Avaliação sob a ótica das organizações de alta confiabilidade das atividades de Controle de Tráfego Aéreo na Infraero
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
Texto Completo: | http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3031 |
Resumo: | A implantação do Sistema de Gerenciamento de Segurança Operacional (Safety Management System/SMS) na aviação foi prioritária nos últimos anos, demandando recursos financeiros e de pessoal consideráveis. Na navegação aérea, essa implantação foi orientada e supervisionada pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e está praticamente concluída. No entanto, após tantos esforços, como avaliar se o sistema está atendendo ao que se propõe? A hipótese deste trabalho é de que o grande esforço despendido na implantação do SMS e as mudanças que estão ocorrendo no Gerenciamento de Tráfego Aéreo estejam produzindo lacunas que, num futuro não muito longínquo previsível, podem resultar em colapso. O objetivo desta dissertação é verificar qualitativamente a situação da segurança operacional no Controle de Tráfego Aéreo, no âmbito da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (INFRAERO). O método utilizado é a verificação sobre a utilização, nas atividades de Controle de Tráfego Aéreo na INFRAERO, dos cinco princípios das Organizações de Alta Confiabilidade, descritos por Weick e Sutcliffe. Segundo esses autores, as organizações conseguem ser de alta confiabilidade, justamente porque seus funcionamentos são baseados nesses princípios. Um estudo de caso é utilizado como recurso à argumentação. O caso em si é constituído de um incidente aeronáutico, ocorrido em 2006, no Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos, sua investigação pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), as recomendações de segurança operacional resultantes e a implementação destas. Alguns itens de relevância no incidente são analisados, sob a ótica dos cinco princípios mencionados acima, o que possibilita a verificação qualitativa proposta neste trabalho. |
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Avaliação sob a ótica das organizações de alta confiabilidade das atividades de Controle de Tráfego Aéreo na InfraeroControle de tráfego aéreoAvaliação de riscosSegurança do vooProteção ao vooNavegação aéreaAvaliação de desempenhoConfiabilidadeEngenharia aeronáuticaA implantação do Sistema de Gerenciamento de Segurança Operacional (Safety Management System/SMS) na aviação foi prioritária nos últimos anos, demandando recursos financeiros e de pessoal consideráveis. Na navegação aérea, essa implantação foi orientada e supervisionada pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e está praticamente concluída. No entanto, após tantos esforços, como avaliar se o sistema está atendendo ao que se propõe? A hipótese deste trabalho é de que o grande esforço despendido na implantação do SMS e as mudanças que estão ocorrendo no Gerenciamento de Tráfego Aéreo estejam produzindo lacunas que, num futuro não muito longínquo previsível, podem resultar em colapso. O objetivo desta dissertação é verificar qualitativamente a situação da segurança operacional no Controle de Tráfego Aéreo, no âmbito da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (INFRAERO). O método utilizado é a verificação sobre a utilização, nas atividades de Controle de Tráfego Aéreo na INFRAERO, dos cinco princípios das Organizações de Alta Confiabilidade, descritos por Weick e Sutcliffe. Segundo esses autores, as organizações conseguem ser de alta confiabilidade, justamente porque seus funcionamentos são baseados nesses princípios. Um estudo de caso é utilizado como recurso à argumentação. O caso em si é constituído de um incidente aeronáutico, ocorrido em 2006, no Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos, sua investigação pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), as recomendações de segurança operacional resultantes e a implementação destas. Alguns itens de relevância no incidente são analisados, sob a ótica dos cinco princípios mencionados acima, o que possibilita a verificação qualitativa proposta neste trabalho.Instituto Tecnológico de AeronáuticaProtógenes Pires PortoWasley de Souza GusmãoLucia Setiuko Tengan2014-08-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3031reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:05:03Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:3031http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:40:57.279Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue |
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