Modelagem estatística das medidas de pseudo-ranges no sistema GPS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1996 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
Texto Completo: | http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1574 |
Resumo: | O objetivo principal desta dissertação é apresentar uma metodologia para modelagem das medidas de pseudo-ranges no sistema GPS, cujos movimentos característicos são descritos pela trajetória de uma partícula material que se move, no decorrer do tempo, sob a influência de forças físicas, e possuem uma estrutura de auto-correlação. O tratamento dado foi de séries temporais, específico do método ARIMA da metodologia de BOX & JENKINS. A aplicação da metodologia proposta foi baseada nos dados recebidos no receptor GPS localizado no ITA, referente ao satélite de número 27. Sua validação foi feita comparando dados reais com os resultados do modelo, onde o modelo proposto mostrou uma boa performance. A principal conclusão foi a constatação da eficácia da metodologia proposta para a modelagem, através de um tratamento estatístico completo validade em caso real. |
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Modelagem estatística das medidas de pseudo-ranges no sistema GPSAnálise estatísticaSistema de posicionamento globalInstrumentos de mediçãoInferência estatísticaAnálise de regressãoAnálise de séries temporaisMédias móveis autorregressivasMatemáticaEngenharia eletrônicaO objetivo principal desta dissertação é apresentar uma metodologia para modelagem das medidas de pseudo-ranges no sistema GPS, cujos movimentos característicos são descritos pela trajetória de uma partícula material que se move, no decorrer do tempo, sob a influência de forças físicas, e possuem uma estrutura de auto-correlação. O tratamento dado foi de séries temporais, específico do método ARIMA da metodologia de BOX & JENKINS. A aplicação da metodologia proposta foi baseada nos dados recebidos no receptor GPS localizado no ITA, referente ao satélite de número 27. Sua validação foi feita comparando dados reais com os resultados do modelo, onde o modelo proposto mostrou uma boa performance. A principal conclusão foi a constatação da eficácia da metodologia proposta para a modelagem, através de um tratamento estatístico completo validade em caso real.Instituto Tecnológico de AeronáuticaDario Rais LopesFernando WalterLuiz Carlos Laureano da Rosa1996-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1574reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:02:43Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:1574http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:36:42.807Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue |
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O objetivo principal desta dissertação é apresentar uma metodologia para modelagem das medidas de pseudo-ranges no sistema GPS, cujos movimentos característicos são descritos pela trajetória de uma partícula material que se move, no decorrer do tempo, sob a influência de forças físicas, e possuem uma estrutura de auto-correlação. O tratamento dado foi de séries temporais, específico do método ARIMA da metodologia de BOX & JENKINS. A aplicação da metodologia proposta foi baseada nos dados recebidos no receptor GPS localizado no ITA, referente ao satélite de número 27. Sua validação foi feita comparando dados reais com os resultados do modelo, onde o modelo proposto mostrou uma boa performance. A principal conclusão foi a constatação da eficácia da metodologia proposta para a modelagem, através de um tratamento estatístico completo validade em caso real. |
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