Das cartas à sala de aula: Elô torna-se professora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nörnberg, Nara Eunice
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
Texto Completo: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/102
Resumo: Este trabalho apresenta reflexões sobre as dimensões pedagógicas, políticas e epistemológicas que permeiam a formação de professores leigos através da análise da narrativa de Elô. Para a coleta e análise dos dados fiz uso da Rede de Significações, que propõe a integração dinâmica de elementos diversos, em uma perspectiva evolutiva e histórica. Os achados revelam a influência do capital social na escolha de quem pode vir a ser professor. E que narrar o que se faz com e pelo humano resgata a nossa própria humanidade, provocando-nos a pensar a educação a partir da experiência e do sentido que é constituidor e constituinte do estar/ser professor.
id IVOTI-1_1001103692442b17530cf487bd1ec533
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/102
network_acronym_str IVOTI-1
network_name_str Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
repository_id_str
spelling Das cartas à sala de aula: Elô torna-se professoraFormação de professoresHistória oralRede de significaçõesEducaçãoHistóriaEste trabalho apresenta reflexões sobre as dimensões pedagógicas, políticas e epistemológicas que permeiam a formação de professores leigos através da análise da narrativa de Elô. Para a coleta e análise dos dados fiz uso da Rede de Significações, que propõe a integração dinâmica de elementos diversos, em uma perspectiva evolutiva e histórica. Os achados revelam a influência do capital social na escolha de quem pode vir a ser professor. E que narrar o que se faz com e pelo humano resgata a nossa própria humanidade, provocando-nos a pensar a educação a partir da experiência e do sentido que é constituidor e constituinte do estar/ser professor.Faculdade Instituto Ivoti2016-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/10210.55602/rlic.v4i2.116Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 4 n. 2 (2016); 9-152525-57542318-5252reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)instname:Instituto Ivotiinstacron:IVOTIporhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/102/103https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNörnberg, Nara Eunice2022-08-26T01:11:37Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/102Revistahttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/PRIhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/oaiailim.schwambach@institutoivoti.com.br2525-57542318-5252opendoar:2022-08-26T01:11:37Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivotifalse
dc.title.none.fl_str_mv Das cartas à sala de aula: Elô torna-se professora
title Das cartas à sala de aula: Elô torna-se professora
spellingShingle Das cartas à sala de aula: Elô torna-se professora
Nörnberg, Nara Eunice
Formação de professores
História oral
Rede de significações
Educação
História
title_short Das cartas à sala de aula: Elô torna-se professora
title_full Das cartas à sala de aula: Elô torna-se professora
title_fullStr Das cartas à sala de aula: Elô torna-se professora
title_full_unstemmed Das cartas à sala de aula: Elô torna-se professora
title_sort Das cartas à sala de aula: Elô torna-se professora
author Nörnberg, Nara Eunice
author_facet Nörnberg, Nara Eunice
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nörnberg, Nara Eunice
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
História oral
Rede de significações
Educação
História
topic Formação de professores
História oral
Rede de significações
Educação
História
description Este trabalho apresenta reflexões sobre as dimensões pedagógicas, políticas e epistemológicas que permeiam a formação de professores leigos através da análise da narrativa de Elô. Para a coleta e análise dos dados fiz uso da Rede de Significações, que propõe a integração dinâmica de elementos diversos, em uma perspectiva evolutiva e histórica. Os achados revelam a influência do capital social na escolha de quem pode vir a ser professor. E que narrar o que se faz com e pelo humano resgata a nossa própria humanidade, provocando-nos a pensar a educação a partir da experiência e do sentido que é constituidor e constituinte do estar/ser professor.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/102
10.55602/rlic.v4i2.116
url https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/102
identifier_str_mv 10.55602/rlic.v4i2.116
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/102/103
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Instituto Ivoti
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Instituto Ivoti
dc.source.none.fl_str_mv Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 4 n. 2 (2016); 9-15
2525-5754
2318-5252
reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
instname:Instituto Ivoti
instacron:IVOTI
instname_str Instituto Ivoti
instacron_str IVOTI
institution IVOTI
reponame_str Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
collection Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivoti
repository.mail.fl_str_mv ailim.schwambach@institutoivoti.com.br
_version_ 1806551359148785664