A alternativa de carreiras empreendedoras para um grupo de universitários de administração
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Vianna Sapiens |
Texto Completo: | https://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/670 |
Resumo: | A partir do ideal de que profissionais recém-formados nas áreas de Gestão possam se revelar aptos a criarem e lançarem novos negócios, gerando trabalho e renda, este estudo consistiu em explorar e conhecer opiniões de 30 estudantes universitários de Administração, matriculados em uma faculdade particular, em Juiz de Fora (MG). Por meio das análises de conteúdo do que relataram em entrevistas, foi possível observar que, embora o estudo do Empreendedorismo seja indispensável para a formação de administradores, ainda se revela necessário promover maior credibilidade à alternativa de se desenvolver habilidades empreendedoras. Para tanto, é imprescindível propor métodos de aprendizagem com abordagens e práticas que se configuram além das tradicionais perspectivas adotadas no ensino de capacidades empreendedoras. Sugere-se, assim, ênfases sobre como os aprendizes percebem suas próprias competências e autoeficácia, bem como o que analisam das realizações de outros empreendedores. Infere-se tais proposições com base nas análises das respostas dos entrevistados que se apresentaram dispostos à ideia de empreenderem e aplicarem, num possível próprio negócio, os conhecimentos adquiridos na graduação (inclusive alguns cogitam se tornarem consultores na área de Gestão). Com isso, a realização desta pesquisa viabilizou levantar novos questionamentos sobre como melhor estimular futuros administradores a considerarem a proposta de projeções às carreiras empreendedoras. |
id |
IVJ-0_db22f25f80c951d000799d41a3905986 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/670 |
network_acronym_str |
IVJ-0 |
network_name_str |
Vianna Sapiens |
repository_id_str |
|
spelling |
A alternativa de carreiras empreendedoras para um grupo de universitários de administraçãocarreira empreendedoraempreendedorismo; carreiras; ensino de empreendedorismoA partir do ideal de que profissionais recém-formados nas áreas de Gestão possam se revelar aptos a criarem e lançarem novos negócios, gerando trabalho e renda, este estudo consistiu em explorar e conhecer opiniões de 30 estudantes universitários de Administração, matriculados em uma faculdade particular, em Juiz de Fora (MG). Por meio das análises de conteúdo do que relataram em entrevistas, foi possível observar que, embora o estudo do Empreendedorismo seja indispensável para a formação de administradores, ainda se revela necessário promover maior credibilidade à alternativa de se desenvolver habilidades empreendedoras. Para tanto, é imprescindível propor métodos de aprendizagem com abordagens e práticas que se configuram além das tradicionais perspectivas adotadas no ensino de capacidades empreendedoras. Sugere-se, assim, ênfases sobre como os aprendizes percebem suas próprias competências e autoeficácia, bem como o que analisam das realizações de outros empreendedores. Infere-se tais proposições com base nas análises das respostas dos entrevistados que se apresentaram dispostos à ideia de empreenderem e aplicarem, num possível próprio negócio, os conhecimentos adquiridos na graduação (inclusive alguns cogitam se tornarem consultores na área de Gestão). Com isso, a realização desta pesquisa viabilizou levantar novos questionamentos sobre como melhor estimular futuros administradores a considerarem a proposta de projeções às carreiras empreendedoras.Faculdades Integradas Vianna Júnior2020-05-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/67010.31994/rvs.v11i1.670Revista Vianna Sapiens; v. 11 n. 1 (2020): v. 11 n. 1 (2020): Revista Vianna Sapiens - Janeiro a Junho de 2020; 252177-372610.31994/rvs.v11i1reponame:Vianna Sapiensinstname:Instituto Vianna Júnior (IVJ)instacron:IVJporhttps://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/670/348Copyright (c) 2020 Revista Vianna Sapienshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAzevedo Alvim Assis , Frederico Cabral Bedeschi, Ana ClaraOliveira de Faria, Hugo2023-09-13T18:23:59Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/670Revistawww.viannasapiens.com.brONGhttps://www.viannasapiens.com.br/revista/oai||rzacarias@vianna.edu.br2177 37262177 3726opendoar:2023-09-13T18:23:59Vianna Sapiens - Instituto Vianna Júnior (IVJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A alternativa de carreiras empreendedoras para um grupo de universitários de administração |
