Proposição e teste de um procedimento de ensaio para verificação da conformidade de aeronaves EMBRAER com os requisitos de tolerância a dispositivos eletrônicos portáteis emissores de radiofreqüência
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
Texto Completo: | http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2817 |
Resumo: | Face ao crescente uso de dispositivos eletrônicos portáteis, a Comissão Radio Técnica para Aeronáutica (RTCA) formulou um documento (DO-307) com orientações para o design e certificação de aeronaves para tolerância a dispositivos portáteis. Dentre os tipos possíveis de interferência desses dispositivos, são as emissões espúrias de radiofrequência que apresentam risco para o correto funcionamento da aeronave. A DO-307 estabelece um procedimento de teste e níveis de atenuação de sinal para cada faixa de frequência de operação de dispositivos críticos da aeronave. O presente trabalho aborda esse procedimento, e propõe pequenas alterações, e discute os resultados de um ensaio piloto realizado pela EMBRAER. |
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Proposição e teste de um procedimento de ensaio para verificação da conformidade de aeronaves EMBRAER com os requisitos de tolerância a dispositivos eletrônicos portáteis emissores de radiofreqüênciaAviônicaInstrumentosDispositivos elétricosInterferência de radiofrequênciaRegulamentação aeronáuticaRequisitosTolerância a falhasEngenharia eletrônicaEngenharia aeronáuticaFace ao crescente uso de dispositivos eletrônicos portáteis, a Comissão Radio Técnica para Aeronáutica (RTCA) formulou um documento (DO-307) com orientações para o design e certificação de aeronaves para tolerância a dispositivos portáteis. Dentre os tipos possíveis de interferência desses dispositivos, são as emissões espúrias de radiofrequência que apresentam risco para o correto funcionamento da aeronave. A DO-307 estabelece um procedimento de teste e níveis de atenuação de sinal para cada faixa de frequência de operação de dispositivos críticos da aeronave. O presente trabalho aborda esse procedimento, e propõe pequenas alterações, e discute os resultados de um ensaio piloto realizado pela EMBRAER.Instituto Tecnológico de AeronáuticaAlberto José de Faro OrlandoCharles Alberton Herdt2010-08-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2817reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:04:59Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:2817http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:40:07.054Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue |
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