop Shaping e LQG/LTR a partir de um exemplo de aplicação aeronáutica. Por motivos que serão apresentados adiante o uso de controladores robustos é extremamente interessante no ramo aeronáutico por apresentar uma segurança a mais de projeto levando-se em consideração diversos fatores. O estudo aqui apresentado consiste em um projeto de sistema de Aumento de Controle (Control Augmentation System - CAS) latero-direcional para o caça F-16 objetivando evitar uma derrapagem durante um comando de rolagem da aeronave. Por se tratar de uma aeronave de alto desempenho e instável, as limitações que atrapalham o desempenho de um controlador se tornam mais visíveis facilitando assim a análise do caso.Instituto Tecnológico de AeronáuticaPedro PaglioneFernando Alves Augusto Junior2009-11-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1225reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:02:36Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:1225http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:35:40.754Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue
dc.title.none.fl_str_mv Comparação entre os métodos de controle robusto LQG/LTR e Loop Shaping em um projeto de controlador de curvas coordenadas para aeronaves
title Comparação entre os métodos de controle robusto LQG/LTR e Loop Shaping em um projeto de controlador de curvas coordenadas para aeronaves
spellingShingle Comparação entre os métodos de controle robusto LQG/LTR e Loop Shaping em um projeto de controlador de curvas coordenadas para aeronaves
Fernando Alves Augusto Junior
Análise comparativa
Controle linear quadrático gaussiano
Recuperação da transferência de malha
Controle H-infinito
Controle robusto
Controladores
Manobras de aeronaves
Controle
title_short Comparação entre os métodos de controle robusto LQG/LTR e Loop Shaping em um projeto de controlador de curvas coordenadas para aeronaves
title_full Comparação entre os métodos de controle robusto LQG/LTR e Loop Shaping em um projeto de controlador de curvas coordenadas para aeronaves
title_fullStr Comparação entre os métodos de controle robusto LQG/LTR e Loop Shaping em um projeto de controlador de curvas coordenadas para aeronaves
title_full_unstemmed Comparação entre os métodos de controle robusto LQG/LTR e Loop Shaping em um projeto de controlador de curvas coordenadas para aeronaves
title_sort Comparação entre os métodos de controle robusto LQG/LTR e Loop Shaping em um projeto de controlador de curvas coordenadas para aeronaves
author Fernando Alves Augusto Junior
author_facet Fernando Alves Augusto Junior
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pedro Paglione
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernando Alves Augusto Junior
dc.subject.por.fl_str_mv Análise comparativa
Controle linear quadrático gaussiano
Recuperação da transferência de malha
Controle H-infinito
Controle robusto
Controladores
Manobras de aeronaves
Controle
topic Análise comparativa
Controle linear quadrático gaussiano
Recuperação da transferência de malha
Controle H-infinito
Controle robusto
Controladores
Manobras de aeronaves
Controle
dc.description.none.fl_txt_mv Este trabalho se dedica a estudar e comparar os métodos de controle robusto H? Loop Shaping e LQG/LTR a partir de um exemplo de aplicação aeronáutica. Por motivos que serão apresentados adiante o uso de controladores robustos é extremamente interessante no ramo aeronáutico por apresentar uma segurança a mais de projeto levando-se em consideração diversos fatores. O estudo aqui apresentado consiste em um projeto de sistema de Aumento de Controle (Control Augmentation System - CAS) latero-direcional para o caça F-16 objetivando evitar uma derrapagem durante um comando de rolagem da aeronave. Por se tratar de uma aeronave de alto desempenho e instável, as limitações que atrapalham o desempenho de um controlador se tornam mais visíveis facilitando assim a análise do caso.
description Este trabalho se dedica a estudar e comparar os métodos de controle robusto H? Loop Shaping e LQG/LTR a partir de um exemplo de aplicação aeronáutica. Por motivos que serão apresentados adiante o uso de controladores robustos é extremamente interessante no ramo aeronáutico por apresentar uma segurança a mais de projeto levando-se em consideração diversos fatores. O estudo aqui apresentado consiste em um projeto de sistema de Aumento de Controle (Control Augmentation System - CAS) latero-direcional para o caça F-16 objetivando evitar uma derrapagem durante um comando de rolagem da aeronave. Por se tratar de uma aeronave de alto desempenho e instável, as limitações que atrapalham o desempenho de um controlador se tornam mais visíveis facilitando assim a análise do caso.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-11-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1225
url http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1225
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname:Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron:ITA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname_str Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron_str ITA
institution ITA
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica
repository.mail.fl_str_mv
subject_por_txtF_mv Análise comparativa
Controle linear quadrático gaussiano
Recuperação da transferência de malha
Controle H-infinito
Controle robusto
Controladores
Manobras de aeronaves
Controle
_version_ 1706809267165593600