O livro didático e sua (sub) utilização: possibilidades em tempos de pandemia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
Texto Completo: | https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/186 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo apresentar discussões acerca do Livro Didático (LD) enquanto recurso didático, e como é utilizado pelos professores e alunos em suas atividades pedagógicas, de forma especial, durante a Pandemia da COVID 19. Integra as discussões do Trabalho de Conclusão de Curso que aborda a utilização do livro didático nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de cinco municípios localizados na Região da Encosta da Serra, Vale do Rio dos Sinos, Vale do Caí e Região das Hortênsias. O livro didático constitui-se como um dos recursos didáticos de apoio para a prática pedagógica mais utilizados na educação pública do Brasil (OLIVEIRA, 2014), e tem sua distribuição garantida pelo Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD). A partir dos dados coletados, é possível apontar que é utilizado como recurso pedagógico para o planejamento das aulas e como apoio aos alunos. Durante a pandemia, foi utilizado por 73% dos entrevistados, especialmente para apoio à leitura e atividades para os alunos, bem como um descanso do uso excessivo de recursos tecnológicos. |
id |
IVOTI-1_0251bea1f62134657a300d14b030ff50 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/186 |
network_acronym_str |
IVOTI-1 |
network_name_str |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O livro didático e sua (sub) utilização: possibilidades em tempos de pandemiaLivro didáticoRecurso didáticoPandemiaCovid-19O presente artigo tem como objetivo apresentar discussões acerca do Livro Didático (LD) enquanto recurso didático, e como é utilizado pelos professores e alunos em suas atividades pedagógicas, de forma especial, durante a Pandemia da COVID 19. Integra as discussões do Trabalho de Conclusão de Curso que aborda a utilização do livro didático nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de cinco municípios localizados na Região da Encosta da Serra, Vale do Rio dos Sinos, Vale do Caí e Região das Hortênsias. O livro didático constitui-se como um dos recursos didáticos de apoio para a prática pedagógica mais utilizados na educação pública do Brasil (OLIVEIRA, 2014), e tem sua distribuição garantida pelo Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD). A partir dos dados coletados, é possível apontar que é utilizado como recurso pedagógico para o planejamento das aulas e como apoio aos alunos. Durante a pandemia, foi utilizado por 73% dos entrevistados, especialmente para apoio à leitura e atividades para os alunos, bem como um descanso do uso excessivo de recursos tecnológicos.Faculdade Instituto Ivoti2020-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/18610.55602/rlic.v8i2.246Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 8 n. 2 (2020); 110-1162525-57542318-5252reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)instname:Instituto Ivotiinstacron:IVOTIporhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/186/194https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Jéssica VieiraKlein, Delci Heinle2024-06-06T20:51:51Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/186Revistahttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/PRIhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/oaiailim.schwambach@institutoivoti.com.br2525-57542318-5252opendoar:2024-06-06T20:51:51Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivotifalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O livro didático e sua (sub) utilização: possibilidades em tempos de pandemia |
title |
O livro didático e sua (sub) utilização: possibilidades em tempos de pandemia |
spellingShingle |
O livro didático e sua (sub) utilização: possibilidades em tempos de pandemia Martins, Jéssica Vieira Livro didático Recurso didático Pandemia Covid-19 |
title_short |
O livro didático e sua (sub) utilização: possibilidades em tempos de pandemia |
title_full |
O livro didático e sua (sub) utilização: possibilidades em tempos de pandemia |
title_fullStr |
O livro didático e sua (sub) utilização: possibilidades em tempos de pandemia |
title_full_unstemmed |
O livro didático e sua (sub) utilização: possibilidades em tempos de pandemia |
title_sort |
O livro didático e sua (sub) utilização: possibilidades em tempos de pandemia |
author |
Martins, Jéssica Vieira |
author_facet |
Martins, Jéssica Vieira Klein, Delci Heinle |
author_role |
author |
author2 |
Klein, Delci Heinle |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Jéssica Vieira Klein, Delci Heinle |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Livro didático Recurso didático Pandemia Covid-19 |
topic |
Livro didático Recurso didático Pandemia Covid-19 |
description |
O presente artigo tem como objetivo apresentar discussões acerca do Livro Didático (LD) enquanto recurso didático, e como é utilizado pelos professores e alunos em suas atividades pedagógicas, de forma especial, durante a Pandemia da COVID 19. Integra as discussões do Trabalho de Conclusão de Curso que aborda a utilização do livro didático nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de cinco municípios localizados na Região da Encosta da Serra, Vale do Rio dos Sinos, Vale do Caí e Região das Hortênsias. O livro didático constitui-se como um dos recursos didáticos de apoio para a prática pedagógica mais utilizados na educação pública do Brasil (OLIVEIRA, 2014), e tem sua distribuição garantida pelo Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD). A partir dos dados coletados, é possível apontar que é utilizado como recurso pedagógico para o planejamento das aulas e como apoio aos alunos. Durante a pandemia, foi utilizado por 73% dos entrevistados, especialmente para apoio à leitura e atividades para os alunos, bem como um descanso do uso excessivo de recursos tecnológicos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/186 10.55602/rlic.v8i2.246 |
url |
https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/186 |
identifier_str_mv |
10.55602/rlic.v8i2.246 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/186/194 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Instituto Ivoti |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Instituto Ivoti |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 8 n. 2 (2020); 110-116 2525-5754 2318-5252 reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) instname:Instituto Ivoti instacron:IVOTI |
instname_str |
Instituto Ivoti |
instacron_str |
IVOTI |
institution |
IVOTI |
reponame_str |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
collection |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivoti |
repository.mail.fl_str_mv |
ailim.schwambach@institutoivoti.com.br |
_version_ |
1806551359257837569 |