Um modelo de controle formal para o gerenciamento de riscos de projeto de software

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Felipe Rafael Motta Cardoso
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
Texto Completo: http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2053
Resumo: Este trabalho de pesquisa propõe o projeto e desenvolvimento de um Modelo de Controle Formal (MCF) que propicie gerenciar riscos de projeto de software. Visa prover ao Gestor de Projetos, um mecanismo para identificar e controlar riscos que possam impactar negativamente nos objetivos do projeto, facilitando a tomada de decisão. O MCF desenvolvido contempla as Práticas Específicas (Specific Practices - SPs) do Modelo Integrado de Maturidade e de Capacidade para Desenvolvimento (Capability Maturity Model Integration for Development - CMMI-DEV) que abordam riscos de projeto de software. Foram identificados nove processos para representar os elementos contidos no MCF. Os processos definidos foram modelados utilizando uma Rede de Petri Colorida (Coloured Petri Net - CPN) e representaram a visão sistêmica deste trabalho de pesquisa. A ferramenta matemática e gráfica adotada permitiu um rastreamento minucioso e não ambíguo de cada etapa do sistema modelado. Elaborou-se um Instrumento de Inspeção que reuniu os elementos principais dos processos definidos no MCF, atuando como a visão semântica da Gestão de Riscos. O Instrumento de Inspeção foi mapeado para um protótipo de ferramenta denominada Risk Management Environment (RIMAE), tendo em vista os aspectos relacionados ao armazenamento, consulta, e interface com a organização no qual o estudo de caso foi realizado. O MCF foi aplicado em um projeto real, denominado Sistema de Navegação em Ambiente Linux (SINAL). Entre outras vantagens observadas neste trabalho de pesquisa, o uso do MCF fornece conhecimento pró-ativo e uma visão holística dos riscos para todos stakeholders envolvidos.
id ITA_fcbd22d8fc3008190727ece5b02eceec
oai_identifier_str oai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:2053
network_acronym_str ITA
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
spelling Um modelo de controle formal para o gerenciamento de riscos de projeto de softwareSistemas de apoio à decisãoRedes de PetriProjeto de sistemas de computadoresSistemas de informação de gerênciaGerenciamento de riscosModelo de capacidade e maturidadeEngenharia de softwareEste trabalho de pesquisa propõe o projeto e desenvolvimento de um Modelo de Controle Formal (MCF) que propicie gerenciar riscos de projeto de software. Visa prover ao Gestor de Projetos, um mecanismo para identificar e controlar riscos que possam impactar negativamente nos objetivos do projeto, facilitando a tomada de decisão. O MCF desenvolvido contempla as Práticas Específicas (Specific Practices - SPs) do Modelo Integrado de Maturidade e de Capacidade para Desenvolvimento (Capability Maturity Model Integration for Development - CMMI-DEV) que abordam riscos de projeto de software. Foram identificados nove processos para representar os elementos contidos no MCF. Os processos definidos foram modelados utilizando uma Rede de Petri Colorida (Coloured Petri Net - CPN) e representaram a visão sistêmica deste trabalho de pesquisa. A ferramenta matemática e gráfica adotada permitiu um rastreamento minucioso e não ambíguo de cada etapa do sistema modelado. Elaborou-se um Instrumento de Inspeção que reuniu os elementos principais dos processos definidos no MCF, atuando como a visão semântica da Gestão de Riscos. O Instrumento de Inspeção foi mapeado para um protótipo de ferramenta denominada Risk Management Environment (RIMAE), tendo em vista os aspectos relacionados ao armazenamento, consulta, e interface com a organização no qual o estudo de caso foi realizado. O MCF foi aplicado em um projeto real, denominado Sistema de Navegação em Ambiente Linux (SINAL). Entre outras vantagens observadas neste trabalho de pesquisa, o uso do MCF fornece conhecimento pró-ativo e uma visão holística dos riscos para todos stakeholders envolvidos.Instituto Tecnológico de AeronáuticaPaulo Marcelo TasinaffoFelipe Rafael Motta Cardoso2012-05-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2053reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:03:48Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:2053http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:38:08.954Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue
dc.title.none.fl_str_mv Um modelo de controle formal para o gerenciamento de riscos de projeto de software
title Um modelo de controle formal para o gerenciamento de riscos de projeto de software
spellingShingle Um modelo de controle formal para o gerenciamento de riscos de projeto de software
Felipe Rafael Motta Cardoso
Sistemas de apoio à decisão
Redes de Petri
Projeto de sistemas de computadores
Sistemas de informação de gerência
Gerenciamento de riscos
Modelo de capacidade e maturidade
Engenharia de software
title_short Um modelo de controle formal para o gerenciamento de riscos de projeto de software
