Marketing de experiências:: estudo de caso dos testes de experimentação comparados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, João Paulo Nascimento da
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Assis, Frederico Azevedo Alvim
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Vianna Sapiens
Texto Completo: https://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/218
Resumo: O presente estudo visa apresentar uma análise da realização de “pequenos experimentos” baseados em pressupostos provenientes do conjunto de temáticas que integram a área de conhecimentos classificada por Marketing de Experiências, apresentando sua relação teórica e uma comparação da aplicação de testagens sensoriais (isto é, projeção de estímulos que promovem reações através dos cinco sentidos humanos) utilizados por especialistas de mercado que se orientam para análises do comportamento do consumidor, com o intuito de atrair positivamente os consumidores em relação às marcas e produtos; ou seja, gerando atitudes de escolhas afirmativas, diminuindo possibilidades de rejeição, para determinadas ofertas que se apropriem das contribuições do que se evidencia em Marketing de Experiências. Para tanto, este estudo fez da utilização de técnicas e procedimentos experimentais aplicados pelas empresas no mercado e da aplicação de estimulações sensoriais, com intuito de aproximar os desejos dos entrevistados e conquistar sua maior participação para o ambiente da pesquisa. O estudo apresenta pontos positivos da utilização do marketing de experiências, além de proposições acerca de intencionalidades que podem ser melhor aprofundados com relação às práticas desenvolvidas por especialistas do mercado consumidor, podendo ser aprofundados em outras pesquisas, mas realçando a importância desta prática para as empresas se posicionarem e atraírem consumidores.
id IVJ-0_54e2d20768fe481a9da98799d2f529f1
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/218
network_acronym_str IVJ-0
network_name_str Vianna Sapiens
repository_id_str
spelling Marketing de experiências:: estudo de caso dos testes de experimentação comparadosMARKETING DE EXPERIÊNCIAS.EXPERIMENTOSESTÍMULOS SENSORIAISCONSUMIDORMERCADOO presente estudo visa apresentar uma análise da realização de “pequenos experimentos” baseados em pressupostos provenientes do conjunto de temáticas que integram a área de conhecimentos classificada por Marketing de Experiências, apresentando sua relação teórica e uma comparação da aplicação de testagens sensoriais (isto é, projeção de estímulos que promovem reações através dos cinco sentidos humanos) utilizados por especialistas de mercado que se orientam para análises do comportamento do consumidor, com o intuito de atrair positivamente os consumidores em relação às marcas e produtos; ou seja, gerando atitudes de escolhas afirmativas, diminuindo possibilidades de rejeição, para determinadas ofertas que se apropriem das contribuições do que se evidencia em Marketing de Experiências. Para tanto, este estudo fez da utilização de técnicas e procedimentos experimentais aplicados pelas empresas no mercado e da aplicação de estimulações sensoriais, com intuito de aproximar os desejos dos entrevistados e conquistar sua maior participação para o ambiente da pesquisa. O estudo apresenta pontos positivos da utilização do marketing de experiências, além de proposições acerca de intencionalidades que podem ser melhor aprofundados com relação às práticas desenvolvidas por especialistas do mercado consumidor, podendo ser aprofundados em outras pesquisas, mas realçando a importância desta prática para as empresas se posicionarem e atraírem consumidores.Faculdades Integradas Vianna Júnior2017-11-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/218Revista Vianna Sapiens; v. 8 n. 1 (2017): Revista Vianna Sapiens - Janeiro a Junho de 2017; 162177-3726reponame:Vianna Sapiensinstname:Instituto Vianna Júnior (IVJ)instacron:IVJporhttps://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/218/201Copyright (c) 2017 Revista Vianna Sapienshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, João Paulo Nascimento daAssis, Frederico Azevedo Alvim2023-09-13T18:23:39Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/218Revistawww.viannasapiens.com.brONGhttps://www.viannasapiens.com.br/revista/oai||rzacarias@vianna.edu.br2177 37262177 3726opendoar:2023-09-13T18:23:39Vianna Sapiens - Instituto Vianna Júnior (IVJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Marketing de experiências:: estudo de caso dos testes de experimentação comparados
title Marketing de experiências:: estudo de caso dos testes de experimentação comparados
spellingShingle Marketing de experiências:: estudo de caso dos testes de experimentação comparados
Silva, João Paulo Nascimento da
MARKETING DE EXPERIÊNCIAS.