title |
A alternativa de carreiras empreendedoras para um grupo de universitários de administração |
spellingShingle |
A alternativa de carreiras empreendedoras para um grupo de universitários de administração Azevedo Alvim Assis , Frederico carreira empreendedora empreendedorismo; carreiras; ensino de empreendedorismo |
title_short |
A alternativa de carreiras empreendedoras para um grupo de universitários de administração |
title_full |
A alternativa de carreiras empreendedoras para um grupo de universitários de administração |
title_fullStr |
A alternativa de carreiras empreendedoras para um grupo de universitários de administração |
title_full_unstemmed |
A alternativa de carreiras empreendedoras para um grupo de universitários de administração |
title_sort |
A alternativa de carreiras empreendedoras para um grupo de universitários de administração |
author |
Azevedo Alvim Assis , Frederico |
author_facet |
Azevedo Alvim Assis , Frederico Cabral Bedeschi, Ana Clara Oliveira de Faria, Hugo |
author_role |
author |
author2 |
Cabral Bedeschi, Ana Clara Oliveira de Faria, Hugo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Azevedo Alvim Assis , Frederico Cabral Bedeschi, Ana Clara Oliveira de Faria, Hugo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
carreira empreendedora empreendedorismo; carreiras; ensino de empreendedorismo |
topic |
carreira empreendedora empreendedorismo; carreiras; ensino de empreendedorismo |
description |
A partir do ideal de que profissionais recém-formados nas áreas de Gestão possam se revelar aptos a criarem e lançarem novos negócios, gerando trabalho e renda, este estudo consistiu em explorar e conhecer opiniões de 30 estudantes universitários de Administração, matriculados em uma faculdade particular, em Juiz de Fora (MG). Por meio das análises de conteúdo do que relataram em entrevistas, foi possível observar que, embora o estudo do Empreendedorismo seja indispensável para a formação de administradores, ainda se revela necessário promover maior credibilidade à alternativa de se desenvolver habilidades empreendedoras. Para tanto, é imprescindível propor métodos de aprendizagem com abordagens e práticas que se configuram além das tradicionais perspectivas adotadas no ensino de capacidades empreendedoras. Sugere-se, assim, ênfases sobre como os aprendizes percebem suas próprias competências e autoeficácia, bem como o que analisam das realizações de outros empreendedores. Infere-se tais proposições com base nas análises das respostas dos entrevistados que se apresentaram dispostos à ideia de empreenderem e aplicarem, num possível próprio negócio, os conhecimentos adquiridos na graduação (inclusive alguns cogitam se tornarem consultores na área de Gestão). Com isso, a realização desta pesquisa viabilizou levantar novos questionamentos sobre como melhor estimular futuros administradores a considerarem a proposta de projeções às carreiras empreendedoras. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/670 10.31994/rvs.v11i1.670 |
url |
https://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/670 |
identifier_str_mv |
10.31994/rvs.v11i1.670 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/670/348 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Vianna Sapiens https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Vianna Sapiens https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdades Integradas Vianna Júnior |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdades Integradas Vianna Júnior |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Vianna Sapiens; v. 11 n. 1 (2020): v. 11 n. 1 (2020): Revista Vianna Sapiens - Janeiro a Junho de 2020; 25 2177-3726 10.31994/rvs.v11i1 reponame:Vianna Sapiens instname:Instituto Vianna Júnior (IVJ) instacron:IVJ |
instname_str |
Instituto Vianna Júnior (IVJ) |
instacron_str |
IVJ |
institution |
IVJ |
reponame_str |
Vianna Sapiens |
collection |
Vianna Sapiens |
repository.name.fl_str_mv |
Vianna Sapiens - Instituto Vianna Júnior (IVJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rzacarias@vianna.edu.br |
_version_ |
1798042480441032704 |