ENSAIO DE UMA LEGALIZAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Ricardo Ferraz Braida
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Vianna Sapiens
Texto Completo: https://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/50
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo analisar a relação da Lei de Drogas com a realidade nacional, com o intuito de observar razões para uma possível legalização das drogas, com uma visão não apenas jurídica, mas também sociológica. Através de uma abordagem histórica, podemos perceber que há mais de cinco mil anos as drogas são de extrema importância cultural, política e econômica. No Brasil os registros históricos do cânhamo datam no século XVIII. Ao estudar a Lei 11.343 de 2006, percebemos que esta não trata devidamente a questão do usuário, como também não legaliza o uso de narcóticos, adotando uma sanção que não estimula o usuário a tentar diminuir o consumo. A Constituição Federal aplica o Direito a Liberdade, desde que não cause dano à sociedade, mas cai em contradição ao proibir o uso das drogas que só causam a autolesão, ferindo também o princípio penal da alteridade. O narcotráfico é considerado uma das escolas criminais para jovens carentes, que, atraídos por dinheiro e poder, comandam uma rede de crimes nas grandes capitais brasileiras. Através de exemplos internacionais foi traçado um perfil para uma sociedade que não combateria o consumo das drogas através do poder de polícia, mas sim, com um trabalho a partir da saúde pública, tratando o dependente como um paciente e não um criminoso. Ao final, o trabalho tem como objetivo demonstrar a fragilidade e ineficácia da atual política estadunidense de combate às drogas, explanando através de citações de grandes nomes como Michel Foucault e Milton Friedman, ganhador Premio Nobel das Ciências Econômicas em 1976, motivos para a aplicação de uma política de plena legalização das drogas.  
id IVJ-0_9d409b9383f75959ff3dbaaa9ac604e1
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/50
network_acronym_str IVJ-0
network_name_str Vianna Sapiens
repository_id_str
spelling ENSAIO DE UMA LEGALIZAÇÃOLIBERDADESOCIEDADEUSUÁRIONARCOTRÁFICOEsta pesquisa tem por objetivo analisar a relação da Lei de Drogas com a realidade nacional, com o intuito de observar razões para uma possível legalização das drogas, com uma visão não apenas jurídica, mas também sociológica. Através de uma abordagem histórica, podemos perceber que há mais de cinco mil anos as drogas são de extrema importância cultural, política e econômica. No Brasil os registros históricos do cânhamo datam no século XVIII. Ao estudar a Lei 11.343 de 2006, percebemos que esta não trata devidamente a questão do usuário, como também não legaliza o uso de narcóticos, adotando uma sanção que não estimula o usuário a tentar diminuir o consumo. A Constituição Federal aplica o Direito a Liberdade, desde que não cause dano à sociedade, mas cai em contradição ao proibir o uso das drogas que só causam a autolesão, ferindo também o princípio penal da alteridade. O narcotráfico é considerado uma das escolas criminais para jovens carentes, que, atraídos por dinheiro e poder, comandam uma rede de crimes nas grandes capitais brasileiras. Através de exemplos internacionais foi traçado um perfil para uma sociedade que não combateria o consumo das drogas através do poder de polícia, mas sim, com um trabalho a partir da saúde pública, tratando o dependente como um paciente e não um criminoso. Ao final, o trabalho tem como objetivo demonstrar a fragilidade e ineficácia da atual política estadunidense de combate às drogas, explanando através de citações de grandes nomes como Michel Foucault e Milton Friedman, ganhador Premio Nobel das Ciências Econômicas em 1976, motivos para a aplicação de uma política de plena legalização das drogas.  