Efeito de um campo não uniforme na estabilidade em "whirl-flutter" de um conjunto motor-hélice

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eduardo Alves Rodrigues
Data de Publicação: 1989
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
Texto Completo: http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1481
Resumo: Nas configurações de aeronaves que possuem sistemas propulsivos com hélices "pusher", o motor e a estrutura de fixação do mesmo encontram-se à frente da hélice. A presença desses componentes provocará o aparecimento de perturbações no escoamento incidente sobre o plano da hélice. Além de diminuir o rendimento do grupo motopropulsor, essas perturbações podem afetar, de alguma maneira, as características da estabilidade em "whirl-flutter" do sistema dinâmico formado pelo conjunto motor-hélice. Neste trabalho objetivamos o desenvolvimento e implementação computacional de uma formulação teória qu incluisse um campo de velocidades perturbadas nas equações de movimento do conjunto motor-hélice. Adotando a teoria aerodinâmica de faixas para o cálculo dos esforços aerodinâmicos produzidos pela hélica, chegamos a um sistema de equações diferenciais lineares periódicos. Utilizando a teoria de Floquet-Liapunov para o estudo da estabilidade de sistemas lineares desse tipo, pudemos quantificar o efeito das perturbaçoes sobre as fronteiras em "whirl-flutter" de um sistema propulsivo com hélices "pusher".
id ITA_eb3e68cad976bd9413b522ef57ba08fc
oai_identifier_str oai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:1481
network_acronym_str ITA
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
spelling Efeito de um campo não uniforme na estabilidade em "whirl-flutter" de um conjunto motor-héliceAeroelasticidadeHélicesVibração aeroelásticaEstabilidade aerodinâmicaAerodinâmicaFísicaNas configurações de aeronaves que possuem sistemas propulsivos com hélices "pusher", o motor e a estrutura de fixação do mesmo encontram-se à frente da hélice. A presença desses componentes provocará o aparecimento de perturbações no escoamento incidente sobre o plano da hélice. Além de diminuir o rendimento do grupo motopropulsor, essas perturbações podem afetar, de alguma maneira, as características da estabilidade em "whirl-flutter" do sistema dinâmico formado pelo conjunto motor-hélice. Neste trabalho objetivamos o desenvolvimento e implementação computacional de uma formulação teória qu incluisse um campo de velocidades perturbadas nas equações de movimento do conjunto motor-hélice. Adotando a teoria aerodinâmica de faixas para o cálculo dos esforços aerodinâmicos produzidos pela hélica, chegamos a um sistema de equações diferenciais lineares periódicos. Utilizando a teoria de Floquet-Liapunov para o estudo da estabilidade de sistemas lineares desse tipo, pudemos quantificar o efeito das perturbaçoes sobre as fronteiras em "whirl-flutter" de um sistema propulsivo com hélices "pusher".Instituto Tecnológico de AeronáuticaFred NitzscheEduardo Alves Rodrigues1989-07-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1481reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:02:41Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:1481http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:36:31.84Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue
dc.title.none.fl_str_mv Efeito de um campo não uniforme na estabilidade em "whirl-flutter" de um conjunto motor-hélice
title Efeito de um campo não uniforme na estabilidade em "whirl-flutter" de um conjunto motor-hélice
spellingShingle Efeito de um campo não uniforme na estabilidade em "whirl-flutter" de um conjunto motor-hélice
Eduardo Alves Rodrigues
Aeroelasticidade
Hélices
Vibração aeroelástica
Estabilidade aerodinâmica
Aerodinâmica
Física
title_short Efeito de um campo não uniforme na estabilidade em "whirl-flutter" de um conjunto motor-hélice
title_full Efeito de um campo não uniforme na estabilidade em "whirl-flutter" de um conjunto motor-hélice
title_fullStr Efeito de um campo não uniforme na estabilidade em "whirl-flutter" de um conjunto motor-hélice
title_full_unstemmed Efeito de um campo não uniforme na estabilidade em "whirl-flutter" de um conjunto motor-hélice
title_sort Efeito de um campo não uniforme na estabilidade em "whirl-flutter" de um conjunto motor-hélice
author Eduardo Alves Rodrigues
author_facet Eduardo Alves Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fred Nitzsche
dc.contributor.author.fl_str_mv Eduardo Alves Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Aeroelasticidade
Hélices
Vibração aeroelástica
Estabilidade aerodinâmica
Aerodinâmica
Física
topic Aeroelasticidade
Hélices
Vibração aeroelástica
Estabilidade aerodinâmica
Aerodinâmica
Física
dc.description.none.fl_txt_mv Nas configurações de aeronaves que possuem sistemas propulsivos com hélices "pusher", o motor e a estrutura de fixação do mesmo encontram-se à frente da hélice. A presença desses componentes provocará o aparecimento de perturbações no escoamento incidente sobre o plano da hélice. Além de diminuir o rendimento do grupo motopropulsor, essas perturbações podem afetar, de alguma maneira, as características da estabilidade em "whirl-flutter" do sistema dinâmico formado pelo conjunto motor-hélice. Neste trabalho objetivamos o desenvolvimento e implementação computacional de uma formulação teória qu incluisse um campo de velocidades perturbadas nas equações de movimento do conjunto motor-hélice. Adotando a teoria aerodinâmica de faixas para o cálculo dos esforços aerodinâmicos produzidos pela hélica, chegamos a um sistema de equações diferenciais lineares periódicos. Utilizando a teoria de Floquet-Liapunov para o estudo da estabilidade de sistemas lineares desse tipo, pudemos quantificar o efeito das perturbaçoes sobre as fronteiras em "whirl-flutter" de um sistema propulsivo com hélices "pusher".
description Nas configurações de aeronaves que possuem sistemas propulsivos com hélices "pusher", o motor e a estrutura de fixação do mesmo encontram-se à frente da hélice. A presença desses componentes provocará o aparecimento de perturbações no escoamento incidente sobre o plano da hélice. Além de diminuir o rendimento do grupo motopropulsor, essas perturbações podem afetar, de alguma maneira, as características da estabilidade em "whirl-flutter" do sistema dinâmico formado pelo conjunto motor-hélice. Neste trabalho objetivamos o desenvolvimento e implementação computacional de uma formulação teória qu incluisse um campo de velocidades perturbadas nas equações de movimento do conjunto motor-hélice. Adotando a teoria aerodinâmica de faixas para o cálculo dos esforços aerodinâmicos produzidos pela hélica, chegamos a um sistema de equações diferenciais lineares periódicos. Utilizando a teoria de Floquet-Liapunov para o estudo da estabilidade de sistemas lineares desse tipo, pudemos quantificar o efeito das perturbaçoes sobre as fronteiras em "whirl-flutter" de um sistema propulsivo com hélices "pusher".
publishDate 1989
dc.date.none.fl_str_mv 1989-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1481
url http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1481
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname:Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron:ITA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname_str Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron_str ITA
institution ITA
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica
repository.mail.fl_str_mv
subject_por_txtF_mv Aeroelasticidade
Hélices
Vibração aeroelástica
Estabilidade aerodinâmica
Aerodinâmica
Física
_version_ 1706809270356410368