Falhas de argumentação: você acha ou tem certeza?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
Texto Completo: | https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/173 |
Resumo: | O desenvolvimento da vida social implicou diretamente na expansão do uso das formas verbais de comunicação e por isso, foi necessário compreender o próprio funcionamento e alcance da linguagem. Diversos teóricos determinam a linguagem como elemento de constituição dos sentidos e da realidade, não apenas como instrumento de nomeação. Dissuadir ou persuadir através do arranjo dos diversos recursos oferecidos pela língua é, numa formulação simples, a marca fundamental da capacidade argumentativa dos seres humanos. Para evidenciar esses efeitos pragmáticos da linguagem, o artigo em questão busca analisar as falhas de argumentação presentes na construção de argumentos dos estudantes de Letras do Instituto Ivoti. Durante dez semanas foram apresentados textos de diferentes gêneros e temáticas. Cada texto possuía uma pergunta norteadora que era analisada e dialogada através da prática do letramento argumentativo. Apesar da progressão e melhora dos argumentos apresentados durante esses momentos de reflexão, diversos defeitos de argumentação podem ser mencionados, uma vez que os mesmos estão fortemente interligados à questões culturais, bem como, linguísticas dos falantes. A presença constante do verbo “achar” com o significado de acreditar foi notoriamente perceptível nas afirmações feitas, apesar dos falantes conhecerem sinônimos apropriados. Ademais, a redundância e a ambiguidade permearam os letramentos argumentativos, pois demonstramos dificuldade em compreender as colocações dos demais integrantes. |
id |
IVOTI-1_135f72f7a1a968ad9f1c6458923ddaf1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/173 |
network_acronym_str |
IVOTI-1 |
network_name_str |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Falhas de argumentação: você acha ou tem certeza?LetrasLinguagemOrganização discursivaEducaçãoO desenvolvimento da vida social implicou diretamente na expansão do uso das formas verbais de comunicação e por isso, foi necessário compreender o próprio funcionamento e alcance da linguagem. Diversos teóricos determinam a linguagem como elemento de constituição dos sentidos e da realidade, não apenas como instrumento de nomeação. Dissuadir ou persuadir através do arranjo dos diversos recursos oferecidos pela língua é, numa formulação simples, a marca fundamental da capacidade argumentativa dos seres humanos. Para evidenciar esses efeitos pragmáticos da linguagem, o artigo em questão busca analisar as falhas de argumentação presentes na construção de argumentos dos estudantes de Letras do Instituto Ivoti. Durante dez semanas foram apresentados textos de diferentes gêneros e temáticas. Cada texto possuía uma pergunta norteadora que era analisada e dialogada através da prática do letramento argumentativo. Apesar da progressão e melhora dos argumentos apresentados durante esses momentos de reflexão, diversos defeitos de argumentação podem ser mencionados, uma vez que os mesmos estão fortemente interligados à questões culturais, bem como, linguísticas dos falantes. A presença constante do verbo “achar” com o significado de acreditar foi notoriamente perceptível nas afirmações feitas, apesar dos falantes conhecerem sinônimos apropriados. Ademais, a redundância e a ambiguidade permearam os letramentos argumentativos, pois demonstramos dificuldade em compreender as colocações dos demais integrantes.Faculdade Instituto Ivoti2020-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/17310.55602/rlic.v8i1.217Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 8 n. 1 (2020); 94-1012525-57542318-5252reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)instname:Instituto Ivotiinstacron:IVOTIporhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/173/181https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessHeck, Rafaéli Luíze EngeroffGoldmeyer, Marguit Carmen2022-08-26T01:07:09Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/173Revistahttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/PRIhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/oaiailim.schwambach@institutoivoti.com.br2525-57542318-5252opendoar:2022-08-26T01:07:09Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivotifalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Falhas de argumentação: você acha ou tem certeza? |
title |
Falhas de argumentação: você acha ou tem certeza? |
spellingShingle |
Falhas de argumentação: você acha ou tem certeza? Heck, Rafaéli Luíze Engeroff Letras Linguagem Organização discursiva Educação |
title_short |
Falhas de argumentação: você acha ou tem certeza? |
title_full |
Falhas de argumentação: você acha ou tem certeza? |
title_fullStr |
Falhas de argumentação: você acha ou tem certeza? |
title_full_unstemmed |
Falhas de argumentação: você acha ou tem certeza? |
title_sort |
Falhas de argumentação: você acha ou tem certeza? |
author |
Heck, Rafaéli Luíze Engeroff |
author_facet |
Heck, Rafaéli Luíze Engeroff Goldmeyer, Marguit Carmen |
author_role |
author |
author2 |
Goldmeyer, Marguit Carmen |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Heck, Rafaéli Luíze Engeroff Goldmeyer, Marguit Carmen |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letras Linguagem Organização discursiva Educação |
topic |
Letras Linguagem Organização discursiva Educação |
description |
O desenvolvimento da vida social implicou diretamente na expansão do uso das formas verbais de comunicação e por isso, foi necessário compreender o próprio funcionamento e alcance da linguagem. Diversos teóricos determinam a linguagem como elemento de constituição dos sentidos e da realidade, não apenas como instrumento de nomeação. Dissuadir ou persuadir através do arranjo dos diversos recursos oferecidos pela língua é, numa formulação simples, a marca fundamental da capacidade argumentativa dos seres humanos. Para evidenciar esses efeitos pragmáticos da linguagem, o artigo em questão busca analisar as falhas de argumentação presentes na construção de argumentos dos estudantes de Letras do Instituto Ivoti. Durante dez semanas foram apresentados textos de diferentes gêneros e temáticas. Cada texto possuía uma pergunta norteadora que era analisada e dialogada através da prática do letramento argumentativo. Apesar da progressão e melhora dos argumentos apresentados durante esses momentos de reflexão, diversos defeitos de argumentação podem ser mencionados, uma vez que os mesmos estão fortemente interligados à questões culturais, bem como, linguísticas dos falantes. A presença constante do verbo “achar” com o significado de acreditar foi notoriamente perceptível nas afirmações feitas, apesar dos falantes conhecerem sinônimos apropriados. Ademais, a redundância e a ambiguidade permearam os letramentos argumentativos, pois demonstramos dificuldade em compreender as colocações dos demais integrantes. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/173 10.55602/rlic.v8i1.217 |
url |
https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/173 |
identifier_str_mv |
10.55602/rlic.v8i1.217 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/173/181 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Instituto Ivoti |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Instituto Ivoti |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 8 n. 1 (2020); 94-101 2525-5754 2318-5252 reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) instname:Instituto Ivoti instacron:IVOTI |
instname_str |
Instituto Ivoti |
instacron_str |
IVOTI |
institution |
IVOTI |
reponame_str |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
collection |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivoti |
repository.mail.fl_str_mv |
ailim.schwambach@institutoivoti.com.br |
_version_ |
1806551359238963200 |