Canto e Música Litúrgica: como cultivar uma espiritualidade unificadora em meio aos desafios da pandemia?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Eurivaldo S.
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Ramon, Telles
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Teopráxis
Texto Completo: https://itepa.com.br/ojs/index.php/teopraxis/article/view/14
Resumo: Em meio à pandemia aumentaram os mecanismos de transmissão para as celebrações paroquiais e diocesanas. A porção do povo de Deus saiu do caráter territorial jurídico caracterizado pela Igreja Particular e passou para o além-fronteiras da realidade cibernética. Os elementos simbólicorituais da celebração litúrgica deixam de ter sua relação de proximidade devido ao distanciamento social. As assembleias, sem poderem participar ativamente dos ritos através dos sentidos ficaram privadas do paladar, do olfato, do olhar, do escutar e do tato, percepções reais que aguçam à participação em tempos normais. As chamadas telas dos aparelhos eletrônicos dividem o olhar com outros aplicativos seja de chamadas, entretenimento e informação ou comerciais. Em meio a tudo isso, como garantir que os elementos simbólico-rituais cumpram sua função significativa de agregar às liturgias seu poder revelador mistérico? Como desvelar o segredo dos ritos por meio das telas sem a participação ativa das assembleias? A música litúrgica se coloca como um desses elementos altamente simbólicos e reveladores dos mistérios da fé. Ela ajuda a comunidade a vivenciar as ações rituais, sendo o próprio rito ou acompanhando as ações rituais. Nesse nosso artigo fazemos alguns questionamentos sobre a produção, a execução e os embates do campo musical que trouxeram a pandemia e as celebrações virtuais. Como nenhum setor estava preparado para isso, a intenção não é apontar autorias ou até mesmo provocar a polêmica, mas sim elucidar e retomar alguns pontos conquistados após o Concílio Vaticano II e que podem ser revistos e colocados em prática à medida em que o que está em jogo é a participação ativa, plena, consciente, frutuosa, interna e externa do povo de Deus através das celebrações litúrgicas.
id ITEPA_a1bb5e228c379b335720b1003edba159
oai_identifier_str oai:ojs2.revista.itepa.com.br:article/14
network_acronym_str ITEPA
network_name_str Revista Teopráxis
repository_id_str
spelling Canto e Música Litúrgica: como cultivar uma espiritualidade unificadora em meio aos desafios da pandemia?LiturgiaMúsica litúrgicaAssembleiasEspiritualidadePandemiaEm meio à pandemia aumentaram os mecanismos de transmissão para as celebrações paroquiais e diocesanas. A porção do povo de Deus saiu do caráter territorial jurídico caracterizado pela Igreja Particular e passou para o além-fronteiras da realidade cibernética. Os elementos simbólicorituais da celebração litúrgica deixam de ter sua relação de proximidade devido ao distanciamento social. As assembleias, sem poderem participar ativamente dos ritos através dos sentidos ficaram privadas do paladar, do olfato, do olhar, do escutar e do tato, percepções reais que aguçam à participação em tempos normais. As chamadas telas dos aparelhos eletrônicos dividem o olhar com outros aplicativos seja de chamadas, entretenimento e informação ou comerciais. Em meio a tudo isso, como garantir que os elementos simbólico-rituais cumpram sua função significativa de agregar às liturgias seu poder revelador mistérico? Como desvelar o segredo dos ritos por meio das telas sem a participação ativa das assembleias? A música litúrgica se coloca como um desses elementos altamente simbólicos e reveladores dos mistérios da fé. Ela ajuda a comunidade a vivenciar as ações rituais, sendo o próprio rito ou acompanhando as ações rituais. Nesse nosso artigo fazemos alguns questionamentos sobre a produção, a execução e os embates do campo musical que trouxeram a pandemia e as celebrações virtuais. Como nenhum setor estava preparado para isso, a intenção não é apontar autorias ou até mesmo provocar a polêmica, mas sim elucidar e retomar alguns pontos conquistados após o Concílio Vaticano II e que podem ser revistos e colocados em prática à medida em que o que está em jogo é a participação ativa, plena, consciente, frutuosa, interna e externa do povo de Deus através das celebrações litúrgicas.Itepa2021-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://itepa.com.br/ojs/index.php/teopraxis/article/view/1410.52451/teopraxis.v37i129.14Revista Teopráxis; v. 37 n. 129 (2020): Liturgia em tempos de pandemia; 143-1562763-52011677-860X10.52451/teopraxis.v37i129reponame:Revista Teopráxisinstname:Instituto de Teologia e Pastoral (ITEPA)instacron:ITEPAporhttps://itepa.com.br/ojs/index.php/teopraxis/article/view/14/51https://itepa.com.br/ojs/index.php/teopraxis/article/view/14/63Copyright (c) 2020 TEOPRAXIShttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Eurivaldo S. Ramon, Telles 2021-04-29T00:34:29Zoai:ojs2.revista.itepa.com.br:article/14Revistahttps://itepa.com.br/ojs/index.php/teopraxis/indexPRIhttps://itepa.com.br/ojs/index.php/teopraxis/oaiitepafaculdades@gmail.com || regiano_bregalda@hotmail.com2763-52012763-5201opendoar:2021-04-29T00:34:29Revista Teopráxis - Instituto de Teologia e Pastoral (ITEPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Canto e Música Litúrgica: como cultivar uma espiritualidade unificadora em meio aos desafios da pandemia?
title Canto e Música Litúrgica: como cultivar uma espiritualidade unificadora em meio aos desafios da pandemia?
spellingShingle Canto e Música Litúrgica: como cultivar uma espiritualidade unificadora em meio aos desafios da pandemia?
