Dízimo e Pastoral Social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dorneles, Nelito Nonato
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Teopráxis
Texto Completo: https://itepa.com.br/ojs/index.php/teopraxis/article/view/81
Resumo: A Pastoral do Dízimo lança suas raízes na história da Igreja Católica na sociedade brasileira face ao compromisso desta com a Evangelização. O lançamento da Encíclica Rerum Novarum pelo Papa Leão XIII inaugurou o que se convencionou a chamar de Doutrina Social da Igreja. No Brasil, o grande incentivo à participação social dos cristãos leigos e leigas veio do Cardeal D. Sebastião Leme expresso em sua carta pastoral de tomada de posse na Arquidiocese de Olinda em 1916. A criação da CNBB, em 1952, com o tema do compromisso social e da emancipação dos pobres passou a ser uma grande preocupação da Igreja no Brasil. E a temática dos dízimos, entendida como forma de sustento da vida eclesial, da evangelização e do cuidado com a dimensão social da fé, passou a ser discutida. Em 1961 o Movimento de Natal, no Rio Grande do Norte, promoveu a primeira Campanha da Fraternidade, com o objetivo de sensibilizar a comunidade católica para as necessidades humanas e materiais do próximo. Nesta perspectiva, surge no episcopado uma visão mais abrangente da realidade e nasce a consciência da construção conjunta de um plano nacional de pastoral, cuja elaboração se dará em 1966. Destes planos de pastoral de conjunto nasceram as Diretrizes Gerais de Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, cuja revisão e elaboração se dão a cada quatro anos. Na Assembleia Geral da CNBB de 2016, os bispos delegaram ao Conselho Permanente a aprovação oficial do documento 106 com o seguinte título: o dízimo na comunidade de fé: orientações e propostas. O documento apresenta a Pastoral do Dízimo na perspectiva da evangelização, como um dos elementos da “conversão pastoral e paroquial”.
id ITEPA_f0af437c04de10e62d7469478af12365
oai_identifier_str oai:ojs2.revista.itepa.com.br:article/81
network_acronym_str ITEPA
network_name_str Revista Teopráxis
repository_id_str
spelling Dízimo e Pastoral SocialDízimoPastoral SocialEvangelizaçãoDízimoPastoral SocialTeologiaA Pastoral do Dízimo lança suas raízes na história da Igreja Católica na sociedade brasileira face ao compromisso desta com a Evangelização. O lançamento da Encíclica Rerum Novarum pelo Papa Leão XIII inaugurou o que se convencionou a chamar de Doutrina Social da Igreja. No Brasil, o grande incentivo à participação social dos cristãos leigos e leigas veio do Cardeal D. Sebastião Leme expresso em sua carta pastoral de tomada de posse na Arquidiocese de Olinda em 1916. A criação da CNBB, em 1952, com o tema do compromisso social e da emancipação dos pobres passou a ser uma grande preocupação da Igreja no Brasil. E a temática dos dízimos, entendida como forma de sustento da vida eclesial, da evangelização e do cuidado com a dimensão social da fé, passou a ser discutida. Em 1961 o Movimento de Natal, no Rio Grande do Norte, promoveu a primeira Campanha da Fraternidade, com o objetivo de sensibilizar a comunidade católica para as necessidades humanas e materiais do próximo. Nesta perspectiva, surge no episcopado uma visão mais abrangente da realidade e nasce a consciência da construção conjunta de um plano nacional de pastoral, cuja elaboração se dará em 1966. Destes planos de pastoral de conjunto nasceram as Diretrizes Gerais de Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, cuja revisão e elaboração se dão a cada quatro anos. Na Assembleia Geral da CNBB de 2016, os bispos delegaram ao Conselho Permanente a aprovação oficial do documento 106 com o seguinte título: o dízimo na comunidade de fé: orientações e propostas. O documento apresenta a Pastoral do Dízimo na perspectiva da evangelização, como um dos elementos da “conversão pastoral e paroquial”.Itepa2024-04-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://itepa.com.br/ojs/index.php/teopraxis/article/view/8110.52451/teopraxis.v35i124.81Revista Teopráxis; v. 35 n. 124 (2018): Pastoral do Dízimo; 63-782763-52011677-860X10.52451/teopraxis.v35i124reponame:Revista Teopráxisinstname:Instituto de Teologia e Pastoral (ITEPA)instacron:ITEPAporhttps://itepa.com.br/ojs/index.php/teopraxis/article/view/81/125Copyright (c) 2022 Nelito Nonato Dorneleshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDorneles, Nelito Nonato 2024-04-05T23:41:16Zoai:ojs2.revista.itepa.com.br:article/81Revistahttps://itepa.com.br/ojs/index.php/teopraxis/indexPRIhttps://itepa.com.br/ojs/index.php/teopraxis/oaiitepafaculdades@gmail.com || regiano_bregalda@hotmail.com2763-52012763-5201opendoar:2024-04-05T23:41:16Revista Teopráxis - Instituto de Teologia e Pastoral (ITEPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Dízimo e Pastoral Social