title_full Um modelo de controle formal para o gerenciamento de riscos de projeto de software
title_fullStr Um modelo de controle formal para o gerenciamento de riscos de projeto de software
title_full_unstemmed Um modelo de controle formal para o gerenciamento de riscos de projeto de software
title_sort Um modelo de controle formal para o gerenciamento de riscos de projeto de software
author Felipe Rafael Motta Cardoso
author_facet Felipe Rafael Motta Cardoso
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Paulo Marcelo Tasinaffo
dc.contributor.author.fl_str_mv Felipe Rafael Motta Cardoso
dc.subject.por.fl_str_mv Sistemas de apoio à decisão
Redes de Petri
Projeto de sistemas de computadores
Sistemas de informação de gerência
Gerenciamento de riscos
Modelo de capacidade e maturidade
Engenharia de software
topic Sistemas de apoio à decisão
Redes de Petri
Projeto de sistemas de computadores
Sistemas de informação de gerência
Gerenciamento de riscos
Modelo de capacidade e maturidade
Engenharia de software
dc.description.none.fl_txt_mv Este trabalho de pesquisa propõe o projeto e desenvolvimento de um Modelo de Controle Formal (MCF) que propicie gerenciar riscos de projeto de software. Visa prover ao Gestor de Projetos, um mecanismo para identificar e controlar riscos que possam impactar negativamente nos objetivos do projeto, facilitando a tomada de decisão. O MCF desenvolvido contempla as Práticas Específicas (Specific Practices - SPs) do Modelo Integrado de Maturidade e de Capacidade para Desenvolvimento (Capability Maturity Model Integration for Development - CMMI-DEV) que abordam riscos de projeto de software. Foram identificados nove processos para representar os elementos contidos no MCF. Os processos definidos foram modelados utilizando uma Rede de Petri Colorida (Coloured Petri Net - CPN) e representaram a visão sistêmica deste trabalho de pesquisa. A ferramenta matemática e gráfica adotada permitiu um rastreamento minucioso e não ambíguo de cada etapa do sistema modelado. Elaborou-se um Instrumento de Inspeção que reuniu os elementos principais dos processos definidos no MCF, atuando como a visão semântica da Gestão de Riscos. O Instrumento de Inspeção foi mapeado para um protótipo de ferramenta denominada Risk Management Environment (RIMAE), tendo em vista os aspectos relacionados ao armazenamento, consulta, e interface com a organização no qual o estudo de caso foi realizado. O MCF foi aplicado em um projeto real, denominado Sistema de Navegação em Ambiente Linux (SINAL). Entre outras vantagens observadas neste trabalho de pesquisa, o uso do MCF fornece conhecimento pró-ativo e uma visão holística dos riscos para todos stakeholders envolvidos.
description Este trabalho de pesquisa propõe o projeto e desenvolvimento de um Modelo de Controle Formal (MCF) que propicie gerenciar riscos de projeto de software. Visa prover ao Gestor de Projetos, um mecanismo para identificar e controlar riscos que possam impactar negativamente nos objetivos do projeto, facilitando a tomada de decisão. O MCF desenvolvido contempla as Práticas Específicas (Specific Practices - SPs) do Modelo Integrado de Maturidade e de Capacidade para Desenvolvimento (Capability Maturity Model Integration for Development - CMMI-DEV) que abordam riscos de projeto de software. Foram identificados nove processos para representar os elementos contidos no MCF. Os processos definidos foram modelados utilizando uma Rede de Petri Colorida (Coloured Petri Net - CPN) e representaram a visão sistêmica deste trabalho de pesquisa. A ferramenta matemática e gráfica adotada permitiu um rastreamento minucioso e não ambíguo de cada etapa do sistema modelado. Elaborou-se um Instrumento de Inspeção que reuniu os elementos principais dos processos definidos no MCF, atuando como a visão semântica da Gestão de Riscos. O Instrumento de Inspeção foi mapeado para um protótipo de ferramenta denominada Risk Management Environment (RIMAE), tendo em vista os aspectos relacionados ao armazenamento, consulta, e interface com a organização no qual o estudo de caso foi realizado. O MCF foi aplicado em um projeto real, denominado Sistema de Navegação em Ambiente Linux (SINAL). Entre outras vantagens observadas neste trabalho de pesquisa, o uso do MCF fornece conhecimento pró-ativo e uma visão holística dos riscos para todos stakeholders envolvidos.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-05-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2053
url http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2053
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname:Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron:ITA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname_str Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron_str ITA
institution ITA
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica
repository.mail.fl_str_mv
subject_por_txtF_mv Sistemas de apoio à decisão
Redes de Petri
Projeto de sistemas de computadores
Sistemas de informação de gerência
Gerenciamento de riscos
Modelo de capacidade e maturidade
Engenharia de software
_version_ 1706809279108874240