Composição de modelos instrucionais com editores de atividades de aprendizagem de acordo com o padrão IMS learning design

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aladir Ferreira da Silva Júnior
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
Texto Completo: http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3193
Resumo: No atual cenário de implantação das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no contexto educacional, os Editores de Atividades e Ações Instrucionais com base no padrão IMS Learning Design (IMSLD), ou simplesmente editores LD, têm auxiliado o professor na estruturação de seu material didático digital com base no padrão IMSLD, tanto em relação à representação computacional -- por exemplo, escondendo a sintaxe própria da linguagem que representa o padrão -- quanto em relação à orientação pedagógica -- por exemplo, fornecendo apoio com modelos instrucionais baseados ou não em teorias pedagógicas. Diversas limitações foram encontradas nesses editores, especialmente em relação ao apoio aos usuários finais quanto à estruturação de material didático com o uso de Modelos Instrucionais (MIs), sendo a flexibilidade neste apoio a principal limitação. A possibilidade de o professor representar seu material didático, seja um curso ou mesmo uma aula apenas, usando diversos MIs, criando-os ou os compondo de acordo com seu desejo foi o objetivo central desse trabalho. Apresentou-se um modelo intitulado Instructional Model Environment (IME) que traz contribuições tanto para o campo da Informática na Educação, permitindo que o professor tenha à sua disposição uma família de editores LD específicos para cada MI ou grupo de MIs, bem como para o campo da Engenharia de Software, permitindo que engenheiros de aplicação e demais envolvidos no desenvolvimento de softwares, possam ter seu esforço de desenvolvimento e manutenção diminuído pelo reúso e pela capacidade do modelo de gerar novos editores de modo rápido e flexível. Como principais resultados e contribuições destacam-se (i) a criação de um modelo para a geração de editores LD específicos usando uma abordagem de Engenharia de Software mais apropriada, (ii) a criação de um editor/gerador de editores LD específicos baseado em (i), que tem como principal característica a geração automática de editores LD capazes de permitir que usuários destes editores gerados estruturem e componham com mais flexibilidade material didático digital com base em modelos instrucionais e (iii) a criação de uma classificação mais adequada para os editores LD, agrupando-os por níveis de possibilidade de autoria.
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