title Dízimo e Pastoral Social
spellingShingle Dízimo e Pastoral Social
Dorneles, Nelito Nonato
Dízimo
Pastoral Social
Evangelização
Dízimo
Pastoral Social
Teologia
title_short Dízimo e Pastoral Social
title_full Dízimo e Pastoral Social
title_fullStr Dízimo e Pastoral Social
title_full_unstemmed Dízimo e Pastoral Social
title_sort Dízimo e Pastoral Social
author Dorneles, Nelito Nonato
author_facet Dorneles, Nelito Nonato
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dorneles, Nelito Nonato
dc.subject.por.fl_str_mv Dízimo
Pastoral Social
Evangelização
Dízimo
Pastoral Social
Teologia
topic Dízimo
Pastoral Social
Evangelização
Dízimo
Pastoral Social
Teologia
description A Pastoral do Dízimo lança suas raízes na história da Igreja Católica na sociedade brasileira face ao compromisso desta com a Evangelização. O lançamento da Encíclica Rerum Novarum pelo Papa Leão XIII inaugurou o que se convencionou a chamar de Doutrina Social da Igreja. No Brasil, o grande incentivo à participação social dos cristãos leigos e leigas veio do Cardeal D. Sebastião Leme expresso em sua carta pastoral de tomada de posse na Arquidiocese de Olinda em 1916. A criação da CNBB, em 1952, com o tema do compromisso social e da emancipação dos pobres passou a ser uma grande preocupação da Igreja no Brasil. E a temática dos dízimos, entendida como forma de sustento da vida eclesial, da evangelização e do cuidado com a dimensão social da fé, passou a ser discutida. Em 1961 o Movimento de Natal, no Rio Grande do Norte, promoveu a primeira Campanha da Fraternidade, com o objetivo de sensibilizar a comunidade católica para as necessidades humanas e materiais do próximo. Nesta perspectiva, surge no episcopado uma visão mais abrangente da realidade e nasce a consciência da construção conjunta de um plano nacional de pastoral, cuja elaboração se dará em 1966. Destes planos de pastoral de conjunto nasceram as Diretrizes Gerais de Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, cuja revisão e elaboração se dão a cada quatro anos. Na Assembleia Geral da CNBB de 2016, os bispos delegaram ao Conselho Permanente a aprovação oficial do documento 106 com o seguinte título: o dízimo na comunidade de fé: orientações e propostas. O documento apresenta a Pastoral do Dízimo na perspectiva da evangelização, como um dos elementos da “conversão pastoral e paroquial”.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-04-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://itepa.com.br/ojs/index.php/teopraxis/article/view/81
10.52451/teopraxis.v35i124.81
url https://itepa.com.br/ojs/index.php/teopraxis/article/view/81
identifier_str_mv 10.52451/teopraxis.v35i124.81
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://itepa.com.br/ojs/index.php/teopraxis/article/view/81/125
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Nelito Nonato Dorneles
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Nelito Nonato Dorneles
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Itepa
publisher.none.fl_str_mv Itepa
dc.source.none.fl_str_mv Revista Teopráxis; v. 35 n. 124 (2018): Pastoral do Dízimo; 63-78
2763-5201
1677-860X
10.52451/teopraxis.v35i124
reponame:Revista Teopráxis
instname:Instituto de Teologia e Pastoral (ITEPA)
instacron:ITEPA
instname_str Instituto de Teologia e Pastoral (ITEPA)
instacron_str ITEPA
institution ITEPA
reponame_str Revista Teopráxis
collection Revista Teopráxis
repository.name.fl_str_mv Revista Teopráxis - Instituto de Teologia e Pastoral (ITEPA)
repository.mail.fl_str_mv itepafaculdades@gmail.com || regiano_bregalda@hotmail.com
_version_ 1797048041344073728