ASPECTOS DETERMINANTES NA CLASSIFICAÇÃO CAPES: UMA ANÁLISE DE CLUSTER PARA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Falco, Gláucia de Paula
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Altaf, Joyce Gonçalves, Troccoli, Irene Raguenet
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Vianna Sapiens
Texto Completo: https://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/84
Resumo: O objetivo deste trabalho foi encontrar os aspectos determinantes - entre os critérios utilizados pela CAPES para avaliar os programas de pós-graduação no país - que permitem distinguir os cursos classificados como excelentes daqueles classificados como regulares. Para tanto 17 indicadores foram considerados e 42 programas em Engenharia Elétrica serviram como estudo de caso. Para cumprir com a finalidade desta pesquisa, inicialmente, a técnica de análise de fatores foi empregada a fim de reduzir a dimensão do banco de dados e acabar com o problema da correlação entre as variáveis em uso. Desta forma, os 17 indicadores transformaram-se em três fatores que foram aplicados na avaliação dos programas. Em seguida, a análise de cluster permitiu colocar os 42 programas de pós-graduação investigados em dois grupos distintos. Essencialmente, a técnica de agrupamento dividiu os cursos entre aqueles que apresentam doutorado e aqueles que possuem apenas mestrado.
id IVJ-0_58be66450a8bba12c853c09671c5d280
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/84
network_acronym_str IVJ-0
network_name_str Vianna Sapiens
repository_id_str
spelling ASPECTOS DETERMINANTES NA CLASSIFICAÇÃO CAPES: UMA ANÁLISE DE CLUSTER PARA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃOPROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃOCRITÉRIOS AVALIATIVOSANÁLISE DE FATORESAGRUPAMENTOS NATURAISO objetivo deste trabalho foi encontrar os aspectos determinantes - entre os critérios utilizados pela CAPES para avaliar os programas de pós-graduação no país - que permitem distinguir os cursos classificados como excelentes daqueles classificados como regulares. Para tanto 17 indicadores foram considerados e 42 programas em Engenharia Elétrica serviram como estudo de caso. Para cumprir com a finalidade desta pesquisa, inicialmente, a técnica de análise de fatores foi empregada a fim de reduzir a dimensão do banco de dados e acabar com o problema da correlação entre as variáveis em uso. Desta forma, os 17 indicadores transformaram-se em três fatores que foram aplicados na avaliação dos programas. Em seguida, a análise de cluster permitiu colocar os 42 programas de pós-graduação investigados em dois grupos distintos. Essencialmente, a técnica de agrupamento dividiu os cursos entre aqueles que apresentam doutorado e aqueles que possuem apenas mestrado.Faculdades Integradas Vianna Júnior2017-10-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/84Revista Vianna Sapiens; v. 4 n. 1 (2013): Revista Vianna Sapiens - Janeiro a Junho de 2013; 292177-3726reponame:Vianna Sapiensinstname:Instituto Vianna Júnior (IVJ)instacron:IVJporhttps://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/84/71Copyright (c) 2017 Revista Vianna Sapienshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFalco, Gláucia de PaulaAltaf, Joyce GonçalvesTroccoli, Irene Raguenet2023-09-13T18:23:28Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/84Revistawww.viannasapiens.com.brONGhttps://www.viannasapiens.com.br/revista/oai||rzacarias@vianna.edu.br2177 37262177 3726opendoar:2023-09-13T18:23:28Vianna Sapiens - Instituto Vianna Júnior (IVJ)false
dc.title.none.fl_str_mv ASPECTOS DETERMINANTES NA CLASSIFICAÇÃO CAPES: UMA ANÁLISE DE CLUSTER PARA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO
title ASPECTOS DETERMINANTES NA CLASSIFICAÇÃO CAPES: UMA ANÁLISE DE CLUSTER PARA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO
spellingShingle ASPECTOS DETERMINANTES NA CLASSIFICAÇÃO CAPES: UMA ANÁLISE DE CLUSTER PARA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO
Falco, Gláucia de Paula
PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO
CRITÉRIOS AVALIATIVOS
ANÁLISE DE FATORES
AGRUPAMENTOS NATURAIS
title_short ASPECTOS DETERMINANTES NA CLASSIFICAÇÃO CAPES: UMA ANÁLISE DE CLUSTER PARA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO
title_full ASPECTOS DETERMINANTES NA CLASSIFICAÇÃO CAPES: UMA ANÁLISE DE CLUSTER PARA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO
title_fullStr ASPECTOS DETERMINANTES NA CLASSIFICAÇÃO CAPES: UMA ANÁLISE DE CLUSTER PARA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO
title_full_unstemmed ASPECTOS DETERMINANTES NA CLASSIFICAÇÃO CAPES: UMA ANÁLISE DE CLUSTER PARA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO
title_sort ASPECTOS DETERMINANTES NA CLASSIFICAÇÃO CAPES: UMA ANÁLISE DE CLUSTER PARA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO
author Falco, Gláucia de Paula
author_facet Falco, Gláucia de Paula
Altaf, Joyce Gonçalves
Troccoli, Irene Raguenet
author_role author
author2 Altaf, Joyce Gonçalves
Troccoli, Irene Raguenet
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Falco, Gláucia de Paula
Altaf, Joyce Gonçalves
Troccoli, Irene Raguenet
dc.subject.por.fl_str_mv PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO
CRITÉRIOS AVALIATIVOS
ANÁLISE DE FATORES
AGRUPAMENTOS NATURAIS
topic PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO
CRITÉRIOS AVALIATIVOS
ANÁLISE DE FATORES
AGRUPAMENTOS NATURAIS
description O objetivo deste trabalho foi encontrar os aspectos determinantes - entre os critérios utilizados pela CAPES para avaliar os programas de pós-graduação no país - que permitem distinguir os cursos classificados como excelentes daqueles classificados como regulares. Para tanto 17 indicadores foram considerados e 42 programas em Engenharia Elétrica serviram como estudo de caso. Para cumprir com a finalidade desta pesquisa, inicialmente, a técnica de análise de fatores foi empregada a fim de reduzir a dimensão do banco de dados e acabar com o problema da correlação entre as variáveis em uso. Desta forma, os 17 indicadores transformaram-se em três fatores que foram aplicados na avaliação dos programas. Em seguida, a análise de cluster permitiu colocar os 42 programas de pós-graduação investigados em dois grupos distintos. Essencialmente, a técnica de agrupamento dividiu os cursos entre aqueles que apresentam doutorado e aqueles que possuem apenas mestrado.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/84
url https://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/84
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/84/71
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Vianna Sapiens
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Vianna Sapiens
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdades Integradas Vianna Júnior
publisher.none.fl_str_mv Faculdades Integradas Vianna Júnior
dc.source.none.fl_str_mv Revista Vianna Sapiens; v. 4 n. 1 (2013): Revista Vianna Sapiens - Janeiro a Junho de 2013; 29
2177-3726
reponame:Vianna Sapiens
instname:Instituto Vianna Júnior (IVJ)
instacron:IVJ
instname_str Instituto Vianna Júnior (IVJ)
instacron_str IVJ
institution IVJ
reponame_str Vianna Sapiens
collection Vianna Sapiens
repository.name.fl_str_mv Vianna Sapiens - Instituto Vianna Júnior (IVJ)
repository.mail.fl_str_mv ||rzacarias@vianna.edu.br
_version_ 1798042479217344512