Alocação da comunicação em arquiteturas aviônicas modulares integradas baseada em satisfabilidade pseudo booleana e programação linear
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
Texto Completo: | http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2145 |
Resumo: | Durante a fase inicial de um projeto aeronáutico, quando os sistemas aviônicos estão sendo projetados, ocorre a atividade de selecionar componentes físicos de uma arquitetura IMA (Integrated Modular Avionics ou Aviônica Modular Integrada) e avaliar as possibilidades de alocação das aplicações computacionais dos sistemas aviônicos nos componentes escolhidos para a arquitetura. Essa atividade pode gerar diversas opções de configurações que devem ser cuidadosamente analisadas para atingir a arquitetura e a alocação mais adequadas. A indústria aeronáutica já percebeu que essa atividade pode ser auxiliada por métodos automatizados. Com o foco na alocação das necessidades de comunicação dos sistemas aviônicos, esse estudo apresenta uma abordagem para alocar os fluxos de dados a serem trocados entre as aplicações nos recursos físicos de uma arquitetura IMA, de forma a considerar necessidades de segurança e desempenho e passível de ser estendida a outros aspectos que orientam uma alocação. A abordagem é baseada nas teorias SAT (Boolean Satisfiability ou Satisfabilidade Booleana) e Programação Linear. Como forma de analisar a viabilidade da solução, um estudo de caso é utilizado. Os resultados mostram que é possível modelar o problema de alocação da comunicação utilizando as teorias citadas e obter opções de configurações da arquitetura IMA de forma automatizada com o uso de solucionadores que implementam algoritmos de resolução para essas teorias. Com isso, espera-se a melhora da eficiência e eficácia da atividade de definição da arquitetura IMA e alocação de aplicações durante um projeto aeronáutico. |
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Durante a fase inicial de um projeto aeronáutico, quando os sistemas aviônicos estão sendo projetados, ocorre a atividade de selecionar componentes físicos de uma arquitetura IMA (Integrated Modular Avionics ou Aviônica Modular Integrada) e avaliar as possibilidades de alocação das aplicações computacionais dos sistemas aviônicos nos componentes escolhidos para a arquitetura. Essa atividade pode gerar diversas opções de configurações que devem ser cuidadosamente analisadas para atingir a arquitetura e a alocação mais adequadas. A indústria aeronáutica já percebeu que essa atividade pode ser auxiliada por métodos automatizados. Com o foco na alocação das necessidades de comunicação dos sistemas aviônicos, esse estudo apresenta uma abordagem para alocar os fluxos de dados a serem trocados entre as aplicações nos recursos físicos de uma arquitetura IMA, de forma a considerar necessidades de segurança e desempenho e passível de ser estendida a outros aspectos que orientam uma alocação. A abordagem é baseada nas teorias SAT (Boolean Satisfiability ou Satisfabilidade Booleana) e Programação Linear. Como forma de analisar a viabilidade da solução, um estudo de caso é utilizado. Os resultados mostram que é possível modelar o problema de alocação da comunicação utilizando as teorias citadas e obter opções de configurações da arquitetura IMA de forma automatizada com o uso de solucionadores que implementam algoritmos de resolução para essas teorias. Com isso, espera-se a melhora da eficiência e eficácia da atividade de definição da arquitetura IMA e alocação de aplicações durante um projeto aeronáutico. |
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