Faculdades Integradas Vianna Júnior2017-09-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/50Revista Vianna Sapiens; v. 2 n. 1 (2011): Revista Vianna Sapiens - Janeiro a Junho de 2011; 332177-3726reponame:Vianna Sapiensinstname:Instituto Vianna Júnior (IVJ)instacron:IVJporhttps://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/50/39Copyright (c) 2017 Revista Vianna Sapienshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLopes, Ricardo Ferraz Braida2023-09-13T18:23:26Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/50Revistawww.viannasapiens.com.brONGhttps://www.viannasapiens.com.br/revista/oai||rzacarias@vianna.edu.br2177 37262177 3726opendoar:2023-09-13T18:23:26Vianna Sapiens - Instituto Vianna Júnior (IVJ)false
dc.title.none.fl_str_mv ENSAIO DE UMA LEGALIZAÇÃO
title ENSAIO DE UMA LEGALIZAÇÃO
spellingShingle ENSAIO DE UMA LEGALIZAÇÃO
Lopes, Ricardo Ferraz Braida
LIBERDADE
SOCIEDADE
USUÁRIO
NARCOTRÁFICO
title_short ENSAIO DE UMA LEGALIZAÇÃO
title_full ENSAIO DE UMA LEGALIZAÇÃO
title_fullStr ENSAIO DE UMA LEGALIZAÇÃO
title_full_unstemmed ENSAIO DE UMA LEGALIZAÇÃO
title_sort ENSAIO DE UMA LEGALIZAÇÃO
author Lopes, Ricardo Ferraz Braida
author_facet Lopes, Ricardo Ferraz Braida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Ricardo Ferraz Braida
dc.subject.por.fl_str_mv LIBERDADE
SOCIEDADE
USUÁRIO
NARCOTRÁFICO
topic LIBERDADE
SOCIEDADE
USUÁRIO
NARCOTRÁFICO
description Esta pesquisa tem por objetivo analisar a relação da Lei de Drogas com a realidade nacional, com o intuito de observar razões para uma possível legalização das drogas, com uma visão não apenas jurídica, mas também sociológica. Através de uma abordagem histórica, podemos perceber que há mais de cinco mil anos as drogas são de extrema importância cultural, política e econômica. No Brasil os registros históricos do cânhamo datam no século XVIII. Ao estudar a Lei 11.343 de 2006, percebemos que esta não trata devidamente a questão do usuário, como também não legaliza o uso de narcóticos, adotando uma sanção que não estimula o usuário a tentar diminuir o consumo. A Constituição Federal aplica o Direito a Liberdade, desde que não cause dano à sociedade, mas cai em contradição ao proibir o uso das drogas que só causam a autolesão, ferindo também o princípio penal da alteridade. O narcotráfico é considerado uma das escolas criminais para jovens carentes, que, atraídos por dinheiro e poder, comandam uma rede de crimes nas grandes capitais brasileiras. Através de exemplos internacionais foi traçado um perfil para uma sociedade que não combateria o consumo das drogas através do poder de polícia, mas sim, com um trabalho a partir da saúde pública, tratando o dependente como um paciente e não um criminoso. Ao final, o trabalho tem como objetivo demonstrar a fragilidade e ineficácia da atual política estadunidense de combate às drogas, explanando através de citações de grandes nomes como Michel Foucault e Milton Friedman, ganhador Premio Nobel das Ciências Econômicas em 1976, motivos para a aplicação de uma política de plena legalização das drogas.  
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/50
url https://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/50
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/50/39
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Vianna Sapiens
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Vianna Sapiens
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdades Integradas Vianna Júnior
publisher.none.fl_str_mv Faculdades Integradas Vianna Júnior
dc.source.none.fl_str_mv Revista Vianna Sapiens; v. 2 n. 1 (2011): Revista Vianna Sapiens - Janeiro a Junho de 2011; 33
2177-3726
reponame:Vianna Sapiens
instname:Instituto Vianna Júnior (IVJ)
instacron:IVJ
instname_str Instituto Vianna Júnior (IVJ)
instacron_str IVJ
institution IVJ
reponame_str Vianna Sapiens
collection Vianna Sapiens
repository.name.fl_str_mv Vianna Sapiens - Instituto Vianna Júnior (IVJ)
repository.mail.fl_str_mv ||rzacarias@vianna.edu.br
_version_ 1798042479174352896