Das cartas à sala de aula: Elô torna-se professora
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
Texto Completo: | https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/102 |
Resumo: | Este trabalho apresenta reflexões sobre as dimensões pedagógicas, políticas e epistemológicas que permeiam a formação de professores leigos através da análise da narrativa de Elô. Para a coleta e análise dos dados fiz uso da Rede de Significações, que propõe a integração dinâmica de elementos diversos, em uma perspectiva evolutiva e histórica. Os achados revelam a influência do capital social na escolha de quem pode vir a ser professor. E que narrar o que se faz com e pelo humano resgata a nossa própria humanidade, provocando-nos a pensar a educação a partir da experiência e do sentido que é constituidor e constituinte do estar/ser professor. |
id |
IVOTI-1_1001103692442b17530cf487bd1ec533 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/102 |
network_acronym_str |
IVOTI-1 |
network_name_str |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Das cartas à sala de aula: Elô torna-se professoraFormação de professoresHistória oralRede de significaçõesEducaçãoHistóriaEste trabalho apresenta reflexões sobre as dimensões pedagógicas, políticas e epistemológicas que permeiam a formação de professores leigos através da análise da narrativa de Elô. Para a coleta e análise dos dados fiz uso da Rede de Significações, que propõe a integração dinâmica de elementos diversos, em uma perspectiva evolutiva e histórica. Os achados revelam a influência do capital social na escolha de quem pode vir a ser professor. E que narrar o que se faz com e pelo humano resgata a nossa própria humanidade, provocando-nos a pensar a educação a partir da experiência e do sentido que é constituidor e constituinte do estar/ser professor.Faculdade Instituto Ivoti2016-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/10210.55602/rlic.v4i2.116Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 4 n. 2 (2016); 9-152525-57542318-5252reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)instname:Instituto Ivotiinstacron:IVOTIporhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/102/103https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNörnberg, Nara Eunice2022-08-26T01:11:37Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/102Revistahttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/PRIhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/oaiailim.schwambach@institutoivoti.com.br2525-57542318-5252opendoar:2022-08-26T01:11:37Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivotifalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Das cartas à sala de aula: Elô torna-se professora |
title |
Das cartas à sala de aula: Elô torna-se professora |
spellingShingle |
Das cartas à sala de aula: Elô torna-se professora Nörnberg, Nara Eunice Formação de professores História oral Rede de significações Educação História |
title_short |
Das cartas à sala de aula: Elô torna-se professora |
title_full |
Das cartas à sala de aula: Elô torna-se professora |
title_fullStr |
Das cartas à sala de aula: Elô torna-se professora |
title_full_unstemmed |
Das cartas à sala de aula: Elô torna-se professora |
title_sort |
Das cartas à sala de aula: Elô torna-se professora |
author |
Nörnberg, Nara Eunice |
author_facet |
Nörnberg, Nara Eunice |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nörnberg, Nara Eunice |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores História oral Rede de significações Educação História |
topic |
Formação de professores História oral Rede de significações Educação História |
description |
Este trabalho apresenta reflexões sobre as dimensões pedagógicas, políticas e epistemológicas que permeiam a formação de professores leigos através da análise da narrativa de Elô. Para a coleta e análise dos dados fiz uso da Rede de Significações, que propõe a integração dinâmica de elementos diversos, em uma perspectiva evolutiva e histórica. Os achados revelam a influência do capital social na escolha de quem pode vir a ser professor. E que narrar o que se faz com e pelo humano resgata a nossa própria humanidade, provocando-nos a pensar a educação a partir da experiência e do sentido que é constituidor e constituinte do estar/ser professor. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/102 10.55602/rlic.v4i2.116 |
url |
https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/102 |
identifier_str_mv |
10.55602/rlic.v4i2.116 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/102/103 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Instituto Ivoti |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Instituto Ivoti |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 4 n. 2 (2016); 9-15 2525-5754 2318-5252 reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) instname:Instituto Ivoti instacron:IVOTI |
instname_str |
Instituto Ivoti |
instacron_str |
IVOTI |
institution |
IVOTI |
reponame_str |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
collection |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivoti |
repository.mail.fl_str_mv |
ailim.schwambach@institutoivoti.com.br |
_version_ |
1806551359148785664 |