O processo da escolarização do Ensino Religioso confessional no sistema público estadual do Rio de Janeiro: contrapontos da Lei 3.459/00 à realidade escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
Texto Completo: | https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/87 |
Resumo: | No trabalho em tela, discutimos as políticas educacionais para o Ensino Religioso (ER) na rede pública do estado do Rio de Janeiro, regidas pela Lei 3.459/00, que determina o caráter confessional para a disciplina. Metodologicamente, realizamos o diálogo entre a regulação e a participação dos sujeitos que compuseram a pesquisa por meio de entrevista e observação direta. Daí emergiu a categoria de análise: organização das turmas e inscrição dos discentes. O que nos permitiu evidenciar a elaboração teórica de uma “engenharia social” no processo de escolarização para legitimar o “monopólio religioso” das denominações religiosas cristãs, levadas a efeito sob a forma “estrutura de plausibilidade”. |
id |
IVOTI-1_118f69649051e05e57e914662e42882c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/87 |
network_acronym_str |
IVOTI-1 |
network_name_str |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O processo da escolarização do Ensino Religioso confessional no sistema público estadual do Rio de Janeiro: contrapontos da Lei 3.459/00 à realidade escolarPolítica educacionalEnsino religiosoEducaçãoEscolarizaçãoNo trabalho em tela, discutimos as políticas educacionais para o Ensino Religioso (ER) na rede pública do estado do Rio de Janeiro, regidas pela Lei 3.459/00, que determina o caráter confessional para a disciplina. Metodologicamente, realizamos o diálogo entre a regulação e a participação dos sujeitos que compuseram a pesquisa por meio de entrevista e observação direta. Daí emergiu a categoria de análise: organização das turmas e inscrição dos discentes. O que nos permitiu evidenciar a elaboração teórica de uma “engenharia social” no processo de escolarização para legitimar o “monopólio religioso” das denominações religiosas cristãs, levadas a efeito sob a forma “estrutura de plausibilidade”.Faculdade Instituto Ivoti2016-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/8710.55602/rlic.v4i1.96Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 4 n. 1 (2016); 23-322525-57542318-5252reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)instname:Instituto Ivotiinstacron:IVOTIporhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/87/89https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVargas, Evandro Francisco MarquesPinho, Leandro Garcia2024-06-06T20:50:58Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/87Revistahttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/PRIhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/oaiailim.schwambach@institutoivoti.com.br2525-57542318-5252opendoar:2024-06-06T20:50:58Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivotifalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O processo da escolarização do Ensino Religioso confessional no sistema público estadual do Rio de Janeiro: contrapontos da Lei 3.459/00 à realidade escolar |
title |
O processo da escolarização do Ensino Religioso confessional no sistema público estadual do Rio de Janeiro: contrapontos da Lei 3.459/00 à realidade escolar |
spellingShingle |
O processo da escolarização do Ensino Religioso confessional no sistema público estadual do Rio de Janeiro: contrapontos da Lei 3.459/00 à realidade escolar Vargas, Evandro Francisco Marques Política educacional Ensino religioso Educação Escolarização |
title_short |
O processo da escolarização do Ensino Religioso confessional no sistema público estadual do Rio de Janeiro: contrapontos da Lei 3.459/00 à realidade escolar |
title_full |
O processo da escolarização do Ensino Religioso confessional no sistema público estadual do Rio de Janeiro: contrapontos da Lei 3.459/00 à realidade escolar |
title_fullStr |
O processo da escolarização do Ensino Religioso confessional no sistema público estadual do Rio de Janeiro: contrapontos da Lei 3.459/00 à realidade escolar |
title_full_unstemmed |
O processo da escolarização do Ensino Religioso confessional no sistema público estadual do Rio de Janeiro: contrapontos da Lei 3.459/00 à realidade escolar |
title_sort |
O processo da escolarização do Ensino Religioso confessional no sistema público estadual do Rio de Janeiro: contrapontos da Lei 3.459/00 à realidade escolar |
author |
Vargas, Evandro Francisco Marques |
author_facet |
Vargas, Evandro Francisco Marques Pinho, Leandro Garcia |
author_role |
author |
author2 |
Pinho, Leandro Garcia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vargas, Evandro Francisco Marques Pinho, Leandro Garcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Política educacional Ensino religioso Educação Escolarização |
topic |
Política educacional Ensino religioso Educação Escolarização |
description |
No trabalho em tela, discutimos as políticas educacionais para o Ensino Religioso (ER) na rede pública do estado do Rio de Janeiro, regidas pela Lei 3.459/00, que determina o caráter confessional para a disciplina. Metodologicamente, realizamos o diálogo entre a regulação e a participação dos sujeitos que compuseram a pesquisa por meio de entrevista e observação direta. Daí emergiu a categoria de análise: organização das turmas e inscrição dos discentes. O que nos permitiu evidenciar a elaboração teórica de uma “engenharia social” no processo de escolarização para legitimar o “monopólio religioso” das denominações religiosas cristãs, levadas a efeito sob a forma “estrutura de plausibilidade”. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-05-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/87 10.55602/rlic.v4i1.96 |
url |
https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/87 |
identifier_str_mv |
10.55602/rlic.v4i1.96 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/87/89 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Instituto Ivoti |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Instituto Ivoti |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 4 n. 1 (2016); 23-32 2525-5754 2318-5252 reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) instname:Instituto Ivoti instacron:IVOTI |
instname_str |
Instituto Ivoti |
instacron_str |
IVOTI |
institution |
IVOTI |
reponame_str |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
collection |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivoti |
repository.mail.fl_str_mv |
ailim.schwambach@institutoivoti.com.br |
_version_ |
1806551358865670144 |