Cultivando sentimentos, cativando amigos: O Pequeno Príncipe no 4º ano do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ody, Camila de Mello
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Gaelzer, Ana Karina, Mügge, Ernani
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
Texto Completo: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/193
Resumo: Este artigo apresenta um relato sobre o desenvolvimento de um projeto com enfoque social executado em forma de docência compartilhada em uma turma de 4° ano do Ensino Fundamental. As atividades propostas, que tiveram, como referência, a obra O Pequeno Príncipe, de Antoine Saint-Exupéry, foram elaboradas após um diagnóstico que evidenciou que a organização da turma não favorecia a interação entre os estudantes e que a maioria das tarefas eram executadas individualmente. Diante dessa realidade, elaborou-se uma proposta que, além de mobilizar os conteúdos previstos para essa etapa, promovessem a construção do espírito colaborativo. Os resultados foram extremamente satisfatórios, o que vem a confirmar o posicionamento de que a escola deve promover momentos de interação aos estudantes, de modo que eles possam experienciar relações entre si e com o mundo.
id IVOTI-1_05c1b9c3934e3e3e3fe827ec1b78245d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/193
network_acronym_str IVOTI-1
network_name_str Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
repository_id_str
spelling Cultivando sentimentos, cativando amigos: O Pequeno Príncipe no 4º ano do Ensino FundamentalDocência compartilhadaO pequeno príncipeEducaçãoLiteraturaEste artigo apresenta um relato sobre o desenvolvimento de um projeto com enfoque social executado em forma de docência compartilhada em uma turma de 4° ano do Ensino Fundamental. As atividades propostas, que tiveram, como referência, a obra O Pequeno Príncipe, de Antoine Saint-Exupéry, foram elaboradas após um diagnóstico que evidenciou que a organização da turma não favorecia a interação entre os estudantes e que a maioria das tarefas eram executadas individualmente. Diante dessa realidade, elaborou-se uma proposta que, além de mobilizar os conteúdos previstos para essa etapa, promovessem a construção do espírito colaborativo. Os resultados foram extremamente satisfatórios, o que vem a confirmar o posicionamento de que a escola deve promover momentos de interação aos estudantes, de modo que eles possam experienciar relações entre si e com o mundo.Faculdade Instituto Ivoti2021-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/19310.55602/rlic.v9i1.248Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 9 n. 1 (2021); 63-722525-57542318-5252reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)instname:Instituto Ivotiinstacron:IVOTIporhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/193/201https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOdy, Camila de MelloGaelzer, Ana KarinaMügge, Ernani2024-06-06T20:51:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/193Revistahttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/PRIhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/oaiailim.schwambach@institutoivoti.com.br2525-57542318-5252opendoar:2024-06-06T20:51:54Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivotifalse
dc.title.none.fl_str_mv Cultivando sentimentos, cativando amigos: O Pequeno Príncipe no 4º ano do Ensino Fundamental
title Cultivando sentimentos, cativando amigos: O Pequeno Príncipe no 4º ano do Ensino Fundamental
spellingShingle Cultivando sentimentos, cativando amigos: O Pequeno Príncipe no 4º ano do Ensino Fundamental
Ody, Camila de Mello
Docência compartilhada
O pequeno príncipe
Educação
Literatura
title_short Cultivando sentimentos, cativando amigos: O Pequeno Príncipe no 4º ano do Ensino Fundamental
title_full Cultivando sentimentos, cativando amigos: O Pequeno Príncipe no 4º ano do Ensino Fundamental
title_fullStr Cultivando sentimentos, cativando amigos: O Pequeno Príncipe no 4º ano do Ensino Fundamental
title_full_unstemmed Cultivando sentimentos, cativando amigos: O Pequeno Príncipe no 4º ano do Ensino Fundamental
title_sort Cultivando sentimentos, cativando amigos: O Pequeno Príncipe no 4º ano do Ensino Fundamental
author Ody, Camila de Mello
author_facet Ody, Camila de Mello
Gaelzer, Ana Karina
Mügge, Ernani
author_role author
author2 Gaelzer, Ana Karina
Mügge, Ernani
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ody, Camila de Mello
Gaelzer, Ana Karina
Mügge, Ernani
dc.subject.por.fl_str_mv Docência compartilhada
O pequeno príncipe
Educação
Literatura
topic Docência compartilhada
O pequeno príncipe
Educação
Literatura
description Este artigo apresenta um relato sobre o desenvolvimento de um projeto com enfoque social executado em forma de docência compartilhada em uma turma de 4° ano do Ensino Fundamental. As atividades propostas, que tiveram, como referência, a obra O Pequeno Príncipe, de Antoine Saint-Exupéry, foram elaboradas após um diagnóstico que evidenciou que a organização da turma não favorecia a interação entre os estudantes e que a maioria das tarefas eram executadas individualmente. Diante dessa realidade, elaborou-se uma proposta que, além de mobilizar os conteúdos previstos para essa etapa, promovessem a construção do espírito colaborativo. Os resultados foram extremamente satisfatórios, o que vem a confirmar o posicionamento de que a escola deve promover momentos de interação aos estudantes, de modo que eles possam experienciar relações entre si e com o mundo.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/193
10.55602/rlic.v9i1.248
url https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/193
identifier_str_mv 10.55602/rlic.v9i1.248
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/193/201
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Instituto Ivoti
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Instituto Ivoti
dc.source.none.fl_str_mv Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 9 n. 1 (2021); 63-72
2525-5754
2318-5252
reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
instname:Instituto Ivoti
instacron:IVOTI
instname_str Instituto Ivoti
instacron_str IVOTI
institution IVOTI
reponame_str Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
collection Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivoti
repository.mail.fl_str_mv ailim.schwambach@institutoivoti.com.br
_version_ 1806551359268323328