EXPERIMENTOS
ESTÍMULOS SENSORIAIS
CONSUMIDOR
MERCADO
title_short Marketing de experiências:: estudo de caso dos testes de experimentação comparados
title_full Marketing de experiências:: estudo de caso dos testes de experimentação comparados
title_fullStr Marketing de experiências:: estudo de caso dos testes de experimentação comparados
title_full_unstemmed Marketing de experiências:: estudo de caso dos testes de experimentação comparados
title_sort Marketing de experiências:: estudo de caso dos testes de experimentação comparados
author Silva, João Paulo Nascimento da
author_facet Silva, João Paulo Nascimento da
Assis, Frederico Azevedo Alvim
author_role author
author2 Assis, Frederico Azevedo Alvim
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, João Paulo Nascimento da
Assis, Frederico Azevedo Alvim
dc.subject.por.fl_str_mv MARKETING DE EXPERIÊNCIAS.
EXPERIMENTOS
ESTÍMULOS SENSORIAIS
CONSUMIDOR
MERCADO
topic MARKETING DE EXPERIÊNCIAS.
EXPERIMENTOS
ESTÍMULOS SENSORIAIS
CONSUMIDOR
MERCADO
description O presente estudo visa apresentar uma análise da realização de “pequenos experimentos” baseados em pressupostos provenientes do conjunto de temáticas que integram a área de conhecimentos classificada por Marketing de Experiências, apresentando sua relação teórica e uma comparação da aplicação de testagens sensoriais (isto é, projeção de estímulos que promovem reações através dos cinco sentidos humanos) utilizados por especialistas de mercado que se orientam para análises do comportamento do consumidor, com o intuito de atrair positivamente os consumidores em relação às marcas e produtos; ou seja, gerando atitudes de escolhas afirmativas, diminuindo possibilidades de rejeição, para determinadas ofertas que se apropriem das contribuições do que se evidencia em Marketing de Experiências. Para tanto, este estudo fez da utilização de técnicas e procedimentos experimentais aplicados pelas empresas no mercado e da aplicação de estimulações sensoriais, com intuito de aproximar os desejos dos entrevistados e conquistar sua maior participação para o ambiente da pesquisa. O estudo apresenta pontos positivos da utilização do marketing de experiências, além de proposições acerca de intencionalidades que podem ser melhor aprofundados com relação às práticas desenvolvidas por especialistas do mercado consumidor, podendo ser aprofundados em outras pesquisas, mas realçando a importância desta prática para as empresas se posicionarem e atraírem consumidores.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/218
url https://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/218
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/218/201
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Vianna Sapiens
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Vianna Sapiens
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdades Integradas Vianna Júnior
publisher.none.fl_str_mv Faculdades Integradas Vianna Júnior
dc.source.none.fl_str_mv Revista Vianna Sapiens; v. 8 n. 1 (2017): Revista Vianna Sapiens - Janeiro a Junho de 2017; 16
2177-3726
reponame:Vianna Sapiens
instname:Instituto Vianna Júnior (IVJ)
instacron:IVJ
instname_str Instituto Vianna Júnior (IVJ)
instacron_str IVJ
institution IVJ
reponame_str Vianna Sapiens
collection Vianna Sapiens
repository.name.fl_str_mv Vianna Sapiens - Instituto Vianna Júnior (IVJ)
repository.mail.fl_str_mv ||rzacarias@vianna.edu.br
_version_ 1798042479672426496