ASPECTOS DETERMINANTES NA CLASSIFICAÇÃO CAPES: UMA ANÁLISE DE CLUSTER PARA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Vianna Sapiens |
Texto Completo: | https://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/84 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho foi encontrar os aspectos determinantes - entre os critérios utilizados pela CAPES para avaliar os programas de pós-graduação no país - que permitem distinguir os cursos classificados como excelentes daqueles classificados como regulares. Para tanto 17 indicadores foram considerados e 42 programas em Engenharia Elétrica serviram como estudo de caso. Para cumprir com a finalidade desta pesquisa, inicialmente, a técnica de análise de fatores foi empregada a fim de reduzir a dimensão do banco de dados e acabar com o problema da correlação entre as variáveis em uso. Desta forma, os 17 indicadores transformaram-se em três fatores que foram aplicados na avaliação dos programas. Em seguida, a análise de cluster permitiu colocar os 42 programas de pós-graduação investigados em dois grupos distintos. Essencialmente, a técnica de agrupamento dividiu os cursos entre aqueles que apresentam doutorado e aqueles que possuem apenas mestrado. |
id |
IVJ-0_58be66450a8bba12c853c09671c5d280 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/84 |
network_acronym_str |
IVJ-0 |
network_name_str |
Vianna Sapiens |
repository_id_str |
|
spelling |
ASPECTOS DETERMINANTES NA CLASSIFICAÇÃO CAPES: UMA ANÁLISE DE CLUSTER PARA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃOPROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃOCRITÉRIOS AVALIATIVOSANÁLISE DE FATORESAGRUPAMENTOS NATURAISO objetivo deste trabalho foi encontrar os aspectos determinantes - entre os critérios utilizados pela CAPES para avaliar os programas de pós-graduação no país - que permitem distinguir os cursos classificados como excelentes daqueles classificados como regulares. Para tanto 17 indicadores foram considerados e 42 programas em Engenharia Elétrica serviram como estudo de caso. Para cumprir com a finalidade desta pesquisa, inicialmente, a técnica de análise de fatores foi empregada a fim de reduzir a dimensão do banco de dados e acabar com o problema da correlação entre as variáveis em uso. Desta forma, os 17 indicadores transformaram-se em três fatores que foram aplicados na avaliação dos programas. Em seguida, a análise de cluster permitiu colocar os 42 programas de pós-graduação investigados em dois grupos distintos. Essencialmente, a técnica de agrupamento dividiu os cursos entre aqueles que apresentam doutorado e aqueles que possuem apenas mestrado.Faculdades Integradas Vianna Júnior2017-10-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/84Revista Vianna Sapiens; v. 4 n. 1 (2013): Revista Vianna Sapiens - Janeiro a Junho de 2013; 292177-3726reponame:Vianna Sapiensinstname:Instituto Vianna Júnior (IVJ)instacron:IVJporhttps://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/84/71Copyright (c) 2017 Revista Vianna Sapienshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFalco, Gláucia de PaulaAltaf, Joyce GonçalvesTroccoli, Irene Raguenet2023-09-13T18:23:28Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/84Revistawww.viannasapiens.com.brONGhttps://www.viannasapiens.com.br/revista/oai||rzacarias@vianna.edu.br2177 37262177 3726opendoar:2023-09-13T18:23:28Vianna Sapiens - Instituto Vianna Júnior (IVJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ASPECTOS DETERMINANTES NA CLASSIFICAÇÃO CAPES: UMA ANÁLISE DE CLUSTER PARA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO |
title |
ASPECTOS DETERMINANTES NA CLASSIFICAÇÃO CAPES: UMA ANÁLISE DE CLUSTER PARA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO |
spellingShingle |
ASPECTOS DETERMINANTES NA CLASSIFICAÇÃO CAPES: UMA ANÁLISE DE CLUSTER PARA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO Falco, Gláucia de Paula PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO CRITÉRIOS AVALIATIVOS ANÁLISE DE FATORES AGRUPAMENTOS NATURAIS |
title_short |
ASPECTOS DETERMINANTES NA CLASSIFICAÇÃO CAPES: UMA ANÁLISE DE CLUSTER PARA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO |
title_full |
ASPECTOS DETERMINANTES NA CLASSIFICAÇÃO CAPES: UMA ANÁLISE DE CLUSTER PARA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO |
title_fullStr |
ASPECTOS DETERMINANTES NA CLASSIFICAÇÃO CAPES: UMA ANÁLISE DE CLUSTER PARA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO |
title_full_unstemmed |
ASPECTOS DETERMINANTES NA CLASSIFICAÇÃO CAPES: UMA ANÁLISE DE CLUSTER PARA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO |
title_sort |
ASPECTOS DETERMINANTES NA CLASSIFICAÇÃO CAPES: UMA ANÁLISE DE CLUSTER PARA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO |
author |
Falco, Gláucia de Paula |
author_facet |
Falco, Gláucia de Paula Altaf, Joyce Gonçalves Troccoli, Irene Raguenet |
author_role |
author |
author2 |
Altaf, Joyce Gonçalves Troccoli, Irene Raguenet |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Falco, Gláucia de Paula Altaf, Joyce Gonçalves Troccoli, Irene Raguenet |
dc.subject.por.fl_str_mv |
PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO CRITÉRIOS AVALIATIVOS ANÁLISE DE FATORES AGRUPAMENTOS NATURAIS |
topic |
PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO CRITÉRIOS AVALIATIVOS ANÁLISE DE FATORES AGRUPAMENTOS NATURAIS |
description |
O objetivo deste trabalho foi encontrar os aspectos determinantes - entre os critérios utilizados pela CAPES para avaliar os programas de pós-graduação no país - que permitem distinguir os cursos classificados como excelentes daqueles classificados como regulares. Para tanto 17 indicadores foram considerados e 42 programas em Engenharia Elétrica serviram como estudo de caso. Para cumprir com a finalidade desta pesquisa, inicialmente, a técnica de análise de fatores foi empregada a fim de reduzir a dimensão do banco de dados e acabar com o problema da correlação entre as variáveis em uso. Desta forma, os 17 indicadores transformaram-se em três fatores que foram aplicados na avaliação dos programas. Em seguida, a análise de cluster permitiu colocar os 42 programas de pós-graduação investigados em dois grupos distintos. Essencialmente, a técnica de agrupamento dividiu os cursos entre aqueles que apresentam doutorado e aqueles que possuem apenas mestrado. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/84 |
url |
https://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/84 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/84/71 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Vianna Sapiens https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Vianna Sapiens https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdades Integradas Vianna Júnior |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdades Integradas Vianna Júnior |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Vianna Sapiens; v. 4 n. 1 (2013): Revista Vianna Sapiens - Janeiro a Junho de 2013; 29 2177-3726 reponame:Vianna Sapiens instname:Instituto Vianna Júnior (IVJ) instacron:IVJ |
instname_str |
Instituto Vianna Júnior (IVJ) |
instacron_str |
IVJ |
institution |
IVJ |
reponame_str |
Vianna Sapiens |
collection |
Vianna Sapiens |
repository.name.fl_str_mv |
Vianna Sapiens - Instituto Vianna Júnior (IVJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rzacarias@vianna.edu.br |
_version_ |
1798042479217344512 |