Eucaristia: fonte e cume da vida cristã: “Tomai e comei, fazei isto em memória de mim” (Lc 22,19)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zanini, Rogério L.
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Meoti, Claudir
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Teopráxis
Texto Completo: https://itepa.com.br/ojs/index.php/teopraxis/article/view/9
Resumo: Para viver uma espiritualidade libertadora, talvez o mais delicado e exigente seja a relação dos católicos com a Eucaristia. Infelizmente, a Eucaristia, o mais precioso tesouro da fé e da vida espiritual, ainda se encontra aprisionada e envolta de estruturas rígidas que nem sempre permitem às pessoas se deliciarem com o mistério. Urge como desafio refazer a centralidade da ceia de Jesus para que ela possa novamente se tornar o alimento comunitário, ligada com a vida e às lutas cotidianas, como sacramento da partilha e do amor de Cristo levado até o extremo (Jo 13,1). A realidade da pandemia com o fechamento das Igrejas/Templos fez perceber os desafios da evangelização em relação à Eucaristia, bem como seus avanços na compreensão da ceia como banquete de solidariedade com os pobres e excluídos. Por isso, a reflexão que segue busca, primeiro, discorrer de forma narrativa sobre os Evangelhos com o objetivo de perceber a centralidade das refeições na vida de Jesus. Em segundo lugar, compreender o sentido do mandamento, deixado por Jesus: fazei isto em memória de mim. E, por fim, em terceiro lugar, o tomai e comei como banquete da vida, rechaçando qualquer perspectiva individualista e farisaica em relação à Eucaristia.
id ITEPA_50b00cb617a2cb975767e84004bfd345
oai_identifier_str oai:ojs2.revista.itepa.com.br:article/9
network_acronym_str ITEPA
network_name_str Revista Teopráxis
repository_id_str
spelling Eucaristia: fonte e cume da vida cristã: “Tomai e comei, fazei isto em memória de mim” (Lc 22,19)JesusEucaristiaEvangelizaçãoVidaPara viver uma espiritualidade libertadora, talvez o mais delicado e exigente seja a relação dos católicos com a Eucaristia. Infelizmente, a Eucaristia, o mais precioso tesouro da fé e da vida espiritual, ainda se encontra aprisionada e envolta de estruturas rígidas que nem sempre permitem às pessoas se deliciarem com o mistério. Urge como desafio refazer a centralidade da ceia de Jesus para que ela possa novamente se tornar o alimento comunitário, ligada com a vida e às lutas cotidianas, como sacramento da partilha e do amor de Cristo levado até o extremo (Jo 13,1). A realidade da pandemia com o fechamento das Igrejas/Templos fez perceber os desafios da evangelização em relação à Eucaristia, bem como seus avanços na compreensão da ceia como banquete de solidariedade com os pobres e excluídos. Por isso, a reflexão que segue busca, primeiro, discorrer de forma narrativa sobre os Evangelhos com o objetivo de perceber a centralidade das refeições na vida de Jesus. Em segundo lugar, compreender o sentido do mandamento, deixado por Jesus: fazei isto em memória de mim. E, por fim, em terceiro lugar, o tomai e comei como banquete da vida, rechaçando qualquer perspectiva individualista e farisaica em relação à Eucaristia.Itepa2021-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://itepa.com.br/ojs/index.php/teopraxis/article/view/910.52451/teopraxis.v37i129.9Revista Teopráxis; v. 37 n. 129 (2020): Liturgia em tempos de pandemia; 61-822763-52011677-860X10.52451/teopraxis.v37i129reponame:Revista Teopráxisinstname:Instituto de Teologia e Pastoral (ITEPA)instacron:ITEPAporhttps://itepa.com.br/ojs/index.php/teopraxis/article/view/9/46https://itepa.com.br/ojs/index.php/teopraxis/article/view/9/58Copyright (c) 2020 TEOPRAXIShttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessZanini, Rogério L. Meoti, Claudir 2021-04-29T00:34:29Zoai:ojs2.revista.itepa.com.br:article/9Revistahttps://itepa.com.br/ojs/index.php/teopraxis/indexPRIhttps://itepa.com.br/ojs/index.php/teopraxis/oaiitepafaculdades@gmail.com || regiano_bregalda@hotmail.com2763-52012763-5201opendoar:2021-04-29T00:34:29Revista Teopráxis - Instituto de Teologia e Pastoral (ITEPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Eucaristia: fonte e cume da vida cristã: “Tomai e comei, fazei isto em memória de mim” (Lc 22,19)
title Eucaristia: fonte e cume da vida cristã: “Tomai e comei, fazei isto em memória de mim” (Lc 22,19)
spellingShingle Eucaristia: fonte e cume da vida cristã: “Tomai e comei, fazei isto em memória de mim” (Lc 22,19)
Zanini, Rogério L.