Ferreira, Eurivaldo S.
Liturgia
Música litúrgica
Assembleias
Espiritualidade
Pandemia
title_short Canto e Música Litúrgica: como cultivar uma espiritualidade unificadora em meio aos desafios da pandemia?
title_full Canto e Música Litúrgica: como cultivar uma espiritualidade unificadora em meio aos desafios da pandemia?
title_fullStr Canto e Música Litúrgica: como cultivar uma espiritualidade unificadora em meio aos desafios da pandemia?
title_full_unstemmed Canto e Música Litúrgica: como cultivar uma espiritualidade unificadora em meio aos desafios da pandemia?
title_sort Canto e Música Litúrgica: como cultivar uma espiritualidade unificadora em meio aos desafios da pandemia?
author Ferreira, Eurivaldo S.
author_facet Ferreira, Eurivaldo S.
Ramon, Telles
author_role author
author2 Ramon, Telles
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Eurivaldo S.
Ramon, Telles
dc.subject.por.fl_str_mv Liturgia
Música litúrgica
Assembleias
Espiritualidade
Pandemia
topic Liturgia
Música litúrgica
Assembleias
Espiritualidade
Pandemia
description Em meio à pandemia aumentaram os mecanismos de transmissão para as celebrações paroquiais e diocesanas. A porção do povo de Deus saiu do caráter territorial jurídico caracterizado pela Igreja Particular e passou para o além-fronteiras da realidade cibernética. Os elementos simbólicorituais da celebração litúrgica deixam de ter sua relação de proximidade devido ao distanciamento social. As assembleias, sem poderem participar ativamente dos ritos através dos sentidos ficaram privadas do paladar, do olfato, do olhar, do escutar e do tato, percepções reais que aguçam à participação em tempos normais. As chamadas telas dos aparelhos eletrônicos dividem o olhar com outros aplicativos seja de chamadas, entretenimento e informação ou comerciais. Em meio a tudo isso, como garantir que os elementos simbólico-rituais cumpram sua função significativa de agregar às liturgias seu poder revelador mistérico? Como desvelar o segredo dos ritos por meio das telas sem a participação ativa das assembleias? A música litúrgica se coloca como um desses elementos altamente simbólicos e reveladores dos mistérios da fé. Ela ajuda a comunidade a vivenciar as ações rituais, sendo o próprio rito ou acompanhando as ações rituais. Nesse nosso artigo fazemos alguns questionamentos sobre a produção, a execução e os embates do campo musical que trouxeram a pandemia e as celebrações virtuais. Como nenhum setor estava preparado para isso, a intenção não é apontar autorias ou até mesmo provocar a polêmica, mas sim elucidar e retomar alguns pontos conquistados após o Concílio Vaticano II e que podem ser revistos e colocados em prática à medida em que o que está em jogo é a participação ativa, plena, consciente, frutuosa, interna e externa do povo de Deus através das celebrações litúrgicas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://itepa.com.br/ojs/index.php/teopraxis/article/view/14
10.52451/teopraxis.v37i129.14
url https://itepa.com.br/ojs/index.php/teopraxis/article/view/14
identifier_str_mv 10.52451/teopraxis.v37i129.14
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://itepa.com.br/ojs/index.php/teopraxis/article/view/14/51
https://itepa.com.br/ojs/index.php/teopraxis/article/view/14/63
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 TEOPRAXIS
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 TEOPRAXIS
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Itepa
publisher.none.fl_str_mv Itepa
dc.source.none.fl_str_mv Revista Teopráxis; v. 37 n. 129 (2020): Liturgia em tempos de pandemia; 143-156
2763-5201
1677-860X
10.52451/teopraxis.v37i129
reponame:Revista Teopráxis
instname:Instituto de Teologia e Pastoral (ITEPA)
instacron:ITEPA
instname_str Instituto de Teologia e Pastoral (ITEPA)
instacron_str ITEPA
institution ITEPA
reponame_str Revista Teopráxis
collection Revista Teopráxis
repository.name.fl_str_mv Revista Teopráxis - Instituto de Teologia e Pastoral (ITEPA)
repository.mail.fl_str_mv itepafaculdades@gmail.com || regiano_bregalda@hotmail.com
_version_ 1797048041755115520