Design to DOC - modelo de apoio para o projeto voltado para o custo operacional direto de aeronaves
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
Texto Completo: | http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2230 |
Resumo: | Este trabalho apresenta o Design to DOC, modelo que tem como objetivo auxiliar os fabricantes de aeronaves na redução do custo operacional direto - DOC - a partir do processo de desenvolvimento de aeronaves. A tese tem dois objetivos principais: o desenvolvimento de um modelo que possibilite a análise do impacto das decisões de engenharia nos custos operacionais diretos e a sua utilização em um caso real de aviação comercial. Sendo construído para aplicação em trade studies, o modelo possibilita a visualização de todos os efeitos de uma alternativa de projeto, em qualquer nível de desdobramento dos custos operacionais diretos. A sua utilização passa por três etapas: construção da rede de relacionamento de custos, valoração do modelo e utilização nos trade studies. A rede design to DOC traça os inter-relacionamentos entre os direcionadores de custos e evidencia todos os custos em que há variação de seus valores com a adoção de nós, arcos e transmissores da rede. Uma ferramenta computacional é apresentada para o uso em trade studies. O modelo foi utilizado em modificações no winglet e na nacele do Embraer 190. Os resultados mostraram que o novo desenho adotado indicou uma boa solução de compromisso, apontando para a sua redução, com os objetivos do modelo atingidos. |
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Design to DOC - modelo de apoio para o projeto voltado para o custo operacional direto de aeronavesAdministração de projetosRedução de custosCustos operacionaisDesenvolvimento de produtosAeronavesAviação civilEngenharia de produçãoEste trabalho apresenta o Design to DOC, modelo que tem como objetivo auxiliar os fabricantes de aeronaves na redução do custo operacional direto - DOC - a partir do processo de desenvolvimento de aeronaves. A tese tem dois objetivos principais: o desenvolvimento de um modelo que possibilite a análise do impacto das decisões de engenharia nos custos operacionais diretos e a sua utilização em um caso real de aviação comercial. Sendo construído para aplicação em trade studies, o modelo possibilita a visualização de todos os efeitos de uma alternativa de projeto, em qualquer nível de desdobramento dos custos operacionais diretos. A sua utilização passa por três etapas: construção da rede de relacionamento de custos, valoração do modelo e utilização nos trade studies. A rede design to DOC traça os inter-relacionamentos entre os direcionadores de custos e evidencia todos os custos em que há variação de seus valores com a adoção de nós, arcos e transmissores da rede. Uma ferramenta computacional é apresentada para o uso em trade studies. O modelo foi utilizado em modificações no winglet e na nacele do Embraer 190. Os resultados mostraram que o novo desenho adotado indicou uma boa solução de compromisso, apontando para a sua redução, com os objetivos do modelo atingidos.Instituto Tecnológico de AeronáuticaLuís Gonzaga TrabassoSandro Giovanni Valeri2008-03-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2230reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:04:44Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:2230http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:38:34.94Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue |
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Este trabalho apresenta o Design to DOC, modelo que tem como objetivo auxiliar os fabricantes de aeronaves na redução do custo operacional direto - DOC - a partir do processo de desenvolvimento de aeronaves. A tese tem dois objetivos principais: o desenvolvimento de um modelo que possibilite a análise do impacto das decisões de engenharia nos custos operacionais diretos e a sua utilização em um caso real de aviação comercial. Sendo construído para aplicação em trade studies, o modelo possibilita a visualização de todos os efeitos de uma alternativa de projeto, em qualquer nível de desdobramento dos custos operacionais diretos. A sua utilização passa por três etapas: construção da rede de relacionamento de custos, valoração do modelo e utilização nos trade studies. A rede design to DOC traça os inter-relacionamentos entre os direcionadores de custos e evidencia todos os custos em que há variação de seus valores com a adoção de nós, arcos e transmissores da rede. Uma ferramenta computacional é apresentada para o uso em trade studies. O modelo foi utilizado em modificações no winglet e na nacele do Embraer 190. Os resultados mostraram que o novo desenho adotado indicou uma boa solução de compromisso, apontando para a sua redução, com os objetivos do modelo atingidos. |
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