Jesus
Eucaristia
Evangelização
Vida
title_short Eucaristia: fonte e cume da vida cristã: “Tomai e comei, fazei isto em memória de mim” (Lc 22,19)
title_full Eucaristia: fonte e cume da vida cristã: “Tomai e comei, fazei isto em memória de mim” (Lc 22,19)
title_fullStr Eucaristia: fonte e cume da vida cristã: “Tomai e comei, fazei isto em memória de mim” (Lc 22,19)
title_full_unstemmed Eucaristia: fonte e cume da vida cristã: “Tomai e comei, fazei isto em memória de mim” (Lc 22,19)
title_sort Eucaristia: fonte e cume da vida cristã: “Tomai e comei, fazei isto em memória de mim” (Lc 22,19)
author Zanini, Rogério L.
author_facet Zanini, Rogério L.
Meoti, Claudir
author_role author
author2 Meoti, Claudir
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zanini, Rogério L.
Meoti, Claudir
dc.subject.por.fl_str_mv Jesus
Eucaristia
Evangelização
Vida
topic Jesus
Eucaristia
Evangelização
Vida
description Para viver uma espiritualidade libertadora, talvez o mais delicado e exigente seja a relação dos católicos com a Eucaristia. Infelizmente, a Eucaristia, o mais precioso tesouro da fé e da vida espiritual, ainda se encontra aprisionada e envolta de estruturas rígidas que nem sempre permitem às pessoas se deliciarem com o mistério. Urge como desafio refazer a centralidade da ceia de Jesus para que ela possa novamente se tornar o alimento comunitário, ligada com a vida e às lutas cotidianas, como sacramento da partilha e do amor de Cristo levado até o extremo (Jo 13,1). A realidade da pandemia com o fechamento das Igrejas/Templos fez perceber os desafios da evangelização em relação à Eucaristia, bem como seus avanços na compreensão da ceia como banquete de solidariedade com os pobres e excluídos. Por isso, a reflexão que segue busca, primeiro, discorrer de forma narrativa sobre os Evangelhos com o objetivo de perceber a centralidade das refeições na vida de Jesus. Em segundo lugar, compreender o sentido do mandamento, deixado por Jesus: fazei isto em memória de mim. E, por fim, em terceiro lugar, o tomai e comei como banquete da vida, rechaçando qualquer perspectiva individualista e farisaica em relação à Eucaristia.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://itepa.com.br/ojs/index.php/teopraxis/article/view/9
10.52451/teopraxis.v37i129.9
url https://itepa.com.br/ojs/index.php/teopraxis/article/view/9
identifier_str_mv 10.52451/teopraxis.v37i129.9
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://itepa.com.br/ojs/index.php/teopraxis/article/view/9/46
https://itepa.com.br/ojs/index.php/teopraxis/article/view/9/58
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 TEOPRAXIS
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 TEOPRAXIS
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Itepa
publisher.none.fl_str_mv Itepa
dc.source.none.fl_str_mv Revista Teopráxis; v. 37 n. 129 (2020): Liturgia em tempos de pandemia; 61-82
2763-5201
1677-860X
10.52451/teopraxis.v37i129
reponame:Revista Teopráxis
instname:Instituto de Teologia e Pastoral (ITEPA)
instacron:ITEPA
instname_str Instituto de Teologia e Pastoral (ITEPA)
instacron_str ITEPA
institution ITEPA
reponame_str Revista Teopráxis
collection Revista Teopráxis
repository.name.fl_str_mv Revista Teopráxis - Instituto de Teologia e Pastoral (ITEPA)
repository.mail.fl_str_mv itepafaculdades@gmail.com || regiano_bregalda@hotmail.com
_version_ 1797048041748824064