AVDNet - arquitetura para ambientes virtuais distribuídos escaláveis baseada na infra-estrutura atual da Internet.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
Texto Completo: | http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=212 |
Resumo: | Ambientes Virtuais Distribuídos permitem que múltiplos usuários co-existam em mundos virtuais simulados em diferentes estações, compartilhando informações e manipulando objetos em tempo real. O ambiente dinâmico e as mudanças no estado dos objetos compartilhados devem ser gerenciados para que as diversas representações do ambiente se mantenham em estado consistente. Dependendo do grau de consistência desejado, existem diferentes técnicas para levar a efeito as mudanças de estado do ambiente nas diversas estações. A maioria das soluções apresentadas pelas arquiteturas existentes para aplicações de Realidade Virtual Distribuída ou foi projetada levando-se em consideração determinadas condições de infra-estrutura ou foi definida para dar suporte a aplicações específicas. Este trabalho apresenta a especificação e implementação da AVDNet, uma arquitetura de software consistente e flexível para criação e gerenciamento de AVDs, capaz de suportar centenas, ou até mesmo milhares, de usuários simultaneamente sob a infra-estrutura atual da Internet. Permite também a interação e a detecção de colisão de objetos em tempo real, mantendo a sincronia e consistência do estado dos objetos, tratando os aspectos envolvidos na colaboração entre os participantes. A arquitetura proposta baseia-se em uma abordagem que combina novos métodos para gerenciar os recursos como largura da banda de rede e capacidade de processamento, a fim de obter escalabilidade e desempenho, em especial o protocolo multicast em nível de aplicação. |
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AVDNet - arquitetura para ambientes virtuais distribuídos escaláveis baseada na infra-estrutura atual da Internet.Ambiente de programaçãoRealidade virtualSistemas distribuídosArquitetura (computadores)Detecção de colisão (ambiente virtual)Operação em tempo realComputaçãoAmbientes Virtuais Distribuídos permitem que múltiplos usuários co-existam em mundos virtuais simulados em diferentes estações, compartilhando informações e manipulando objetos em tempo real. O ambiente dinâmico e as mudanças no estado dos objetos compartilhados devem ser gerenciados para que as diversas representações do ambiente se mantenham em estado consistente. Dependendo do grau de consistência desejado, existem diferentes técnicas para levar a efeito as mudanças de estado do ambiente nas diversas estações. A maioria das soluções apresentadas pelas arquiteturas existentes para aplicações de Realidade Virtual Distribuída ou foi projetada levando-se em consideração determinadas condições de infra-estrutura ou foi definida para dar suporte a aplicações específicas. Este trabalho apresenta a especificação e implementação da AVDNet, uma arquitetura de software consistente e flexível para criação e gerenciamento de AVDs, capaz de suportar centenas, ou até mesmo milhares, de usuários simultaneamente sob a infra-estrutura atual da Internet. Permite também a interação e a detecção de colisão de objetos em tempo real, mantendo a sincronia e consistência do estado dos objetos, tratando os aspectos envolvidos na colaboração entre os participantes. A arquitetura proposta baseia-se em uma abordagem que combina novos métodos para gerenciar os recursos como largura da banda de rede e capacidade de processamento, a fim de obter escalabilidade e desempenho, em especial o protocolo multicast em nível de aplicação.Instituto Tecnológico de AeronáuticaSérgio Roberto Matiello PellegrinoRonaldo Celso Messias Correia2005-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=212reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:01:42Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:212http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:32:41.466Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue |
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Ambientes Virtuais Distribuídos permitem que múltiplos usuários co-existam em mundos virtuais simulados em diferentes estações, compartilhando informações e manipulando objetos em tempo real. O ambiente dinâmico e as mudanças no estado dos objetos compartilhados devem ser gerenciados para que as diversas representações do ambiente se mantenham em estado consistente. Dependendo do grau de consistência desejado, existem diferentes técnicas para levar a efeito as mudanças de estado do ambiente nas diversas estações. A maioria das soluções apresentadas pelas arquiteturas existentes para aplicações de Realidade Virtual Distribuída ou foi projetada levando-se em consideração determinadas condições de infra-estrutura ou foi definida para dar suporte a aplicações específicas. Este trabalho apresenta a especificação e implementação da AVDNet, uma arquitetura de software consistente e flexível para criação e gerenciamento de AVDs, capaz de suportar centenas, ou até mesmo milhares, de usuários simultaneamente sob a infra-estrutura atual da Internet. Permite também a interação e a detecção de colisão de objetos em tempo real, mantendo a sincronia e consistência do estado dos objetos, tratando os aspectos envolvidos na colaboração entre os participantes. A arquitetura proposta baseia-se em uma abordagem que combina novos métodos para gerenciar os recursos como largura da banda de rede e capacidade de processamento, a fim de obter escalabilidade e desempenho, em especial o protocolo multicast em nível de aplicação. |
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