Cultivando sentimentos, cativando amigos: O Pequeno Príncipe no 4º ano do Ensino Fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
Texto Completo: | https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/193 |
Resumo: | Este artigo apresenta um relato sobre o desenvolvimento de um projeto com enfoque social executado em forma de docência compartilhada em uma turma de 4° ano do Ensino Fundamental. As atividades propostas, que tiveram, como referência, a obra O Pequeno Príncipe, de Antoine Saint-Exupéry, foram elaboradas após um diagnóstico que evidenciou que a organização da turma não favorecia a interação entre os estudantes e que a maioria das tarefas eram executadas individualmente. Diante dessa realidade, elaborou-se uma proposta que, além de mobilizar os conteúdos previstos para essa etapa, promovessem a construção do espírito colaborativo. Os resultados foram extremamente satisfatórios, o que vem a confirmar o posicionamento de que a escola deve promover momentos de interação aos estudantes, de modo que eles possam experienciar relações entre si e com o mundo. |
id |
IVOTI-1_05c1b9c3934e3e3e3fe827ec1b78245d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/193 |
network_acronym_str |
IVOTI-1 |
network_name_str |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Cultivando sentimentos, cativando amigos: O Pequeno Príncipe no 4º ano do Ensino FundamentalDocência compartilhadaO pequeno príncipeEducaçãoLiteraturaEste artigo apresenta um relato sobre o desenvolvimento de um projeto com enfoque social executado em forma de docência compartilhada em uma turma de 4° ano do Ensino Fundamental. As atividades propostas, que tiveram, como referência, a obra O Pequeno Príncipe, de Antoine Saint-Exupéry, foram elaboradas após um diagnóstico que evidenciou que a organização da turma não favorecia a interação entre os estudantes e que a maioria das tarefas eram executadas individualmente. Diante dessa realidade, elaborou-se uma proposta que, além de mobilizar os conteúdos previstos para essa etapa, promovessem a construção do espírito colaborativo. Os resultados foram extremamente satisfatórios, o que vem a confirmar o posicionamento de que a escola deve promover momentos de interação aos estudantes, de modo que eles possam experienciar relações entre si e com o mundo.Faculdade Instituto Ivoti2021-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/19310.55602/rlic.v9i1.248Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 9 n. 1 (2021); 63-722525-57542318-5252reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)instname:Instituto Ivotiinstacron:IVOTIporhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/193/201https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOdy, Camila de MelloGaelzer, Ana KarinaMügge, Ernani2024-06-06T20:51:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/193Revistahttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/PRIhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/oaiailim.schwambach@institutoivoti.com.br2525-57542318-5252opendoar:2024-06-06T20:51:54Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivotifalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cultivando sentimentos, cativando amigos: O Pequeno Príncipe no 4º ano do Ensino Fundamental |
title |
Cultivando sentimentos, cativando amigos: O Pequeno Príncipe no 4º ano do Ensino Fundamental |
spellingShingle |
Cultivando sentimentos, cativando amigos: O Pequeno Príncipe no 4º ano do Ensino Fundamental Ody, Camila de Mello Docência compartilhada O pequeno príncipe Educação Literatura |
title_short |
Cultivando sentimentos, cativando amigos: O Pequeno Príncipe no 4º ano do Ensino Fundamental |
title_full |
Cultivando sentimentos, cativando amigos: O Pequeno Príncipe no 4º ano do Ensino Fundamental |
title_fullStr |
Cultivando sentimentos, cativando amigos: O Pequeno Príncipe no 4º ano do Ensino Fundamental |
title_full_unstemmed |
Cultivando sentimentos, cativando amigos: O Pequeno Príncipe no 4º ano do Ensino Fundamental |
title_sort |
Cultivando sentimentos, cativando amigos: O Pequeno Príncipe no 4º ano do Ensino Fundamental |
author |
Ody, Camila de Mello |
author_facet |
Ody, Camila de Mello Gaelzer, Ana Karina Mügge, Ernani |
author_role |
author |
author2 |
Gaelzer, Ana Karina Mügge, Ernani |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ody, Camila de Mello Gaelzer, Ana Karina Mügge, Ernani |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Docência compartilhada O pequeno príncipe Educação Literatura |
topic |
Docência compartilhada O pequeno príncipe Educação Literatura |
description |
Este artigo apresenta um relato sobre o desenvolvimento de um projeto com enfoque social executado em forma de docência compartilhada em uma turma de 4° ano do Ensino Fundamental. As atividades propostas, que tiveram, como referência, a obra O Pequeno Príncipe, de Antoine Saint-Exupéry, foram elaboradas após um diagnóstico que evidenciou que a organização da turma não favorecia a interação entre os estudantes e que a maioria das tarefas eram executadas individualmente. Diante dessa realidade, elaborou-se uma proposta que, além de mobilizar os conteúdos previstos para essa etapa, promovessem a construção do espírito colaborativo. Os resultados foram extremamente satisfatórios, o que vem a confirmar o posicionamento de que a escola deve promover momentos de interação aos estudantes, de modo que eles possam experienciar relações entre si e com o mundo. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/193 10.55602/rlic.v9i1.248 |
url |
https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/193 |
identifier_str_mv |
10.55602/rlic.v9i1.248 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/193/201 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Instituto Ivoti |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Instituto Ivoti |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 9 n. 1 (2021); 63-72 2525-5754 2318-5252 reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) instname:Instituto Ivoti instacron:IVOTI |
instname_str |
Instituto Ivoti |
instacron_str |
IVOTI |
institution |
IVOTI |
reponame_str |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
collection |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivoti |
repository.mail.fl_str_mv |
ailim.schwambach@institutoivoti.com.br |
_version_ |
1806551359268323328 |