Educação financeira no Brasil: : uma análise da estratégia nacional para a educação financeira (ENEF) sob a ótica do processo de elaboração de políticas públicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Vianna Sapiens |
Texto Completo: | https://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/581 |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo analisar o processo de elaboração de uma política pública específica do Governo Federal brasileiro: a Estratégia Nacional da Educação Financeira (ENEF). Tal política foi criada com o intuito de inserir conceitos ligados à gestão do dinheiro e às finanças pessoais no currículo de escolas públicas. Para que tal objetivo seja atingido, foram buscadas referências no sentido de conceituar a Educação Financeira e mostrar o contexto que permitiu que o tema se tornasse objeto de debate na sociedade e nos órgãos de governo. Para se avaliar esta política pública, buscou-se as contribuições dos autores Thomas Dye, Stephen Ball, Richard Bowe e Anne Gold, que descrevem as etapas do processo de formulação de políticas. O surgimento da ENEF foi analisado tendo em vista as etapas apresentadas por estes autores. |
id |
IVJ-0_14d314053ca22260cdb49d1d9d639798 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/581 |
network_acronym_str |
IVJ-0 |
network_name_str |
Vianna Sapiens |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação financeira no Brasil: : uma análise da estratégia nacional para a educação financeira (ENEF) sob a ótica do processo de elaboração de políticas públicasEducação FinanceiraPolíticas PúblicasEstratégia Nacional da Educação FinanceiraEducação FinanceiraAdministração FinanceiraPolíticas PúblicasO presente trabalho tem por objetivo analisar o processo de elaboração de uma política pública específica do Governo Federal brasileiro: a Estratégia Nacional da Educação Financeira (ENEF). Tal política foi criada com o intuito de inserir conceitos ligados à gestão do dinheiro e às finanças pessoais no currículo de escolas públicas. Para que tal objetivo seja atingido, foram buscadas referências no sentido de conceituar a Educação Financeira e mostrar o contexto que permitiu que o tema se tornasse objeto de debate na sociedade e nos órgãos de governo. Para se avaliar esta política pública, buscou-se as contribuições dos autores Thomas Dye, Stephen Ball, Richard Bowe e Anne Gold, que descrevem as etapas do processo de formulação de políticas. O surgimento da ENEF foi analisado tendo em vista as etapas apresentadas por estes autores.Faculdades Integradas Vianna Júnior2019-10-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/58110.31994/rvs.v10i2.581Revista Vianna Sapiens; v. 10 n. 2 (2019): Revista Vianna Sapiens - Julho a Dezembro de 2019; 342177-372610.31994/rvs.v10i2reponame:Vianna Sapiensinstname:Instituto Vianna Júnior (IVJ)instacron:IVJporhttps://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/581/329Copyright (c) 2019 Revista Vianna Sapienshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSoares, Fabrício PereiraMarchito, Emmanuely2023-09-13T18:23:52Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/581Revistawww.viannasapiens.com.brONGhttps://www.viannasapiens.com.br/revista/oai||rzacarias@vianna.edu.br2177 37262177 3726opendoar:2023-09-13T18:23:52Vianna Sapiens - Instituto Vianna Júnior (IVJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação financeira no Brasil: : uma análise da estratégia nacional para a educação financeira (ENEF) sob a ótica do processo de elaboração de políticas públicas |
title |
Educação financeira no Brasil: : uma análise da estratégia nacional para a educação financeira (ENEF) sob a ótica do processo de elaboração de políticas públicas |
spellingShingle |
Educação financeira no Brasil: : uma análise da estratégia nacional para a educação financeira (ENEF) sob a ótica do processo de elaboração de políticas públicas Soares, Fabrício Pereira Educação Financeira Políticas Públicas Estratégia Nacional da Educação Financeira Educação Financeira Administração Financeira Políticas Públicas |
title_short |
Educação financeira no Brasil: : uma análise da estratégia nacional para a educação financeira (ENEF) sob a ótica do processo de elaboração de políticas públicas |
title_full |
Educação financeira no Brasil: : uma análise da estratégia nacional para a educação financeira (ENEF) sob a ótica do processo de elaboração de políticas públicas |
title_fullStr |
Educação financeira no Brasil: : uma análise da estratégia nacional para a educação financeira (ENEF) sob a ótica do processo de elaboração de políticas públicas |
title_full_unstemmed |
Educação financeira no Brasil: : uma análise da estratégia nacional para a educação financeira (ENEF) sob a ótica do processo de elaboração de políticas públicas |
title_sort |
Educação financeira no Brasil: : uma análise da estratégia nacional para a educação financeira (ENEF) sob a ótica do processo de elaboração de políticas públicas |
author |
Soares, Fabrício Pereira |
author_facet |
Soares, Fabrício Pereira Marchito, Emmanuely |
author_role |
author |
author2 |
Marchito, Emmanuely |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Fabrício Pereira Marchito, Emmanuely |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Financeira Políticas Públicas Estratégia Nacional da Educação Financeira Educação Financeira Administração Financeira Políticas Públicas |
topic |
Educação Financeira Políticas Públicas Estratégia Nacional da Educação Financeira Educação Financeira Administração Financeira Políticas Públicas |
description |
O presente trabalho tem por objetivo analisar o processo de elaboração de uma política pública específica do Governo Federal brasileiro: a Estratégia Nacional da Educação Financeira (ENEF). Tal política foi criada com o intuito de inserir conceitos ligados à gestão do dinheiro e às finanças pessoais no currículo de escolas públicas. Para que tal objetivo seja atingido, foram buscadas referências no sentido de conceituar a Educação Financeira e mostrar o contexto que permitiu que o tema se tornasse objeto de debate na sociedade e nos órgãos de governo. Para se avaliar esta política pública, buscou-se as contribuições dos autores Thomas Dye, Stephen Ball, Richard Bowe e Anne Gold, que descrevem as etapas do processo de formulação de políticas. O surgimento da ENEF foi analisado tendo em vista as etapas apresentadas por estes autores. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/581 10.31994/rvs.v10i2.581 |
url |
https://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/581 |
identifier_str_mv |
10.31994/rvs.v10i2.581 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/581/329 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Vianna Sapiens https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Vianna Sapiens https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdades Integradas Vianna Júnior |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdades Integradas Vianna Júnior |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Vianna Sapiens; v. 10 n. 2 (2019): Revista Vianna Sapiens - Julho a Dezembro de 2019; 34 2177-3726 10.31994/rvs.v10i2 reponame:Vianna Sapiens instname:Instituto Vianna Júnior (IVJ) instacron:IVJ |
instname_str |
Instituto Vianna Júnior (IVJ) |
instacron_str |
IVJ |
institution |
IVJ |
reponame_str |
Vianna Sapiens |
collection |
Vianna Sapiens |
repository.name.fl_str_mv |
Vianna Sapiens - Instituto Vianna Júnior (IVJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rzacarias@vianna.edu.br |
_version_ |
1798042480059351040 |