Prevenção de ignição e minimização de seus efeitos dentro de tanques de combustível de aeronaves de transporte de passageiros.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Felipe Daniel Tauk Santos
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
Texto Completo: http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=691
Resumo: Este trabalho apresenta uma análise das diversas alternativas de engenharia na prevenção de ignição dentro dos tanques de combustível das aeronaves de transporte, ou pelo menos, na contenção da expansão dos gases em decorrência de uma ignição, avaliando a viabilidade técnica e econômica das alternativas estudadas de maneira a produzir um ranking das alternativas mais viáveis na direção de se obter uma avaliação comercial mais segura com o menor impacto possível no custo operacional das aeronaves. Objetivando-se a cobertura de um maior número de possibilidades de solução para o problema proposto neste trabalho, são analisadas não só ações sobre o projeto das aeronaves como também sobre os aeroportos, sobre os combustíveis ou até mesmo sobre os procedimentos de operação. São analisadas ainda dois tipos de alternativas: as ativas, que agem nas causas da ignição através da criação de um ambiente impróprio ao desenvolvimento desta, e as alternativas passivas, que minimizam as conseqüências da ignição depois de ocorrida. Adicionalmente, são estudadas tanto alternativas para novos projetos de aeronaves quanto para aeronaves já em operação.
id ITA_f92eea93ec92305296fd1cb3702e5260
oai_identifier_str oai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:691
network_acronym_str ITA
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
spelling Prevenção de ignição e minimização de seus efeitos dentro de tanques de combustível de aeronaves de transporte de passageiros.Prevenção de acidentesSistemas de igniçãoTanques de combustíveisSistemas de combustível de aeronavesEngenharia aeronáuticaEste trabalho apresenta uma análise das diversas alternativas de engenharia na prevenção de ignição dentro dos tanques de combustível das aeronaves de transporte, ou pelo menos, na contenção da expansão dos gases em decorrência de uma ignição, avaliando a viabilidade técnica e econômica das alternativas estudadas de maneira a produzir um ranking das alternativas mais viáveis na direção de se obter uma avaliação comercial mais segura com o menor impacto possível no custo operacional das aeronaves. Objetivando-se a cobertura de um maior número de possibilidades de solução para o problema proposto neste trabalho, são analisadas não só ações sobre o projeto das aeronaves como também sobre os aeroportos, sobre os combustíveis ou até mesmo sobre os procedimentos de operação. São analisadas ainda dois tipos de alternativas: as ativas, que agem nas causas da ignição através da criação de um ambiente impróprio ao desenvolvimento desta, e as alternativas passivas, que minimizam as conseqüências da ignição depois de ocorrida. Adicionalmente, são estudadas tanto alternativas para novos projetos de aeronaves quanto para aeronaves já em operação.Instituto Tecnológico de AeronáuticaAmilcar Porto PimentaPedro Teixeira LacavaFelipe Daniel Tauk Santos2005-09-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=691reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:01:55Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:691http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:33:59.007Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue
dc.title.none.fl_str_mv Prevenção de ignição e minimização de seus efeitos dentro de tanques de combustível de aeronaves de transporte de passageiros.
title Prevenção de ignição e minimização de seus efeitos dentro de tanques de combustível de aeronaves de transporte de passageiros.
spellingShingle Prevenção de ignição e minimização de seus efeitos dentro de tanques de combustível de aeronaves de transporte de passageiros.
Felipe Daniel Tauk Santos
Prevenção de acidentes
Sistemas de ignição
Tanques de combustíveis
Sistemas de combustível de aeronaves
Engenharia aeronáutica
title_short Prevenção de ignição e minimização de seus efeitos dentro de tanques de combustível de aeronaves de transporte de passageiros.
title_full Prevenção de ignição e minimização de seus efeitos dentro de tanques de combustível de aeronaves de transporte de passageiros.
title_fullStr Prevenção de ignição e minimização de seus efeitos dentro de tanques de combustível de aeronaves de transporte de passageiros.
title_full_unstemmed Prevenção de ignição e minimização de seus efeitos dentro de tanques de combustível de aeronaves de transporte de passageiros.
title_sort Prevenção de ignição e minimização de seus efeitos dentro de tanques de combustível de aeronaves de transporte de passageiros.
author Felipe Daniel Tauk Santos
author_facet Felipe Daniel Tauk Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Amilcar Porto Pimenta
Pedro Teixeira Lacava
dc.contributor.author.fl_str_mv Felipe Daniel Tauk Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Prevenção de acidentes
Sistemas de ignição
Tanques de combustíveis
Sistemas de combustível de aeronaves
Engenharia aeronáutica
topic Prevenção de acidentes
Sistemas de ignição
Tanques de combustíveis
Sistemas de combustível de aeronaves
Engenharia aeronáutica
dc.description.none.fl_txt_mv Este trabalho apresenta uma análise das diversas alternativas de engenharia na prevenção de ignição dentro dos tanques de combustível das aeronaves de transporte, ou pelo menos, na contenção da expansão dos gases em decorrência de uma ignição, avaliando a viabilidade técnica e econômica das alternativas estudadas de maneira a produzir um ranking das alternativas mais viáveis na direção de se obter uma avaliação comercial mais segura com o menor impacto possível no custo operacional das aeronaves. Objetivando-se a cobertura de um maior número de possibilidades de solução para o problema proposto neste trabalho, são analisadas não só ações sobre o projeto das aeronaves como também sobre os aeroportos, sobre os combustíveis ou até mesmo sobre os procedimentos de operação. São analisadas ainda dois tipos de alternativas: as ativas, que agem nas causas da ignição através da criação de um ambiente impróprio ao desenvolvimento desta, e as alternativas passivas, que minimizam as conseqüências da ignição depois de ocorrida. Adicionalmente, são estudadas tanto alternativas para novos projetos de aeronaves quanto para aeronaves já em operação.
description Este trabalho apresenta uma análise das diversas alternativas de engenharia na prevenção de ignição dentro dos tanques de combustível das aeronaves de transporte, ou pelo menos, na contenção da expansão dos gases em decorrência de uma ignição, avaliando a viabilidade técnica e econômica das alternativas estudadas de maneira a produzir um ranking das alternativas mais viáveis na direção de se obter uma avaliação comercial mais segura com o menor impacto possível no custo operacional das aeronaves. Objetivando-se a cobertura de um maior número de possibilidades de solução para o problema proposto neste trabalho, são analisadas não só ações sobre o projeto das aeronaves como também sobre os aeroportos, sobre os combustíveis ou até mesmo sobre os procedimentos de operação. São analisadas ainda dois tipos de alternativas: as ativas, que agem nas causas da ignição através da criação de um ambiente impróprio ao desenvolvimento desta, e as alternativas passivas, que minimizam as conseqüências da ignição depois de ocorrida. Adicionalmente, são estudadas tanto alternativas para novos projetos de aeronaves quanto para aeronaves já em operação.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-09-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=691
url http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=691
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname:Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron:ITA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname_str Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron_str ITA
institution ITA
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica
repository.mail.fl_str_mv
subject_por_txtF_mv Prevenção de acidentes
Sistemas de ignição
Tanques de combustíveis
Sistemas de combustível de aeronaves
Engenharia aeronáutica
_version_ 1706809262037008384